Encerramento de cursos são “suposições”, diz Joaquim Mourato

alunos-universidadeMais de 30 cursos de Ensino Superior podem encerrar no próximo ano letivo, segundo o “Diário Económico”.

O presidente do Instituto Politécnico de Portalegre e do Conselho Coordenador dos Politécnicos, Joaquim Mourato, desvaloriza o eventual encerramento, lembrando que “o despacho sobre as vagas e os cursos para funcionarem no próximo ano letivo ainda não é conhecido, portanto estas são suposições”.

Joaquim Mourato garante ainda: “mesmo com as regras deste ano, temos um conjunto de cursos que se enquadram nos regimes das excepção, ou seja, temos cursos que pelo facto, eu falo por exemplo dos cursos da Escola Superior Agrária de Elvas, o curso de Equinicultura não está em risco de fechar, de modo algum, mas se estiver o número abaixo do mínimo que é autorizado para o seu funcionamento, ainda assim, poderia sempre funcionar porque é uma oferta formativa única no país. Isto é uma das excepções, é ser uma oferta única, por isso, dentro daqueles 34 cursos que se falou na imprensa, que poderiam encerrar no próximo ano letivo também não é linear que isso venha a acontecer”.

“Não há novidade, todos os anos encerram alguns cursos e abrem outros, e portanto isso é o normal, em cada ano letivo a oferta formativa vai-se ajustando à procura e às necessidades do país e das regiões, mas devo dizer que em relação ao Politécnico de Portalegre, alguns cursos se enquadram nalguns regimes excepcionais, e portanto não esta nada em risco em termos de funcionamento do próximo ano letivo”, assegura Joaquim Mourato.

De acordo com o “Diário Económico” os 34 cursos que podem não abrir já no próximo ano letivo, são as licenciaturas e os mestrados que, nos últimos dois anos, tiveram menos de dez alunos.