Notícia do dia das mentiras da Rádio Campo Maior

IRSINTERNETPara os mais distraídos, estamos a 1 de abril, Dia das Mentiras.

A notícia de abertura dos noticiários de hoje, acerca da entrega obrigatória das declarações de IRS em 2016, é falsa.

É verdade que o prazo de entrega de declarações de IRS, em papel, terminou ontem para trabalhadores dependentes e pensionistas, sendo que pela Internet pode ser feita até ao final deste mês.

Já no próximo ano, ainda que se possam registar algumas alterações, nada indica para que a entrega do IRS passe a ser exclusivamente feita através da Internet, nem tão pouco vão existir quaisquer cursos de formação, no sentido de fornecer aos contribuintes as ferramentas necessários para o efeito.

Esta foi a notícia da Rádio Campo Maior no dia das Mentiras.

Reguengos de Monsaraz vai ter um Espaço do Cidadão

Balco_Unico_ReguengosO Município de Reguengos de Monsaraz vai assinar um protocolo com a Agência para a Modernização Administrativa para a instalação no concelho dos Espaços do Cidadão.

Os Espaços do Cidadão são balcões multisserviços onde o cidadão poderá tratar localmente, através de um atendimento digital assistido, um conjunto de serviços da competência de várias entidades da administração central.

O Espaço do Cidadão de Reguengos de Monsaraz está previsto abrir ao público neste primeiro semestre do ano e vai funcionar nas instalações do Balcão Único Municipal. A autarquia considera a possibilidade de no futuro disponibilizar este serviço nas restantes freguesias do concelho, no âmbito das políticas de modernização administrativa e de aproximação da administração aos cidadãos que tem vindo a implementar.

Este Espaço do Cidadão vai criar condições para que munícipes, investidores e todos aqueles que trabalham ou prestam a sua atividade no concelho possam, com comodidade, poupança de tempo e de custos, tratar de vários assuntos que ainda não podem ser resolvidos em Reguengos de Monsaraz. Assim, o balcão terá, por exemplo, serviços da competência da Autoridade para as Condições de Trabalho, da ADSE, da Inspeção Geral das Atividades Culturais, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e do Instituto da Mobilidade e dos Transportes.

Os munícipes poderão resolver assuntos como o registo de contrato de trabalho, submissão de candidaturas ao programa Porta 65, alteração de morada, revalidação e pedidos de substituição ou de segundas vias de carta de condução, mas também aceder ao portal do utente do Ministério da Saúde para marcação de consultas médicas, inscrição ou transferência de centro de saúde, apresentação de pedidos de isenção de taxas moderadoras, entre outros.

A lista de serviços no Espaço do Cidadão será dinâmica e pretende-se disponibilizar localmente mais serviços que correspondam às necessidades reais da população. Os serviços que a administração central já presta no concelho continuarão a estar disponíveis nos locais habituais para que assim não exista concorrência entre prestadores de serviços.

 

Semana Santa de Badajoz conta esta noite com duas procissões

Procissao1Abril2015A confraria do Santísimo Cristo del Descendimiento, María Santísima de la Piedad y Nuestra Señora de la Esperanza organiza esta quarta-feira, dia 1, uma procissão, que tem início às 20.30 horas na Paroquia de San Adrés Apóstol.

Com partida da praça de Cervantes, segue para a rua López Prudencio, praça de Espanha, rua Obispo San Juan de Ribera, rua Hernán Cortes, rua Francisco Pizarro, praça de la Soledad, rua Arias Montano, rua Bravo Murillo, rua Arco-Agüero, rua López Prudencio e termina na praça de Cervantes.

A procissão segue para as ruas pelas 21.45 horas e termina por volta da 1.30 horas. A banda de Cornetas y Tambores del Santísimo Cristo de la Columna de Daimiel (Ciudade Real) acompanha a procissão com o Paso de Cristo e Associación Banda de Música de Azuaga.

Também esta quarta-feira a pontífice irmandade e confraria de Penitencia del Dulce Nombre de Jesús, Nuestro Padre Jesús Nazareno del Amparo, Santísimo Cristo de la Fe, Nuestra Señora de la Piedad y María Santísima del Mayor Dolor organizam uma outra procissão, pela mesma hora, as 20.30, na Paroquia de Santo Domingo.

A praça de Santo Domingo é o ponto de partida, seguindo-se para a rua Santo Domingo, praça de Santa Ana, rua Duque de San Gérman, praça de la Soledad (pelas 22 horas), rua Francisco Pizarro, rua Vicente Barrantes, praça de Espanha, rua Obispo San Juan de Ribera, rua Hernán Cortés, rua de Gabriel, rua Santo Domingo e termina na praça de Santo Domingo. A procissão tem início oficial pelas 22.30 horas, este ano com novidades: o Estandarte a Ntra. Sra. De la Piedad vai acompanhar o paso, realizado pelas Camareras de la Hdad.

A Banda de CCyTT Resucitado Badajoz y Banda de Música Guzmán Ricis de Barcarrota acompanha esta procissão ao longo de todo o percurso.

MadeIN no “À Conversa Com”

DanielDePaula_FernandoArce_MadeInOs MadeIn encontram-se a disputar o concurso de bandas de garagem “EDP Live Bands”, com um tema original. Para alcançar o sonho de poder vir a atuar nos festivais NOS Alive e BBK Live, em Bilbao, a banda elvense precisa de votos.

Daniel de Paula e Fernando Arce (na foto), dois dos elementos dos MadeIN, apresentam a banda e este concurso em que participam, na edição de hoje do “À Conversa Com”: “Os MadeIN já existem há quatro, cinco anos, decidimos fazer os nossos originais há relativamente pouco tempo e decidimos inscrevermo-nos no EDP Live Bands”.

“Take One” é o tema com que os MadeIN se apresentam a votação. Este será também o single de lançamento da banda, que prepara já o seu primeiro EP. A música está disponível para votação em http://aenergiaquenosune.edp.pt/detalhe/madein/, até ao dia 9 de abril.

Os MadeIN têm na voz Daniel de Paula, no baixo elétrico e no violoncelo, Fernando Arce, na guitarra elétrica, Carlos Lebre, e na bateria, Sérgio Gaúcho.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Portugal 2020: “Muitas empresas não estão preparadas”, diz Nabeiro

RuiNabeiroemEvora

“Muitas empresas não estão preparadas” para aproveitar os fundos comunitários europeus, garantiu ontem, em Évora, o Comendador Rui Nabeiro, durante a 4ª conferência do Ciclo de Conferências Portugal 2020, organizado pelo Dinheiro Vivo em parceria com a PwC, EDP e PT.

O presidente do Grupo Nabeiro considera que falta a muitas empresas portuguesas preparação para poderem aproveitar os fundos europeus: “Muitas empresas estão preparadas para aproveitar, muitas outras não estão. O mundo e o Alentejo estão carentes de muitas coisas. Eu prefiro dar trabalho a todas as pessoas da minha região. Quem não está preparado tem que preparar-se porque ninguém se prepara de um dia para o outro e o 2020 foi lançado assim”.

Portugal irá receber 25 mil milhões de euros de fundos europeus até 2020. Uma das grandes prioridades é a deslocação do investimento das infraestruturas, onde Portugal está acima da média europeia, para a competitividade e a internacionalização das empresas, que é o grande défice do país.

Com os fundos comunitários em destaque, o debate juntou o comendador Rui Nabeiro, Paulo Neto, professor na Universidade de Évora, e Luís Rosado, administrador delegado da Fundação Eugénio de Almeida. A sessão de abertura da 4ª conferência Portugal 2020 esteve a cargo de Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara Municipal de Évora.

Subida das temperaturas requer precauções para poupar saúde

HidratacaoCalorCom a chegada do calor é importante que cada um tome algumas precauções, tendo em conta os possíveis efeitos para a saúde.

Nesse sentido, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo recomenda à população em geral, a adoção das seguintes medidas: aumentar a ingestão de água ou sumos de fruta naturais, sem adição de açúcar; moderar a exposição direta ao sol entre as 11 e as 17 horas; utilizar roupa larga, leve e fresca, óculos com proteção e chapéu de abas largas; aplicar protetor solar com fator igual ou superior a 30; evitar a exposição direta ao sol de crianças com menos de três anos.

Reforçar a vigilância a idosos e doentes crónicos que vivam sozinhos e moderar as atividades ao ar livre que exijam esforços físicos, especialmente desportivas e de lazer são outras das recomendações da ARS Alentejo. Os portadores de doenças crónicas devem seguir os conselhos do seu médico assistente para períodos de calor intenso e os trabalhadores que exerçam atividades ao ar livre devem proteger-se com vestuário adequado e fazer uma boa hidratação.

Entrega do IRS em 2016 apenas por Internet

IRSINTERNETO prazo de entrega de declarações de IRS, em papel, terminou ontem para trabalhadores dependentes e pensionistas, sendo que pela Internet podem fazê-lo até ao final de Abril

No próximo ano vão verificar-se algumas alterações. De acordo com o Fisco deixará de ser possível fazer a entrega do IRS em papel e as declarações apenas poderão ser entregues na Internet.

Quem tiver dificuldade na utilização da internet vai ter ao dispor alguns cursos de formação. Estes cursos vão ter custos que vão, obrigatoriamente, ser pagos pelo contribuinte.

No entanto, a autoridade tributária informa que as despesas com esta formação dedutíveis nos impostos.

Esta medida surge para melhorar os níveis de acesso ao Estado via Internet e para acabar com o uso do papel, sendo também uma medida ecológica, na sequência das taxas sobre os sacos de plástico.