Pedagogia e Sucesso Escolar em debate em Elvas

SeminarioTEIP1“Diferenciação Pedagógica e Sucesso Escolar” é o tema do seminário TEIP – de Territórios Educativos de Intervenção Prioritária – que decorre hoje, ao longo do dia, no Auditório São Mateus, em Elvas.

Ângelo Garcia, diretor do Agrupamento de Escolas nº 1 de Elvas, lembra que este seminário não é apenas dirigido para os professores, como para toda a comunidade educativa, tendo em conta o papel que a escola, no seu todo, desempenha na formação das crianças e jovens. Segundo o diretor, “professor e escola têm assumido um papel que, até há pouco tempo, era da responsabilidade de outras entidades”.

“Este seminário é o resultado do trabalho de mais de um ano, entre diferentes instituições de ensino”, revela Francisco Simão, diretor do Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano. Com esta sessão de trabalho “pretende-se provocar uma reflexão mais aprofundada, quer dos professores, quer das instituições e dos peritos que acompanham estas escolas (as do Nordeste Alentejano), em relação a estas temáticas que nos preocupam a todos”.

Já o presidente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre, Luís Cardoso, garante que os TEIP são “uma ferramenta importante para a resolução de problemas com que as escolas se deparam no dia-a-dia”. Para a reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas, “estes seminários são imprescindíveis”, uma vez que “a educação é essencial ao progresso do país”.

O seminário é organizado pelo Agrupamento de Escolas Nº1 de Elvas e o Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano (CEFOPNA). “A turma como unidade organizacional de análise”, “O desenvolvimento da linguagem escrita” e “O papel das instituições de Ensino Superior no desenvolvimento organizacional e pedagógico dos TEIP” são alguns dos temas em debate.