Distrital, I Divisão: Mosteirense vence Gavionenses por 5-3

desportoRCM1O Mosteirense venceu o Gavionenses por 5-3 esta tarde, depois de estar a perder por 0-1 até aos 59 minutos de jogo, a contar para a segunda jornada da I Divisão do Campeonato Distrital da Associação de Futebol de Portalegre, disputado esta tarde no Campo de Jogos de Mosteiros.

A primeira parte da partida entre Mosteirense e Gavionenses foi calma, com Gustavo a marcar o golo que colocava a equipa forasteira à frente no marcador, aos 29 minutos, depois de aproveitar a descordenação da equipa da casa, colocando a bola suavemente no fundo da baliza do Mosteirense.

O jogo viria a desenrolar-se na segunda parte, 45 minutos de emoção e reviravoltas no resultado, que começou aos 59 minutos, com Tiago Espírito Santo a marcar o golo da igualdade, de pontapé raso e colocado, depois de uma confusão na grande área. O Mosteirense, aos 64 minutos, deu a volta ao resultado, fazendo o 2-1 por Fernando Toscano de cabeça, na sequência de um lançamento de bola da linha lateral. A equipa de Gavião empatava o jogo aos 72 minutos por Pedro Santos “Canixe”, num golo que resultou de uma grande penalidade, na sequência de uma mão na bola por parte de Zé Gama. Aos 78 minutos o árbitro assinalou mais uma grande penalidade, desta vez a favor da equipa da casa, com Camilo a colocar novamente o Mosteirense em vantagem no marcador, por 3-2. Quatro minutos depois, aos 82 minutos, o jogador elvense Luís Carlos Dias, numa corrida do lado direito onde foi mais rápido que a defesa do Gavionenses, marcou o quarto golo num pontapé calmo e sereno.

O árbitro Sérgio Pita atribuiu quatro minutos de compensação e as duas equipas aproveitaram-nos da melhor forma, a surgir mais dois golos antes do apito final. O terceiro golo da equipa Gavionenses surgiu aos 90+2, por Miguel Ângelo, num livre direto que colocou a bola por cima da barreira, a entrar junto ao poste direito da baliza do Mosteirense. Aos 90+3, Tiago Espírito Santo, que bisou esta tarde, fecha o marcador com o quinto golo para a equipa da casa, depois de um contra ataque com a bola metida do lado esquerdo.

Ontem disputou-se o Fronteirense, 2 – Gafetense, 2. A classificação da I Divisão está assim ordenada: 1º Crato, 24 pontos; 2º Mosteirense, 23; 3º Fronteirense, 16; 4º Gavionenses, 14 e 5º Gafetense, 13 pontos.

Também hoje disputou-se a segunda jornada da II Divisão do Campeonato Distrital da Associação de Futebol de Portalegre, com os seguintes resultados: Terrugem, 2 – Monfortense, 2 e Sousel, 0 – Montargilense, 0. A classificação está assim ordenada: 1º Montargilense, 16; 2º Monfortense, 12; 3º Terrugem, 9 e 4º Sousel, 1.

Ouvir aqui reportagem do final do jogo

Operação Spring Break da GNR termina este domingo no Caia

OperacaoGNRSpringBreak2015_1Pelas férias da Páscoa, jovens estudantes do 9º e 12º ano, partem em direção ao país vizinho, para as chamadas viagens de finalistas.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) está na estrada com a Operação Spring Break e está a intensificar as ações de fiscalização nas fronteiras terrestres de Vilar Formoso (Guarda), Caia (Elvas) e Vila Real de Santo António, com o objetivo de “prevenir a adoção de comportamentos de risco por parte da população jovem que se desloca em viagem de finalistas, nesta altura do ano, para o sul de Espanha e Catalunha”, de acordo com Cláudio Godinho, comandante do Destacamento de Elvas da GNR.

Esta operação decorreu já numa primeira fase, “entre o dia 16 e o dia 19 de março, foram realizadas de norte a sul do país ações de sensibilização levadas a cabo pelos núcleos da Escola Segura, daOperacaoGNRSpringBreak2015_3 Guarda Nacional Republicana, com ações de sensibilização e precaução nas escolas, direcionadas para alunos finalistas do 9 e do 12º ano”, segundo afirma o comandante do Destacamento de Elvas da GNR.

A segunda fase da operação relativa às viagens de finalistas está a decorrer até este domingo: “a segunda fase começou no dia 20 e termina este domingo, a operação está a decorrer com normalidade, como era esperado”.

Estes bons resultados até ao momento surgem, segundo Cláudio Godinho, na sequência do “trabalho que tem sido feito pelas autoridades que está agora a dar os seus resultados”.

Na fronteira do Caia, também a colaborar com a GNR, está a Guardia Civil de Espanha, esta é “uma OperacaoGNRSpringBreak2015_2relação muito estreita que dá os seus frutos, é mais uma operação em que colaboramos, em que a Guardia Civil faz questão de aqui estar e nós também fazemos questão que eles estejam aqui, para mostrarmos aos nossos jovens que podem sair do país mas não estão esquecidos”, refere o comandande do Destacamento de Elvas da GNR.

Alfonso Quintero, capitão da primeira companhia de Badajoz da Guardia Civil de Espanha, refere que “é algo necessário, estamos a indicar o que podem encontrar em Espanha e a dar indicações de que se tiverem algum problema onde se podem dirigir e como fazer as coisas”.

A Operação Spring Break da Guarda Nacional Republicana, relativa às viagens de finalistas, termina este domingo.