Eclipse Solar esta sexta-feira visível em Portugal

Eclipse_solarUm eclipse total do sol está a decorrer até às 10 horas, em Portugal. A lua vai passar à frente do sol, e, durante duas horas, o dia vai escurecer.

Ao contrário das ilhas Faroé e Svalbard, que vão poder ver o eclipse na sua totalidade, Portugal não tem essa sorte. A melhor região do país para observar o fenómeno serão as ilhas do Corvo e das Flores, nos Açores, onde a percentagem da parcialidade vai chegar aos 77%. No continente, a percentagem vai variar entre os 62% e os 74%.

A Madeira será mesmo a pior região para acompanhar a efeméride, uma vez que a percentagem visível do sol que vai estar bloqueada pela lua não vai passar dos 57%.

Este será o último eclipse solar visível na Europa até 12 de agosto de 2026.

O Centro Ciência Viva de Estremoz, em conjunto com a Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora e com o apoio do Município de Estremoz, irá dinamizar a “Observação do Eclipse Solar, no Equinócio da Primavera” em frente ao Convento das Maltezas, das 7:30 horas às 10:30 horas, disponível para todos os interessados.

A participação é livre e a observação realizar-se-á recorrendo a telescópios, com filtro solar e pelo método de projeção, no entanto, estará naturalmente dependente das condições meteorológicas.