Academia Sénior no “À Conversa Com”

JoseCarlosCaldeiraoCURPI_CMA Academia Senior de Campo Maior leciona nas instalações da Comissão Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos (CURPI) de Campo Maior, e na edição de hoje do “À Conversa Com”, José Pedro Caldeirão, fala-nos acerca desta valência da CURPI.

“Este projeto surgiu há oito anos, pela Santa Casa da Misericórida de Campo Maior, porque Francisco Galego tinha a ideia de criar este projeto, e trataram de tudo para se iniciar, mas não havia local para lecionar as aulas”, revela Caldeirão.

“O Francisco veio ter comigo e disse que tinha este projeto, que gostava de avançar, mas nao tinha espaço, e eu disse que passou a ter um espaço, fui mostrar as salas da CURPI, e ele foi ver o espaço e ficou encantadíssimo, e daí nasceu a Academia Senior na CURPI, que é mais uma valência da CURPI”, confessa o presidente da Comissão Unitária de Campo Maior.

“No primeiro ano na Academia Sénior inscreveram-se 80 alunos, a maioria mulheres, mas atualmente conta com cerca de 65”, segundo José Pedro.

A Academia Senior de Campo Maior tem desenvolvido várias atividades, entre elas exposições de trabalhos realizados nas aulas, teatros, e conta também com um coro.

Ouvir aqui edição do “À Conversa Com”

Cidade Europeia do Vinho 2015 promovida na Feira do Porco Alentejano

Cidade_Europeia_VinhoBA Cidade Europeia do Vinho 2015 vai ser promovida entre os dias 20 e 22 de março na Feira do Porco Alentejano, em Ourique.

Reguengos de Monsaraz vai ter um stand promocional com 18 metros quadrados em forma de ilha, que dará destaque aos vinhos produzidos no concelho e onde serão feitas diariamente provas dos vinhos oficiais da Cidade Europeia do Vinho 2015.

A divulgação do evento estará também em evidência em todos os copos que vão ser oferecidos aos visitantes, pois terão o logotipo da Cidade Europeia do Vinho.

Na Feira do Porco Alentejano serão ainda promovidos os produtores de vinho oficiais da Cidade Europeia do Vinho, nomeadamente a CARMIM – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz, Esporão, Ervideira, Monte dos Perdigões, Adega José de Sousa, Quinta da Várzea, Luís Duarte Vinhos e São Lourenço do Barrocal.

Reguengos de Monsaraz vai igualmente divulgar neste certame as suas potencialidades turísticas, nomeadamente o Lago Alqueva, a vila medieval de Monsaraz, o Centro Oleiro de S. Pedro do Corval e todo o património arquitetónico, arqueológico e cultural do concelho.

A Feira do Porco Alentejano é um dos principais eventos que se realizam no sul de Portugal. Na edição do ano passado, o certame contou com 50 mil visitas.

Livro “Valsa a 5 tempos” apresentado na Semana da Leitura

LilianaLimaRCMLiliana Lima, escritora e contadora de histórias nos Contos da Lua Nova, projeto que iniciou e dirige desde 2005, apresentou esta quarta-feira o seu livro “Valsa a 5 tempos”, integrado na Semana da Leitura e na Feira do Livro Solidária, a decorrer em Campo Maior.

“O meu livro chama-se ‘Valsa a 5 tempos’, é da editora Chiado, e está integrado nos prazeres poéticos. Ele não é propriamente poesia, é mais prosa poética, é um livro que tem um fio condutor mas não é uma história, são várias histórias, vários bocadinhos de vidas, acho que bastante feminino e um bocadinho de urbano também”, apresenta Liliana Lima.

Este livro tem textos escritos entre 2007 e 2013, e Liliana garantiu à Rádio Campo Maior que já está a trabalhar na elaboração de um novo livro, mas desta vez “dirigido a adolescentes”.

Para além do livro, Liliana tem um novo projeto: “neste momento estou a iniciar um projeto também ligado à formação, e que tem muito a ver com Marketing Digital e com a escrita da era digital, a escrita para a net, e isso é um desafio para mim e espero que corra tudo bem”.

A Semana da Leitura e a Feira do Livro Solidária decorrem até sábado, dia 21, no parque de estacionamento do Hotel Santa Beatriz, em Campo Maior.

Distrital: Gafetense em Fronteira e Gavionenses em Mosteiros

desportoRCM2Os dois jogos da segunda jornada da I Divisão do distrital sénior de Portalegre vão ser acompanhados em direto pela reportagem da Rádio ELVAS, no próximo fim-de-semana. Numa ronda em que o líder Crato folga, no sábado dia 21, às 15 horas, disputa-se o Fronteirense – Gafetense, enquanto no domingo 22 de março, à mesma hora, se joga o Mosteirense – Gavionenses.

As duas partidas da segunda jornada da II Divisão distrital estão marcadas para domingo: Terrugem – Monfortense e Sousel – Montargilense, ambas às 15 horas. Os espaços de desporto na Rádio ELVAS são realizados, nas tardes de sábado e domingo, entre as 14 e as 18.30 horas, com informação, relatos e reportagem.

PJ deteve, em Badajoz, autor de roubo em Évora

pjA Polícia Judiciária, através da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, em ação conjunta com a Polícia Nacional de Espanha, esclareceu a autoria de um crime de roubo à mão armada, ocorrido em 8 de março do ano passado, no concelho de Évora.

Nessa data, três homens, munidos com uma arma de fogo, uma arma branca e um “taser”, introduziram-se numa habitação situada no interior de uma quinta, amarraram e agrediram os residentes, vindo a apoderar-se de bens que estes ali possuíam, nomeadamente artigos em metais preciosos e obras de arte, num valor superior a novecentos mil euros.

A investigação apurou que os autores eram de nacionalidade espanhola, tendo um deles vindo a ser localizado e detido na zona de Badajoz, em Espanha, possibilitando a recuperação de muitos dos objetos roubados, no valor aproximado de seiscentos mil euros.

A detenção foi efetuada por unidades da Polícia Nacional de Espanha, com quem a Polícia Judiciária se articulou desde o início da investigação, sendo de destacar o elevado nível de cooperação atingido pelas duas polícias.

O detido foi extraditado para Portugal, tendo ficado sujeito a prisão preventiva, após o devido interrogatório judicial.

As diligências prosseguem, no sentido de identificar os restantes autores e localizar as peças roubadas ainda em falta.

Exposição sobre Aristides de Sousa Mendes no Centro Cultural

ExposicaoAristides2015_4A exposição da banda desenhada “Aristides de Sousa Mendes – Herói do Holocausto” foi inaugurada na tarde de ontem, no Centro Cultural de Campo Maior, numa organização da Associação de Artes Plásticas de Campo Maior.

Ver aqui foto reportagem

Esta obra conta a história do diplomata português, todo o seu percurso como cônsul pelo mundo e a sua determinação altruísta, ao assinar vistos para que milhares de refugiados perseguidos pelos nazis pudessem atravessar Espanha, e de Portugal embarcar nos navios que os levaram depois para as Américas.

José Ruy, autor e ilustrador desta banda desenhada, revela que este projeto de elaborar a banda desenhada começou porque “frequentava a Biblioteca Museu República e Resistência, que existe em Lisboa, e, há uns anos, em 2002 ou 2003 o diretor convidou-me a fazer uma banda desenhada que ele pudesse mostrar aos alunos que visitavam a instalação, porque ele utilizava uma pequena banda desenhada francesa”.ExposicaoAristides2015_3

O ilustrador revela que fez “um resumo, uma história mais pequena, porque ele [diretor do museu] também não tinha muitos meios depois para publicar, eu ofereci a história e tinha que a imprimir. Foi impressa a preto e azul, aquando do lançamento dessa obra, no Museu, estiveram várias individualidades presentes, inclusivé o embaixador de Israel, e ao conversarmos, ele dizia que era interessante fazer-se uma edição para Israel, porque eles têm grande consideração por este gesto de Aristides de Sousa Mendes, e assim foi, fizemos uma edição em hebraico”.

O neto de Aristides de Sousa Mendes, que herdou o mesmo nome, garante que esta banda desenhada acerca do Cônsul tem em vista “dar a conhecer o gesto do meu avô, eu acho que o exemplo do meu avô é fundamental para a formação da juventude, para todos nós. Mas se estes exemplos forem recolhidos desde crianças eu tenho a certeza que vai surtir efeito na vida das pessoas”.

A banda desenhada “Aristides de Sousa Mendes – Herói do Holocausto” tem já quatro edições: em português, em hebraico, em inglês e em francês.

A exposição vai estar patente na sala do Centro Cultural de Campo Maior até dia 30 de abril.

Notícias da manhã de quinta-feira, dia 19

noticias_RCMNotícias da manhã de quinta-feira, dia 19 de março, na Rádio Campo Maior, com edição de Andreia Claro e os seguintes temas em destaque:

– Exposição “Aristides de Sousa Mendes – Heróis do Holocausto” foi inaugurada ontem no Centro Cultural de Campo Maior;

– Em Portalegre os CAEP Voices dão o “pontapé de saída” no festival de Jazz;

– Dia do pai assinala-se hoje;

– Secretário geral da Juventude Socialista visita Campo Maior e Delta Cafés.

Ouvir aqui Notícias da manhã na Rádio Campo Maior