Reguengos de Monsaraz disponibiliza parcelas de terreno

Hortas_Reguengos“Vá para a Horta!” é uma proposta do Município de Reguengos de Monsaraz para a população cultivar os seus produtos hortícolas em parcelas de terreno cedidas gratuitamente pela autarquia.

O projeto Hortas Urbanas será implementado num espaço que anteriormente havia sido cultivado por funcionários da REFER, quando o comboio ainda chegava a Reguengos de Monsaraz.

O terreno destinado às hortas fica localizado próximo da antiga estação de caminho-de-ferro e será dividido em 43 parcelas de terra de 30 metros quadrados cada. Do total, 38 parcelas vão ser entregues a particulares e cinco a pessoas coletivas sem fins lucrativos.

Quem estiver interessado em aderir ao projeto poderá inscrever-se até ao dia 9 de abril no Serviço de Ação Social da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz. Os requisitos para participação no projeto apenas excluem os menores de idade e impõem a obrigatoriedade dos intervenientes serem residentes no concelho.

A implementação das hortas urbanas em Reguengos de Monsaraz pretende dotar o município de um equipamento comunitário com uma importante componente social, promover uma maior autonomia alimentar das famílias e uma alimentação mais saudável com base na sustentabilidade ambiental.

Cristina Gama desmistifica IRS no “À Conversa Com”

CristinaGamaIRS_IndexJobO prazo de entrega da primeira fase do IRS em papel já está a decorrer. Em abril, a entrega pode ser submetida pela Internet. A segunda fase desenrola-se em abril e maio. Este é o tema para a edição de hoje do “À Conversa Com”, com a técnica de contabilidade Cristina Gama (na foto, à direita), da Index Job, em Elvas.

De acordo com Cristina Gama, “as regras e os prazos para fazer a entrega do IRS que se encontravam em vigor, no ano passado, mantêm-se”. Em relação às deduções, a contabilista garante que “os valores geram sempre alguma confusão”.

“Na saúde, a pessoa pode abater dez por cento das importâncias despendidas num limite de 838,44 euros; temos as despesas de saúde com 23 por cento, desde que acompanhadas com receita médica, que podem abater dez por cento, mas num limite de 65 euros”, explica Cristina. “Nas despesas de educação, pode-se abater 30 por cento, com um limite de 760 euros, em caso de despesas de formação profissional”.

Para quem faz o IRS pela primeira vez e o pretende fazer pela Internet, tem de fazer o pedido de uma senha para aceder ao Portal das Finanças.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Ação de formação na Agrária de Elvas supera expectativas

FormacaoPastagensMarco2015ESAEA Escola Superior Agrária de Elvas foi palco nestes últimos três dias, de 11 a 13 de março, da ação de formação “Pastagens Permanentes de Sequeiro”, que contou com a presença de 60 pessoas, entre agricultores, empresários agrícolas e empresas de prestação de serviços de consultoria. Esta formação surge na sequência de uma proposta do Núcleo de Formação do Instituto Politécnico de Portalegre.

Segundo Noémia Farinha, professora na escola, “é um balanço muito bom, supera todas as nossas expectativas, porque nós estavámos a pensar em 20 a 30 participantes e temos 60, que estiveram presentes nestes três dias”.

As vagas foram preenchidas na “totalidade dentro do prazo de inscrição, 28 de fevereiro”, e os participantes são oriundos “da zona de Elvas, Montemor-o-Novo, Arraiolos, Lisboa e Baixo Alentejo”.

Esta tarde vai ainda ter lugar uma visita de campo à empresa Fertiprado, situada em Vaiamonte.

A formação “Pastagens Permanentes de Sequeiro” foi realizada em parceria com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, a Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens, o Centro de Investigação de Montanha, a Fertiprado e a Albicerca, e é certificada pela Direção-geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT).

Greve: Duas escolas encerram em Campo Maior

GreveDuas escolas do Agrupamento de Escolas de Campo Maior encerraram esta sexta-feira, dia 13, em dia de greve da Função Pública: “as escolas da Cooperativa e da Avenida”, de acordo com José Emílio Pernas, diretor do agrupamento.

“Na escola do Bairro Novo os almoços não vão ser servidos porque os motoristas dos autocarros também estão a fazer greve”, garantiu.

Recorde-se que os funcionários da Administração Local e de toda a Administração Pública estarão hoje em luta pela melhoria salarial e 35 horas de trabalho, contra o empobrecimento geral da população, exigindo ainda o fim das políticas de destruição dos serviços públicos.

Hoje há greve na Administração Pública

Greve13maroOs trabalhadores da Administração Local e de toda a Administração Pública paralisam esta sexta-feira, dia 13 de Março.

Sectores como a Educação, a Saúde, a Justiça, as Finanças ou a Segurança Social irão funcionar hoje a meio gás com a greve agendada.

Os funcionários da Administração Local e de toda a Administração Pública estarão hoje em luta pela melhoria salarial e 35 horas de trabalho, contra o empobrecimento geral da população, exigindo ainda o fim das políticas de destruição dos serviços públicos.

Badasom dedica edição deste ano às mulheres

Badasom_2015O Festival de Fado e Flamenco, Badasom, que decorre em Badajoz, entre os dias 9 e 11 de Julho, tem este ano a sua edição dedicada às mulheres.

Na quinta-feira, dia 9, sobem ao palco do auditório municipal Ricardo Carapeto, Sara Baras e Ana Moura.

Sexta-feira, dia 10, atua Celia Romero e Dulce Pontes e a fechar, no sábado, dia 11, Cuca Roseta e Niña Pastori.

O Badasom é promovido pela área de educação e cultura do Governo da Extremadura, com a colaboração do ayuntamiento de Badajoz. A organização do festival fica a cargo do consorcio López de Ayala. A produção técnica e artística do festival é da responsabilidade da produtora Géstion Ibérica de Eventos.

Notícias da Manhã de 6ª feira, 13 de Março

noticias_RCMNotícias da Manhã de 6ª Feira, 13 de Março, na Rádio Campo Maior, com edição de Cláudia Clérigo e os seguintes temas em destaque:

– Workshop Provere Inmotion da CIMAA chegou ontem a Campo Maior;

– também a DECO promoveu ontem um workshop na vila raiana;

– ação de Formação “Pastagens Permanentes de Sequeiro” chega hoje ao fim na Escola Superior Agrária;

– e trabalhadores da Administração Local e da Administração Pública paralisam esta sexta-feira.

Ouvir aqui as Notícias da Manhã na Rádio Campo Maior