O programa Provere Inmotion foi apresentado esta quinta-feira, dia 12, no Museu Aberto, em Campo Maior.
Armando Varela, presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), refere que este projecto pretende envolver as pessoas. Começámos com um workshop em Novembro, em Marvão, seguindo-se em Elvas, no mês de Dezembro e vamos terminar com um festival de turismo da natureza, em Junho.
O nosso objetivo passa por fomentar a utilização dos percursos pedestres, virados para pessoas com mobilidade reduzida, sublinhou.
Durante o workshop, o presidente da CIMAA apresentou o Plano de Dinamização da Economia Social do Alto Alentejo que pretende tirar partido de um território onde a economia social é tem um grande peso. Quando falamos desta área, temos que falar na criação de condições de acessibilidade de excelência para pessoas com mobilidade condicionada.
Para Armando Varela, o turismo sénior deve ser uma aposta para as entidades, tendo em conta a região em que nos encontramos. O turismo sénior é, cada vez mais, um turismo que cresce, de gente que tem dinheiro e que tem tempo.
Ricardo Pinheiro, presidente da câmara municipal de Campo Maior, lamenta que ainda não seja possível promover o território da forma que as pessoas querem mas deixa-me satisfeito este trabalho pois iniciarmos esta promoção é um trabalho de uma dignidade tremenda.
Em termos turísticos, Ricardo Pinheiro considera o centro histórico um dos pontos de interesse da vila, além da simpatia e da forma como a população de Campo Maior sabe receber os turistas.
O workshop foi organizado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo e pela Câmara Municipal de Campo Maior.