SPZS discute descentralização da educação no concelho de Sousel

SPZSO Governo, através de contratos de delegação de competências, pretende transferir para as autarquias funções sociais do Estado nos domínios da Educação, Saúde e Segurança Social.

Nesse sentido, o Sindicato dos Professores da Zona Sul reuniu com o presidente da Câmara Municipal de Sousel a propósito da chamada municipalização da Educação no concelho.

De acordo com Ana Luísa Pinheiro, coordenadora do sindicato no distrito, “este processo tem vindo a ser negociado no segredo dos gabinetes e não é um processo claro. Qualquer reforma de um sistema só é possível com um amplo debate e grande abertura no diálogo”.

Com este processo de municipalização do ensino, defende o sindicato, “o Estado vai desresponsabilizar-se pelo financiamento da educação pública.”

O processo de municipalização, defende a coordenadora do sindicado, “vai criar assimetrias muito grandes, de norte a sul do país”. 

Para debater com os docentes o processo de municipalização do ensino, o sindicato realiza uma reunião plenária com os professores do Agrupamento de Escolas de Sousel na próxima quarta-feira, dia 11. 

Farmácias assinalam mês da luta contra o cancro do intestino

RastreioMarco2015Março é o mês europeu de luta contra o cancro do intestino, e no Alentejo vai ser assinalado com um rastreio gratuito por parte da Europacolon, em parceria com as farmácias Holon.

O rastreio tem como principal objetivo fazer a deteção precoce do cancro do intestino. Este rastreio é realizado através da pesquisa de sangue oculto nas fezes.

“Temos 130 farmácias unidas na prevenção e sensibilização de uma doença que mata mais de 11 pessoas por dia. Todos os anos, são diagnosticados mais de 7 mil novos casos. Estes números são alarmantes, pelo que é urgente unir esforços para conseguir um diagnóstico atempado”, explica Ema Paulino, farmacêutica.

 

Farmácias Holon disponíveis:

-Farmácia Acabado de Janeiro;

-Farmácia Alegrete, Portalegre;

-Farmácia Alfeirão, Vila Nova de Milfontes;

-Farmácia Branco, Évora;

-Farmácia Central, Montemor -o- Novo;

-Farmácia Central, Mora;

-Farmácia Cunha Miranda, Portalegre;

-Farmácia Dias, Aljustrel;

-Farmácia Duarte, Amareleja;

-Farmácia Esteves Abreu, Portalegre;

-Farmácia Ferreira Pinto, Portalegre;

-Farmácia Fialho, Évora;

-Farmácia Holon Beja, Beja;

-Farmácia Infante Sagres, Évora;

-Farmácia Martins, Reguengos;

-Farmácia Monge, Serpa;

-Farmácia Ouriquense, Ourique;

-Farmácia Palma, Beja;

-Farmácia Portalegrense, Portalegre;

-Farmácia Pulido Suc., Vidigueira;

-Farmácia Roque, Portalegre;

-Farmácia Torrinha, Vila Viçosa;

-Farmácia Vaz, Cabeço de Vide

Portalegre: Concerto dos Prana esta noite no CAEP

PranaCAEPOs Prana, uma banda de S. João da Madeira, atua esta noite no Centro de Artes e Espetáculo de Portalegre (CAEP), a partir das 23.30 horas.

Este é o primeiro de quatro concertos a sul do país, seguindo-se dia Évora (dia 7) e dois concertos no Algarve (dia 8).

Os Prana resultam da combinação de João Ferreira (guitarra), Miguel Lestre (Voz e Baixo) e Diogo Leite (bateria). A banda de S. João da Madeira gravou o seu primeiro trabalho em 2008, o EP “1”, seguindo-se em 2011 o primeiro álbum “Trapo Trapézio. Nesse mesmo ano integraram ainda os Novos Talentos FNAC com o tema “Etanol”.

A banda está a preparar um novo projeto que pretende quebrar barreiras entre músicos e criar algo novo, pela mistura de linguagens, cores, ideias e talentos. “Prana Convida” é o nome que a banda decidiu dar ao projeto que consiste em desafiar 10 artistas ou bandas do panorama nacional para, juntamente com os Prana, fazerem música. João Só e Frankie Chavez já aceitaram o convite.

José Pedro Caldeirão da Curpi no “À Conversa Com”

JoseCarlosCaldeiraoCURPI_CMA Comissão Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do concelho de Campo Maior é o tema do “À Conversa Com” desta sexta-feira, com o seu presidente, José Pedro Caldeirão, que ocupa este cargo há já 15 anos, e que conta atualmente com 700 sócios.

Segundo o presidente da instituição, “servimos 36 500 refeições a pessoas carenciadas do nosso concelho, e mais cerca de 6000 refeições a crianças subsídiadas da escola básica, de modo que são números por alto, porque foram seguramente à volta de 50 000 refeições, porque temos depois os outros convívios”, isto, na sequência do protocolo assinado com o Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares.

José Pedro Caldeirão garante que “o ano 2014 foi um ano cheio, iniciámos com a Tradicional Matanço do Porco Alentejano, e depois fomos fazendo algumas excursões aos utentes desta insituição, que são pessoas com mais de 65 anos de idade e que na verdade necessitam de sair e espairecer”. Estas visitas foram sobretudo a museus e a parques, para que os utentes realizem outras atividades, para além das desenvolvidas no interior da instituição ao longo do ano.

Para 2015, os objetivos são os mesmo de 2014: “a nossa missão é exatamente a mesma, é estarmos presentes nas situações mais difíceis e continuarmos com as parcerias que temos”.

Ouvir aqui edição do “À Conversa Com”

Linha Sines/Elvas comparticipado em metade

LinhaFerroviariaRCMA Comissão Europeia aprovou a comparticipação financeira de 136 milhões de euros para dois projetos da ligação ferroviária entre o porto de Sines e a fronteira de Elvas, numa infraestrutura que vai atravessar todo o Alentejo, do Atlântico a Espanha.

Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara de Évora, lembra, no entanto, que “o investimento global do projeto ultrapassava os 300 milhões de euros, não sabemos se a comissão considerou apenas uma parte legível, não sabemos como vai ser pago a outra parte, que por ventura não esteja financiada pela União Europeia”.

O autarca eborense ressalva a importância da informação, por parte do Governo, de “como vai ser feito [o restante investimento], para que não passe apenas de um anuncio em período pré-eleitoral, convém agora ver como se vai concretizar o projeto”.

Para Pinto de Sá, “Sines, Évora e Elvas têm também que beneficiar desse trajeto, ou seja, não podemos ter uma linha direta que não tenha em consideração que Évora é o grande centro económico do Alentejo, que Elvas, naturalmente, há-de ter aspirações desse ponto de vista económico, e portanto, a linha deve ter em conta a região e em particular estes centros”.

Está prevista a realização do investimento respeitante à construção da nova ligação Évora – Elvas no período de programação 2014-2020, de modo a concretizar a totalidade da ligação ferroviária do porto de Sines à fronteira com Espanha.

Jardim Municipal de Campo Maior com rede wifi gratuita

WIFICampoorO município de Campo Maior instalou uma zona de wifi no Jardim Municipal, com acesso gratuito e ilimitado.

MCampomaior_WIFI é o nome da rede de internet que está agora disponibilizada a todos os interessados. Por questões de segurança, o acesso a este hotspot é efetuado por períodos de 15 minutos, renovados sucessivamente e sem número limite de acessos.

Sempre que utilizar esta rede, tem obrigatoriamente de iniciar sessão, bastando para isso abrir uma janela de browser onde fará o login livremente e sem necessidade de password.

Bombeiros de Elvas recebem viatura nova

Bombeiros2Os Bombeiros Voluntários de Elvas vão receber uma nova viatura. Trata-se de um veículo “com equipamento sofisticado para socorro de doentes”, como nos referiu João Bugio, presidente da associação humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas.

“Esta associação estava carente de uma viatura que permitisse a recolha de um doente, com um tipo de tratamento totalmente diferente e é isso que vamos conseguir fazer a partir de agora. Esta viatura foi dispendiosa e foi-nos oferecida pela câmara municipal e por isso, o concelho está de parabéns pois vai passar a dispor de uma viatura extremamente qualificada para servir a nossa população”, salientou.

No entanto, a corporação continua a ter algumas carências a nível do parque automóvel. “Nós temos que renovar as viaturas porque há ambulâncias que já têm milhões de quilómetros. Por outro lado, há viaturas de combate a incêndios já têm mais de 20 anos. Ainda o ano passado tivemos uma avaria e tivemos algumas dificuldades em encontrar peças para a arranjar”.

“Por outro lado, temos a questão do veículo urbano de combate a incêndios. Nós já o adquirimos mas falta o equipamento que ronda os 150 mil euros, o que está fora das nossas capacidades, por isso vamos lançar uma campanha de angariação de fundos para podermos equipar a viatura”, garantiu João Bugio.

Mais 28 restaurantes certificados no Alentejo/Ribatejo

turismo_alentejo_ribatejoA Turismo do Alentejo/Ribatejo entregou mais 28 certificados aos restaurantes do território, mais concretamente dos distritos de Évora e Portalegre.

Valorizar o receituário e os produtos do Alentejo, garantir a qualidade do serviço dos restaurantes, prestar informação de excelência aos turistas sobre a gastronomia e produtos endógenos e consolidar o produto turístico gastronomia e vinhos são os objetivos principais da certificação, um processo integrado no projeto “Alentejo Bom Gosto”.

Neste contexto, os restaurantes certificados cumprem um referencial que foi previamente definido, onde se apresentam vários parâmetros qualitativos, que variam entre a confeção de receitas genuinamente alentejanas ou a utilização de ingredientes exclusivamente produzidos na região.

Fatores como a decoração, o ambiente ou o serviço, assim como a apresentação de uma ementa constituída, maioritariamente, por pratos tipicamente alentejanos ou uma carta de vinhos, entre outros, são igualmente decisivos no processo de certificação.

Até ao momento, o Alentejo conta já com cerca de 50 restaurantes certificados, espalhados pela região. Em breve vão ser certificados mais restaurantes, localizados no Baixo Alentejo e Litoral Alentejano.

Refira-se que a certificação e o selo de qualidade são decisivos e acrescentam valor à oferta turística, daí que constituam apostas prioritárias na estratégia de afirmação do destino traçada pela Turismo do Alentejo/Ribatejo.

Os restaurantes agora certificados são os seguintes:

– Páteo Real, Alter do Chão

– A Estalagem, Arronches

– O Chaparro, Nisa

– O Sever, Marvão

– Churrasqueira Sever, Marvão

– Casa do Parque, Castelo de Vide

– Solar do Forcado, Portalegre

– D. Pedro V, Castelo de Vide

– Tomba Lobos, Portalegre

– Sabores de Guidintesta, Gavião

– Olivença, Ponte de Sor

– Restaurante do Hotel Santo António, Arronches

– Hotel Santa Beatriz, Campo Maior

– Segredos d’Alecrim, Fronteira

Natação: Meeting Internacional João Manuel Nabeiro é amanhã

IIMeetingJoaoManuelNabeiro_CampoMaiorO II Meeting Internacional João Manuel Nabeiro realiza-se este sábado, dia 7, no Complexo de Piscinas Fonte Nova, em Campo Maior.

Numa organização do Sporting Clube Campomaiorense, este é o segundo ano que acontece esta prova, ainda assim, segundo José Mercês, professor de natação do clube, “em moldes de prova diferentes do ano passado, certamente ainda estamos à procura da fórmula perfeita e certamente para o ano faremos novas alterações”.

Esta prova vai contar com a presença de vários clubes de natação, a maioria da Associação de Natação do Interior Centro (ANIC).

O torneio divide-se em duas sessões, a primeira com início às 10 horas e a segunda às 15, com três escalões a competição: Cadetes; Infantis; e Juvenis, Juniores e Seniores, a competir em cinco categorias.

Beja: Militar da Força Aérea encontrado morto

ForcaAereaPortuguesaUm militar da Força Aérea Portuguesa (FAP), de 23 anos, foi encontrado morto esta quinta-feira, na base aérea de Beja, ao que tudo indica com indícios de “morte não natural”.

O jovem pertencia à Base Aérea n.º 6, no Montijo, mas tinha sido destacado para Beja (Base Aérea n.º 11) para reforçar o efetivo daquela unidade.

Em comunicado entretanto divulgado na sua página da internet, a Força Aérea Portuguesa (FAP) lamenta a morte do militar, natural do concelho do Barreiro.

A Polícia Judiciária Militar, já foi notificada no sentido de serem apuradas as circunstâncias do óbito.