O Governo, através de contratos de delegação de competências, pretende transferir para as autarquias funções sociais do Estado nos domínios da Educação, Saúde e Segurança Social.
Nesse sentido, o Sindicato dos Professores da Zona Sul reuniu com o presidente da Câmara Municipal de Sousel a propósito da chamada municipalização da Educação no concelho.
De acordo com Ana Luísa Pinheiro, coordenadora do sindicato no distrito, este processo tem vindo a ser negociado no segredo dos gabinetes e não é um processo claro. Qualquer reforma de um sistema só é possível com um amplo debate e grande abertura no diálogo.
Com este processo de municipalização do ensino, defende o sindicato, o Estado vai desresponsabilizar-se pelo financiamento da educação pública.
O processo de municipalização, defende a coordenadora do sindicado, vai criar assimetrias muito grandes, de norte a sul do país.
Para debater com os docentes o processo de municipalização do ensino, o sindicato realiza uma reunião plenária com os professores do Agrupamento de Escolas de Sousel na próxima quarta-feira, dia 11.