Politécnico de Portalegre presente na Futurália

Instituto_Politcnico_de_PortalegreNa edição de 2015 da Futurália – Feira de Educação, Formação e Orientação Educativa, os oito institutos politécnicos do centro, membros da Associação Politécnica – Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Portalegre, Santarém, Tomar e Viseu – uniram-se para representar a oferta de ensino politécnico nesta região do País, otimizando recursos e apostando, acima de tudo, no conceito de qualidade e excelência do ensino politécnico, com realce para as ofertas e caraterísticas singulares de cada instituto.

Esta iniciativa conjunta dos oito politécnicos do centro, espelha, aliás, o espírito da Associação Politécnica no objetivo de constituir uma estrutura de defesa e afirmação do ensino superior politécnico, numa perspetiva de atuação nacional e internacional e realização de ações de divulgação conjuntas dos seus associados, visando a captação de novos estudantes.

O destaque na oferta formativa será enriquecido pelo desafio de conhecer a região centro, uma região de sucesso com pessoas, empresas e instituições empreendedoras e dinâmicas, qualidade de vida, cidades que vale a pena conhecer, e onde vale a pena estudar, conviver, trabalhar e viver.

A aposta conjunta na Futurália 2015 terá o contributo de qualidade e experiência de cada um dos politécnicos do Centro e representará, de forma incontornável, a sua afirmação enquanto ensino superior politécnico de excelência.

O Instituto Politécnico de Portalegre inicia a apresentação das suas atividades no dia 11 de março, entre as 14h00 e as 19h00, no espaço Politécnica Lounge A onde os visitantes têm a possibilidade de avaliar os indicadores de saúde, com a presença dos alunos do Curso de Enfermagem.

No dia 12 de março, entre as 14h00 e as 19h00, no espaço Politécnica Lounge B, decorre a atividade valorização energética de resíduos agroindustriais e domésticos com base na produção de Biogás dinamizada por docentes e alunos do curso de Tecnologias de Produção de Biocombustíveis.

Pretende-se demonstrar, através deste espaço de difusão de conhecimento sobre o ensino superior politécnico, o nível de qualidade, inovação, modernidade e preparação para o futuro, que o Instituto Politécnico de Portalegre oferece aos estudantes que procuram alternativas de formação no ensino superior.

“Violência de Género” é debatida hoje em Estremoz

Debate_Estremoz_5_Maro“Violência de Género” é o tema do debate que vai decorrer esta quinta-feira, dia 5, na Biblioteca Municipal de Estremoz, às 18 horas.

Este debate tem como objetivo comemorar o “Dia Internacional da Mulher” e está aberto a toda a população, uma vez que o assunto em discussão diz respeito a todos os seres humanos.

Esta iniciativa é uma organização do Núcleo de Estremoz da Amnistia Internacional, com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz.

Natação: Meeting João Manuel Nabeiro no “À Conversa Com”

JoseMercesCampomaiorenseO II Meeting Internacional João Manuel Nabeiro realiza-se este sábado, dia 7, no Complexo de Piscinas Fonte Nova, organizado pelo Sporting Clube Campomaiorense. O professor de natação do clube, José Mercês, é o convidado da edição de hoje do “À Conversa Com”.

“Vão estar presentes sete equipas, mais próximas em termos da área geográfica de Campo Maior, o que irá trazer cerca de 100 a 120 atletas para participar na prova”, segundo refere José Mercês.

A maior parte destas equipas fazem parte da “Associação de Natação do Interior Centro (ANIC) e também do Clube de Futebol de Estremoz, que vem da Associação do Alentejo, infelizmente, como estamos entre campeonatos regionais e devido também às deslocações, não temos o número que gostaríamos de ter”.

O professor de natação do Campomaiorense, José Mercês, revela que este II Meeting Internacional João Manuel Nabeiro “é a chamada organização de clubes”, sendo que “o SC Campomaiorense fez no ano passado a primeira edição, este ano organizamos a segunda edição, nos moldes de prova diferente do ano passado, certamente ainda estamos à procura da fórmula perfeita e certamente para o ano faremos novas alterações”.

O Sporting Clube Campomaiorense vai marcar presença nesta prova com “toda a equipa que nós temos em termos de competição, que deu um salto quantitativo em termos de atletas federados, nós neste momento temos 27 atletas federados”.

Ouvir aqui edição de hoje do “À Conversa Com”

Exposição “Não vejo nada” patente em Monsaraz

Exposio_Reguengos_Praa_TourosBA exposição “Não vejo nada”, do artista espanhol Santiago Morilla, está patente até 31 de março na Igreja de Santiago, na vila medieval de Monsaraz. Esta mostra é organizada pela Associação Aspas e Parênteses com o apoio do Município de Reguengos de Monsaraz e integra a programação da Trienal no Alentejo e o ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto.

“Não vejo nada” foram as últimas palavras pronunciadas pelo famoso toureiro Manolete, antes de sangrar até à morte ao sofrer o golpe desferido pelo touro “Islero”, na praça de Linares, a 28 de agosto de 1947.

Inspirado nestas palavras, Santiago Morilla efetuou no ano passado uma intervenção na Praça de Armas do Castelo de Monsaraz durante a tradicional garraiada popular que terminou com a morte de um touro na arena (autorizada pela Inspeção Geral das Atividades Culturais), nas Festas em Honra de Nosso Senhor Jesus dos Passos.

A intervenção consistiu no desenho em cal branca do rosto “impassível” do toureiro espanhol no chão da arena do castelo e na documentação em vídeo e em fotografia das metamorfoses provocadas pelas movimentações dos animais e das pessoas no decorrer da garraiada, apagando a imagem até à sua completa desfiguração no cenário real e simbólico de uma dupla morte, a de Manolete e a do toiro. A deformação progressiva da imagem foi documentada do alto da Torre de Menagem do Castelo de Monsaraz de forma a captar todo o processo de destruição da obra.

Santiago Morilla é um artista multifacetado que trabalha em formatos como o vídeo, fotografia, multimédia e pintura. É conhecido pela sua vertente urbana de intervenção em exteriores de edifícios, como é o caso da Fondazione Pastificio Cerere de Roma e a Real Academia de Espanha em Roma.

“Não vejo nada” é o culminar do projeto em fotografia e vídeo com a sua apresentação em Monsaraz e refletem a aposta do autor num “projeto de carater efémero que privilegia o olhar artístico sobre um espaço representativo da identidade regional alentejana”. Esta é uma revisão do antigo e controverso exercício de iconoclastia artística – que desde sempre existiu ao serviço da representação dos símbolos do poder religioso e popular – por trás da formalização de imagens transcendentes em cenários e contextos contaminados. Além do vídeo-registo performativo da execução do desenho, o artista produziu esculturas site-specific, uma série de desenhos que se adoram e mutilam a si mesmos e um Pantocrator a ser instalado no altar da Igreja de Santiago. As palavras “no veo nada” estão ainda bordadas num capote personalizado que simboliza a impossibilidade de ver, em contraponto à reverência a uma representação de algo que se adora, no ambiente doutrinário e monótono da Torre de Menagem.

Titulares podem consultar lista de contas bancárias

dinheiroNotasOs titulares de conta já podem consultar na Internet a lista de todas as contas bancárias existentes em seu nome, evitando assim gastos indesejáveis com contas inativas.

A Deco congratula-se com esta decisão do Banco de Portugal. De acordo com Mara Constantino, jurista da delegação de Évora da Associação para a Defesa do consumidor “esta era já uma reivindicação antiga”.

Perante a lista fornecida, os consumidores podem verificar se existem em seu nome contas bancárias inativas. Se for o caso, e se o desejarem, podem encerrá-las junto da respetiva instituição financeira. Desta forma evitam a possível cobrança de comissões de manutenção ou de inatividade, que podem chegar aos 52 euros por trimestre.

Esta consulta pode ainda ser feita de forma presencial ou por correio para os herdeiros de titulares de contas já falecidos, aumentando a eficácia do tradicional pedido de localização de ativos financeiros de titulares falecidos.

Apesar de estas alterações, a Deco lamenta “não ter sido feito algo mais”.

FIAPE 2015 de 29 de abril a 3 de maio

FIAPE2015A 29ª edição da FIAPE – Feira Internacional de Agropecuária e Artesanato de Estremoz – decorre de 29 de abril a 3 de maio.

Naquele é um dos certames mais importantes a nível regional e nacional, são vários os sectores económicos em exposição: pecuária, artesanato (33.ª edição da Feira de Artesanato de Estremoz), produtos regionais, gastronomia, os vinhos, maquinaria agrícola e ramo automóvel, assim como várias atividades comerciais e industriais.

Para além das diversas mostras e sectores de atividades económicas presentes na feira destacam-se os espetáculos do palco principal: no dia 29 de abril o palco é partilhado pelo grupo Los Romeros e pelos seus convidados, Nelson Sousa e Gonçalo Lopes, todos eles participantes e finalistas do programa “Rising Star” da TVI.

Quinta-feira, dia 30 de abril, os Amor Electro regressam a Estremoz para mais um espetáculo, desta vez para apresentação do novo álbum “Revolução”, que inclui o single “Mar Salgado”.

A 1 de maio é Anselmo Ralph quem sobe ao palco principal da FIAPE, para um espetáculos onde grandes sucessos, como “Não me Toca”, “Curtição” e “Única Mulher”, não vão faltar.

No sábado, dia 2 de maio, é a vez dos D.A.M.A., um grupo de três jovens que tem esgotado várias salas no país, levarem ao rubro o público estremocense, ao som de músicas como “Balada do Desajeitado”, “Luísa” ou “Às Vezes”.

O programa da FIAPE completa-se com a Tarde Alentejana, que se realiza no último dia da feira, 3 de maio, com a atuação de ranchos folclóricos e grupos de Cante Alentejano, recentemente classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Após os espetáculos do palco principal, as noites da FIAPE prolonga-se até às 6 horas da manhã seguinte, com bares e discoteca animada por DJ’s locais.

“Alentejo Bom Gosto” distingue Hotel Santa Beatriz

hotelsantabeatrizNo âmbito do projeto “Alentejo Bom Gosto”, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo certificou mais de 28 restaurantes nos distritos de Portalegre e Évora, entre os quais o Hotel Santa Beatriz, em Campo Maior.

A decoração, o ambiente ou o serviço, assim como a apresentação de uma ementa constituída maioritariamente por pratos tipicamente alentejanos, são fatores decisivos no processo de certificação.

Notícias da manhã de quinta-feira, 5 de março

noticias_RCMNotícias da manhã de quinta-feira, 5 de março, na Rádio Campo Maior, com edição de Andreia Claro e os seguintes temas em destaque:

– Hotel Santa Beatriz distinguido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo como “Alentejo Bom Gosto”;

– Avaliação psicológica é tema para a edição desta semana do programa “De Olho na Saúde Mental”;

– Bombeiros Voluntários de Elvas lançam projecto “Bombeiro Ombro amigo”

– Titulares de conta já podem consultar na Internet a lista de todas as contas bancárias existentes em seu nome;

– eVolta ao Alentejo em Bicicleta decorre de 25 a 29 de março.

Ouvir aqui Notícias da Manhã na Rádio Campo Maior