Campo Pequeno: Apresentada temporada 2015

TemporadaCampoPequenoA temporada de 2015 do Campo Pequeno, apresentada durante a noite desta quarta-feira, contempla 12 corridas de toiros e uma novilhada e tem início marcado para 9 de abril.

Este ano vai ficar marcado pelo regresso ao Campo Pequeno da máxima figura mundial do toureio, o espanhol Juliás Lopez “El Juli” (matador de toiros), também pela estreia como matador do espanhol Juan Del Álamo e pelo regresso dos rejoneadores Pablo Hermoso de Mendoza e Diego Ventura, em duas corridas cada.

O diretor de actividades tauromáquicas do Campo Pequeno, Rui Bento, vaticina para 2015 uma “temporada sensacional” na primeira praça do país, “pela aposta de qualidade de nível superior na confecção dos cartéis”.

“A vinda ao Campo Pequeno destas figuras mundiais do toureio, representa um enorme esforço financeiro para a empresa, o qual esperamos tenha o melhor acolhimento dos aficionados”, afirmou Rui Bento.

Também as grandes figuras do toureio a cavalo de Portugal estarão presentes: Mouras, Ribeiro Telles, Bastinhas, Caetanos, os consagrados Salvador, Rouxinol e Sónia Matias, a par de jovens valores que, na temporada de 2014 ganharam um posto nos carteis de 2015, como é o caso de Gilberto Filipe, Filipe Gonçalves, Moura Caetano e Duarte Pinto.

Rui Bento manifestou também o seu desejo de que este ano surjam mais dois matadores de toiros portugueses, referindo os casos dos novilheiros Manuel Dias Gomes e João Augusto Moura, para que possam ser anunciados na segunda parte do abono.

No capítulo dos forcados, os principais grupos portugueses estarão presentes na temporada de Lisboa a qual manterá o Concurso de Pegas, agendado para 16 de Julho.

Quanto a ganadarias, Rui Bento sublinhou que 2015 será uma temporada maioritariamente “torista” e recordou os nomes das que já estão contratadas: Pinto Barreiros, Luis Rocha, Ribeiro Telles e Fernandes de Castro, a par das de Passanha, Murteira Grave, Vinhas, Santa Maria, Falé Filipe e Canas Vigouroux, bem como a de Varela Crujo.

Esta temporada vai ficar marcada, entre outros factos pela Homenagem Nacional ao Cavaleiro José Mestre Baptista, a 9 de Julho, ao Matador de Toiros Mário Coelho, pelos seus 60 anos de toureio, e ao grupo de forcados amadores de Santarém, a 23 de Julho, pela passagem do centenário da sua fundação.

As datas do abono serão: 9 de Abril, 14 de Maio, 4 e 18 de Junho, 2, 9, 16 e 23 de Julho, 6 e 20 de Agosto, 3 e 24 de Setembro (novilhada) e 1 de Outubro (Corrida de Gala à Antiga Portuguesa e encerramento do Abono).

Disciplina: Eduardo, um mês suspenso e 102 euros de multa

desportoRCM1Eduardo Carranca, treinador do Monfortense, está suspenso durante um mês e foi multado em 102 euros, de acordo com o castigo do Conselho de Disciplina da Associação de Futebol de Portalegre, saído da reunião de ontem, quarta-feira dia 18. 

O técnico sentiu a mão pesada da justiça da associação, em face das declarações, à Rádio Campo Maior, no final da partida de domingo passado, entre Mosteirense e Monfortense, da última jornada da primeira fase do distrital de seniores. Para lá do treinador, a equipa de Monforte viu mais dois jogadores suspensos, após expulsões naquele encontro: Pedro Rento (“Pêpê”) por quatro jogos e Ricardo Fernandes por três.

A jornada do último domingo produziu mais castigos: Cláudio Velhinho (Juventude da Terrugem) dois jogos de suspensão, José Constantino (Montargilense) três jogos e o diretor Manuel Marques (Montargilense) 15 dias de suspensão e 50 euros de multa.

Centro de Atendimento de Toxicodependentes na Conversa

CATVálter Rodrigues, coordenador do Centro Regional de Respostas Integradas do Norte Alentejano, que pertence ao Centro de Atendimento de Toxicodependentes (CAT), é o convidado da edição de hoje do “À Conversa Com”.

O CAT presta atualmente apoio a mais de 160 toxicodependentes no concelho de Elvas, sendo que os utentes de Campo Maior pertencem à área de Elvas.

“A nível de Elvas temos 166 utentes ativos neste momento e a nível de Portalegre 194”, segundo avança Válter.

Em Elvas presta-se apenas apoio de ambulatório, segundo revela o coordenador do centro regional do CAT: “nós aqui só temos ambulatório, o internamento depois, se se justificar, é sempre feito, seja em comunidades convencionadas, seja em comunidades públicas. Se for para desintoxicações rápidas, inclusivamente, temos um protocolo com o Hospital de Portalegre, que no Centro de Saúde Mental tem uma cama que é destinada exatamente aos doentes com problemas de toxicodependência”

O CAT está situado no Largo de São Domingos, em Elvas.

Ouvir aqui edição de hoje do “À Conversa Com”

GNR recupera objectos furtados

ApreensaoGNR18FevO Núcleo de Investigação Criminal da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Ponte de Sôr realizou, no dia 18 de Fevereiro, oito buscas domiciliárias, no âmbito de um processo em investigação por crimes de furto qualificado.

Resultante dessas diligências, realizadas nas localidades de Alcaíns (distrito de Castelo Branco), Estremoz (distrito de Évora) e Sousel (distrito de Portalegre), foi possível recuperar parte dos objetos que tinham sido furtados ao início do mês de janeiro de 2015, bem como dinheiro presumivelmente proveniente da venda dos objetos que entretanto ainda não foram encontrados. Destaca-se a recuperação e apreensão de 142,8 gramas de ouro, diversos objetos em prata, sete telemóveis, uma máquina expositora de venda de brindes, um computador portátil, com um valor estimado superior a 5.000€. Além destes objetos foram apreendidos 2250 euros em notas, supostamente provenientes da venda de objetos furtados, bem como alguns utensílios e ferramentas utilizadas para executar os furtos.

Foram ainda constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência dois indivíduos do sexo masculino, maiores de idade, sendo um de nacionalidade portuguesa e outro romeno.

O processo continua em investigação na Secção de Informações e Investigação Criminal do Comando Territorial de Portalegre da GNR.

 

Governo quer limitar número de alunos no Ensino Superior

alunos-universidadeO Ministério da Educação e Ciência (MEC) quer limitar o número máximo de alunos nos estabelecimentos do Ensino Superior.

O objetivo do Governo passa por encontrar um ponto de equilíbrio entre o número de estudantes e o dinheiro que o estabelecimento de ensino recebe do Estado. Para a tutela, a medida vai ajudar, a médio prazo, a levar alunos para estabelecimentos do Ensino Superior com menor procura.

De acordo com Joaquim Mourato, presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, a medida vem “devolver alguma estabilidade ao sistema”: as instituições terão de “encontrar uma margem de tolerância, entre um número mínimo e um número máximo de estudantes”. Isto, para que “não continuemos a ter instituições que cada vez mais crescem e outras que vão ficando sem alunos, decorrente da sua localização geográfica”.

No entanto, defende Mourato, “o modelo terá de ser bem estudado, ver qual é a correção dos critérios, o impacto dessas variáveis, terá de ser feita uma análise profunda”. Ainda assim, este modelo, adianta Mourato, “prevê uma questão que há muito o Conselho Coordenados dos Institutos Superiores Politécnicos tem reivindicado, que é a possibilidade de um orçamento de base plurianual e negociado”.

Embaixador da Colômbia em Portugal visitou Reguengos

ReguengosEmbaixadorO embaixador da República da Colômbia em Portugal, Germán Santamaria Barragán, visitou, no dia 15 de fevereiro, o concelho de Reguengos de Monsaraz.

Barragán esteve acompanhado por uma delegação do Governo do Departamento Colombiano de Meta, região de dimensão semelhante a Portugal e que representa 7,5 por cento do território da Colômbia, e por Rosário Marques, secretária-geral da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Colombiana.

Esta delegação regional esteve representada pelo General Daniel Castelblanco, Secretário de Segurança de Meta e por Santiago Uribe, Secretário da Agricultura. A comitiva foi recebida no Salão Nobre dos Paços do Município por José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz e por Manuel Janeiro, Vice-presidente da autarquia.

Seguiu-se uma reunião de trabalho em que foi apresentado o concelho e as suas potencialidades económicas, para que sejam criados laços fortes e proveitosos para Reguengos de Monsaraz e para a região de Meta. Germán Santamaria Barragán assinou o Livro de Honra da autarquia e felicitou Reguengos de Monsaraz por ser a Cidade Europeia do Vinho 2015.

Elvas: Monte da Provença foi ontem inaugurado

MontedaProvenaElvasO Hotel Rural Monte da Provença foi inaugurado ao final da tarde desta quarta-feira, dia 18. Esta unidade hoteleira situa-se no concelho de Elvas, na estrada que liga Elvas a S. Vicente e Ventosa, logo a seguir à saída da A6.

Maria Schmid, a proprietária, referiu durante a inauguração que este projeto “é o concretizar de um sonho com mais de 15 anos. Eu trabalhei 30 anos numa multinacional enorme. À segunda-feira de manhã metia-me num avião e quando chegava à quinta-feira eu estava estafada, até ao momento que parei e pensei que precisava de espaço. Quando surgiu a oportunidade entrei de mergulho nesta aventura”.

“Em termos de infraestruturas nós temos seis quartos, quatro suites, três salas para quem quiser fazer aqui a festa de aniversário, casamento, entre outras festividades, depois temos uma piscina e um programa de atividades bastante variado”, sublinhou.

Para a concretização do projeto “foi feito um investimento de cerca de um milhão e meio de euros. Contámos com o apoio do QREN e criámos cinco postos de trabalho. Mais tarde, quando tivermos uma taxa de ocupação diária teremos que, pelo menos, duplicar o número de funcionários”, salientou Maria Schmid.

Para Ceia da Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, “esta unidade vem dignificar o parque hoteleiro da cidade. De facto é uma unidade de excelência e muito bem trabalhada, notando-se nos proprietários alma e vontade de fazer”.

O novo empreendimento turístico nasce da recuperação e ampliação de um conjunto de construções existentes na Herdade do Monte da Provença.

Campo Maior: Interrupção do abastecimento de água

TorneiraAguaA Aqualia vai realizar trabalhos de manutenção, limpeza e desinfeção periódica dos reservatórios de água potável, pelo que vai interromper o abastecimento de água em Campo Maior, na zona norte da Avenida da Liberdade, Rua dos Combatentes da Grande Guerra, Travessa dos Combatentes da Grande Guerra, Estrada Militar e Fonte das Negras, entre as 8 e as 13 horas desta quinta-feira, dia 19.

Notícias da manhã de quinta-feira, 19 de fevereiro

noticias_RCMNotícias da manhã de quinta-feira, 19 de fevereiro, na Rádio Campo Maior, com edição de Andreia Claro e os seguintes temas em destaque:

– Interrupção no abastecimento de água em Campo Maior;

– GNR faz balanço da Operação de Carnaval no distrito de Portalegre;

– Hotel Monte da Provença foi inaugurado no concelho de Elvas;

– e Ministério da Educação e Ciência quer limitar o número máximo de alunos nos estabelecimentos do Ensino Superior. Joaquim Mourato, presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Politécnicos, garante que é necessário analisar muito bem a proposta.

Ouvir aqui Notícias da Manhã na Rádio Campo Maior