Isekais dá lugar aos Seniores no 2º dia do Carnaval de Elvas

CarnavalElvas2015O segundo corso do Carnaval Internacional de Elvas saiu esta tarde à rua. Sem comparsas espanholas, voltaram a desfilar nove grupos do concelho, onde a Isekais deu lugar à Universidade Sénior.

A assistir voltaram a estar milhares de pessoas, oriundas de toda a região, incluindo da estremadura espanhola. O frio, que se fez sentir ao longo da tarde, não afastou nem foliões, nem público, das principais artérias do centro histórico da cidade, por onde o corso passou.

Para Inês Ramos, a rainha deste Carnaval Internacional de Elvas, a experiência “tem sido brutal”. “É ótimo receber o carinho das pessoas, como tenho recebido”, assegura.

A Banda 14 de Janeiro foi o grupo que hoje iniciou o desfile, seguido do Centro de Recreio Popular da Boa-Fé, Universidade Sénior de Elvas, Sociedade Recreativa 1º de Dezembro, Sociedade Instrução e Recreio, Grupo de São Vicente, Associação Desportiva e Cultural do Bairro das Caixas, Associação Desportiva e Cultural da Belhó-Raposeira e Gota D’Arte. A fechar, o carro da rainha Inês Ramos.

Distrital: Mosteirense vence Monfortense por 4-1

desportoRCM2O Mosteirense venceu esta tarde de domingo, dia 15 de fevereiro, o Monfortense por 4-1, em jogo a contar para a 18ª e última jornada da primeira fase do campeonato distrital de seniores da Associação de Futebol de Portalegre, disputada no Campo de Jogos de Mosteiros.

A equipa da casa, treinada por Jorge Moura, marcou cedo o primeiro golo, por intermédio de Tiago Espírito Santo, aos 26 minutos de jogo, na sequência de um livre direto, com a bola a entrar junto ao poste direito da baliza do Monfortense. Ainda nesta primeira parte o Mosteirense chegou ao segundo golo por intermédio de Rui Santos aos 35 minutos, depois de Luís Dias ter batido um canto do lado direito do Campo de Jogos de Mosteiros.

Na sequência de um centro de Vasquinho à direita, Pitufa entra de cabeça, Guilherme Branco, guarda-redes do Mosteirense, defende, mas na recarga Pitufa marca aos 38 minutos, estabalecendo assim o 2-1. Depois deste golo Ricardo Fernandes, do Monfortense, entra em protesto contra o árbitro e vê um cartão vermelho direto, reduzindo assim a sua equipa a dez jogadores aos 39 minutos de jogo, também Pêpê, da mesma equipa, foi expulso por acumulação de amarelos.

Já na segunda parte houve várias oportunidades para as duas equipas, mas é o Mosteirense quem chega ao golo por intermédio de António Pinheiro, aos 66 minutos, estabelecendo o 3-1. Aos 85 minutos, Bruno Alferes fecha o marcador que fixa o resultado final, 4-1 para o Mosteirense, aos 85 minutos.

Quanto ao resultado dos outros jogos disputados este domingo: Crato, 5 – Gavionenses, 0; Fronteirense, 0 – Estrela, 1; Terrugem, 2 – Sousel, 1; Montargilense, 1 – Gafetense, 1.

A classificação no final da primeira fase está assim ordenada: 1º Crato, 42; 2º Estrela de Portalegre, 37; 3º Mosteirense, 33; 4º Fronteirense, 29; 5º Gavionenses, 28; 6º Gafetense e Montargilense, 23; 8º Monfortense, 22; 9º Terrugem, 9; 10º Sousel, 0.

Para a segunda fase foram apuradas as primeiras cinco equipas: Crato, Estrela de Portalegre, Mosteirense, Fronteirense e Gavionenses.

Ouvir aqui Reportagem do Final do jogo Mosteirense – Monfortense

Carnaval de Badajoz com 46 comparsas a desfilar

CarnavalBadajozMeninaO desfile do Carnaval de Badajoz teve início este domingo, pelas 12 horas (11 portuguesas) e contou com a presença de 46 comparsas, 18 artefactos e 15 grupos menores.

A chuva deu tréguas na hora do início do desfile, que contou este ano com um total de 5 000 disfarces que percorreram as ruas de Badajoz, com início no Passeio Fluvial.

Em relação ao ano anterior, houve um aumento de grupos a desfilar pelas ruas pacenses, com milhares a assistir pelas avenidas, oriundos não só da cidade, mas também de outras localidades espanholas e portuguesas.

Torneio de futebol feminino em Castelo de Vide e Marvão

desportoRCM2Castelo de Vide e Marvão acolhem o torneio interassociações sub-16 em futebol feminino entre hoje, domingo dia 15, e quinta-feira, dia 19.

Os jogos vão ser disputados no Estádio Municipal de Castelo de Vide e no Campo dos Outeiros em Santo António das Areias (Marvão).

Neste torneio competem quase 400 atletas em representação de 19 associações distritais, numa prova que conta com a organização da federação Portuguesa de Futebol (FPF) e Associação de Futebol de Portalegre (AFP).

Sacos plástico passam a custar dez cêntimos a partir de hoje

SacosplasticoOs sacos de plástico passam a custar, a partir de hoje, dez cêntimos a unidade.

Esta medida insere-se no âmbito da reforma da fiscalidade verde, levada a cabo pelo Ministério do Ambiente, tutelado por Moreira da Silva. A ideia é combater os excessos dos consumidores, pois feitas as contas, cada português gasta 500 sacos por ano.

Para as empresas esta regra poderá sair mais cara já que as empresas estão proibidas de vender sacos adquiridos antes dessa data, o que está a provocar contestação devido aos previsíveis prejuízos. A Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT) alerta que esta imposição vai custar “milhares de euros e causar danos ambientais elevadíssimos”.

Para a Quercus esta é uma batalha ganha, tendo em conta os benefícios para o meio ambiente, ainda que o valor excessivo dos sacos de plástico seja contestado por Nuno Sequeira, da organização não-governamental. “Parece-me um pouco exagerado o valor; possivelmente bastava metade desse valor para reeducar as pessoas a não utilizar tanto os sacos de plástico, até porque essa medida já foi colocada em prática em alguns supermercados e funcionou com taxas de dois cêntimos”, alega.

Como forma de combater esta medida, o Intermarché de Elvas, ao longo do dia de hoje, oferece sacos de ráfia aos seus clientes. “Queremos evitar que as pessoas gastem dinheiro nos sacos, e por isso oferecemos sacos de ráfia, para eles começarem já a ficar sensibilizados”, assegura Ernesto Cunha, gerente da superfície comercial.

Notícias da Manhã de Domingo, 15 de Fevereiro

noticias_RCMNotícias da manhã de domingo, 15 de fevereiro, na Rádio Campo Maior, com edição de Cláudia Clérigo e os seguintes temas em destaque:

– primeiro corso do Carnaval Internacional de Elvas atraiu milhares de pessoas às ruas da cidade;

– Carnaval Trapalhão animou vila de Campo Maior;

– sacos de plástico mais caros a partir de hoje;

– Rádio ELVAS homenageou emissor regional de Elvas;

– e Monfortense-Mosteirense joga-se hoje.

Ouvir aqui as Notícias da Manhã na Rádio Campo Maior