A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) vai entregar hoje, aos efetivos das 14 corporações de bombeiros do distrito de Évora, equipamentos de proteção individual (EPI).
A iniciativa irá decorrer numa sessão formal, que terá início pelas 16h30, com a assinatura pública do auto de receção do equipamento e a entrega dos equipamentos aos presidentes dos 14 municípios que farão chegar o equipamento a cada corporação, segundo Hortênsia Menino presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central.
O projeto “Aquisição de Equipamentos de Proteção Individual Alentejo Central resulta da aprovação de uma candidatura ao abrigo do Programa Operacional Temático Valorização do Território (Eixo Prioritário II Sistemas Ambientais, incluindo Prevenção, Gestão e Monitorização de Riscos), no âmbito do QREN. Assente numa parceria formalmente estabelecida entre a CIMAC e os 14 Municípios abrangidos e com um investimento global superior a 182 mil euros, a iniciativa conta o co-financiamento do Fundo de Coesão a 85%, sendo a contrapartida nacional garantida pela ANPC e pelos14 Municípios (7,5 + 7,5%).
Esta intervenção tem como objetivo a melhoria do sistema nacional de Proteção civil e o aumento da sua resiliência, designadamente através do reforço de equipamentos de proteção civil contribuindo para uma maior segurança e maior eficácia no combate aos incêndios em espaços naturais.