O Município de Estremoz, dando continuidade ao processo de Valorização e Salvaguarda do Boneco de Estremoz, submeteu hoje, dia 25, à Direção Geral do Património Cultural (DGPC) a proposta de inserção no Inventário Nacional de Património Cultural Imaterial da Produção de Figurado em Barro de Estremoz.
O Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial constitui um instrumento que promove o conhecimento alargado, à escala nacional, das múltiplas manifestações do património cultural imaterial, designadamente, no âmbito da identificação de diversidades, recorrências e afinidades tipológicas. É ainda uma forma de promoção do rigor técnico e profissional na identificação, estudo e documentação do património cultural imaterial, bem como de definição das formas de acesso ao património cultural imaterial por parte das respetivas comunidades, grupos e indivíduos.
O processo de Inventário Nacional, após validação da DGPC, será posteriormente submetido à Direção Regional da Cultura do Alentejo para parecer, será submetido a consulta pública e posteriormente será analisado pela Comissão para o Património Cultural Imaterial, a quem compete a decisão final sobre a eventual inclusão.
O sucesso da inventariação a nível nacional é imprescindível para que o Estado português possa apresentar na UNESCO a candidatura dos Bonecos de Estremoz à Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade.
De salientar que esta é a primeira proposta de inserção em Inventário Nacional de uma expressão artesanal, pelo que mais uma vez Estremoz lidera nesta área, na qual queremos ser referência a nível nacional.
É importante o apoio dos estremocenses e forças vivas do concelho neste processo, de modo a que a almejada inserção na Lista Representativa do Património Cultural da Humanidade seja alcançada com sucesso.
A inclusão dos Bonecos de Estremoz no Inventário Nacional é o primeiro passo decisivo para que também na área do artesanato possamos demonstrar que Estremoz tem mais encanto.


Isabel Russo, presidente do Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Elvas, é a convidada desta terça-feira do À Conversa Com, onde faz o balanço deste ano de mandato, pois foi eleita no dia 22 de novembro de 2013.
Valle das Servas é a nova marca lançada pelos irmãos Carlos e Luís Serrano Mira, dois vinhos, ambos tintos: o Valle das Servas Selection tinto 2011 e o Valle das Servas tinto 2012.

Mais de 392 mil desempregados estão neste momento sem prestações de apoio, embora o Estado português tenha atribuído cerca de 309 mil prestações de desemprego em outubro deste ano.
Os dois encontros da segunda mão da primeira eliminatória da Taça da Associação de Futebol de Portalegre, em seniores, disputam-se no próximo fim-de-semana: no sábado 29 de novembro, a União de Sousel joga em Montargil; no domingo, dia 30, o Fronteirense vai a Gavião. Os dois jogos estão marcados para as 14.30 horas.
O antigo primeiro-ministro, José Sócrates, foi encaminhado para o Estabelecimento Prisional de Évora, depois de lhe ser aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva
Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, foi ontem escolhida como Cidade Europeia do Vinho para 2015, pela Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN).