Miguel Macedo demite-se

MiguelMacedo

O ministro da Administração Interna anunciou, este domingo, a sua demissão. O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, já aceitou o pedido. Miguel Macedo entendeu que a sua autoridade enquanto governante ficou diminuída e, por isso, não ter “condições políticas para continuar no cargo”.

Numa declaração lida no Ministério da Administração Interna, Miguel Macedo explicou que, apesar de “não ter qualquer responsabilidade pessoal” no caso dos vistos “gold”, entendeu que não tinha condições políticas para continuar no cargo.

O ministro da Administração Interna, pelas funções que exerce, tem de ter sempre uma forte autoridade para o exercício pleno e eficaz”, das suas funções. “O ministro não pode nunca ter a sua autoridade diminuída”, reiterou.

“O que tiver de ser investigado, deve ser investigado”, afirmou, referindo-se às investigações da Operação Labirinto, que visam alegados casos de corrupção na atribuição de vistos “gold”.

Frisando não ter qualquer relação com o processo, explicou que se demite “para defender o Governo e a autoridade do Estado”.

Natural de Braga, onde nasceu a 6 de junho de 1959, Miguel Macedo foi candidato à câmara municipal de Braga e presidente da JSD nacional.

 

 

Futebol distrital: Mosteirense ganha 0-2 em Sousel

Bola2O Mosteirense venceu, na tarde de hoje,o União de Sousel, por duas bolas a zero em jogo a contar para a sétima jornada do campeonato distrital de Seniores da Associação de Futebol de Portalegre.

Ouvir aqui a Reportagem Final

Fernando Toscano, o autor do primeiro golo, mostrou-se “satisfeito com o golo que marcou” referidno à nossa reportagem que “o que interessa é a vitória”.

José Gama, autor do segundo golo, garante que “foi dificil chegar ao segundo golo”.

Para António Bragança, treinador da equipa de Sousel, “a equipa do Mosteirense é uma equipa muito boa, com jogadores muito bons. Depois da expulsão dos nossos dois jogadores já não conseguimos inverter o resultado”.

Já o treinador do Mosteirense, Jorge Moura, garantiu que “a equipa do Sousel jogou sempre com as linhas muito recuadas mas mesmo assim conseguimos controlar o jogo todo. O dois a zero já apareceu nos descontos, se aparece um golo da equipa adversária saiamos com um resultado amargo mas o que interessa são os três pontos. Conseguimos entrar nos cinco primeiros e é ai que queremos ficar”.

Quanto aos restantes resultados desta jornada: Estrela de Portalegre 5- Terrugem 0, Gafetense 1- Monfortense 2 e Gavionenses 2- Montargilense 1. De sábado vem a vitória do Crato por uma bola a zero em Fronteira.

A classificação no final desta jornada está assim: 1º Crato, 21 pontos; 2º Estrela de Portalegre, 15; 3º Gavionenses, 14; 4º Mosteirense, 11; 5º Fronteirense e Monfortense; 7º Montargilense, 9; 8º Gafetense, 7; 9º Terrugem, 1; 10º Sousel, 0.

 

Campo Maior: Individuo identificado por maus tratos a animal

OperaoGNRCoMortoO Núcleo de Proteção Ambiental, da GNT de Elvas, recebeu uma denúncia sobre falta de cuidados alimentares a um canídeo, na freguesia de São João Baptista, no concelho de Campo Maior.

De imediato foi identificado o local com verificação do animal de companhia que se encontrava já cadáver, sendo tomadas diligencias para identificação do autor.

Em colaboração com o Município foi identificado o possível autor dos factos, sendo ouvido em declarações confirmando a falta de cuidados alimentares à cerca de três dias.

Perante o presenciado foi elaborado Auto de Noticia por suspeita de crime de abandono de animal de companhia previsto na 33ª alteração ao código penal pela Lei nº 69/2014 de 29AGO.

Sacos de Plástico podem vir a custar oito cêntimos

Sacos-de-Plstico-redimensionadaO Governo pode aprovar, já para o início do próximo ano, o aumento da taxa sobre os sacos de plástico para oito cêntimos.

No caso de a medida vir a ser implementada, o valor será praticado pelos estabelecimentos comerciais sobre o consumidor final.

A nossa reportagem saiu à rua para ouvir a opinião da população sobre esta matéria. “Eu acho bem porque é uma coisa que detora muito e assim obriga as pessoas a levar uma sacola ou algo do género, que não seja plástico”, foi uma das opiniões que nos deixaram. Do outro lado temos pessoas que acham que “não é justo pois tendo em conta os ordenados das pessoas é um valor muito elevado. Se uma pessoa fizer compras no valor de 80 ou 100 euros vai ter que comprar vários sacos o que vai fazer muita diferença”.

A ideia é combater os excessos dos consumidores, pois feitas as contas, cada português gasta 500 sacos por ano.

Montemor: Despiste de autocarro provoca 3 feridos leves

DespisteAutocarroMontemorUm autocarro com 50 passageiros de origem chinesa despistou-se esta manhã, na saída da A6 para a EN4, em Montemor-o-Novo provocando 3 feridos leves.

De acordo com dados fornecidos pelos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo e pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Évora, os feridos foram transportados para o Hospital de Évora.

O alerta para o acidente foi dado às 10h14 deste domingo, e no local estiveram 16 homens apoiados por 9 viaturas dos Bombeiros de Montemor-o-Novo, INEM e GNR.

A Guarda Nacional Republicana encontra-se no local a apurar os motivos do acidente junto do motorista do autocarro acidentado.

O veículo pesado de transporte de passageiros ainda se encontra no local do acidente não estando no entanto o trânsito interrompido, uma vez que ficou imobilizado fora da estrada.

Quanto aos restantes passageiros fizeram o transbordo para outro autocarro da mesma empresa de transporte e seguiram viagem.

 

Borba: Festa da Vinha e do Vinho termina hoje

FestaVinhaVinho2014A Festa da Vinha e do Vinho chega este domingo, dia 16, ao fim, em Borba.

Ao longo da última semana, o Pavilhão de Eventos recebeu vários espetáculos musicais que fizeram as delícias dos muitos visitantes presentes.

O programa de hoje inclui cortejo etnográfico, às 14.30 horas e cerimónia de encerramento da Festa da Vinha e do Vinho seguida do espectáculo musical com “Toy e sua banda”, pelas 17.30 horas.

Beja: Dezassete pessoas intoxicadas em call center

HospitalBejaDezassete pessoas foram ontem transportadas do edifício da Portugal Telecom (PT) em Beja para o hospital da cidade com sinais de intoxicação, cujas causas são ainda desconhecidas.

A fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja indicou que o alerta foi dado às 15h54, havendo suspeita de que as intoxicações resultaram da utilização de algum produto de limpeza ou desinfeção do edifício.

No local estiveram10 operacionais dos Bombeiros Voluntários de Beja, apoiados por quatro viaturas, elementos da PSP e da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT).

Os trabalhadores tiveram alta ao início da noite. Segundo a responsável do gabinete de comunicação da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, Graça Fortunas, “deram entrada no serviço de urgência do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, 17 adultos – sete homens e 10 mulheres, com idades entre os 21 e os 41 anos – que apresentavam em diferentes graus sintomas respiratórios, náuseas e vómitos, revertidos com a terapêutica instituída.

 

Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada assinalado em Évora

dia_mundial_vitimas_estradaO Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada assinala-se hoje. Em Évora, a GARE – Associação para a Promoção de uma Cultura de Segurança Rodoviária vai desenvolver neste dia um conjunto de iniciativas.

Pelas 9h30 vai ter lugar, na Sé de Évora, uma missa em memória das vítimas da estrada. Para as 11h30 está prevista uma marcha silenciosa até ao Jardim da Memória, onde haverá, a partir do meio-dia, deposição de varas, um momento musical e partilha de testemunhos.

As cerimónias irão terminar com uma largada de pombos e o toque das sirenes dos Bombeiros Voluntários de Évora, cerca das 13h.

Desempregados vão beneficiar da Medida Vida Ativa

IEFPNo Alto Alentejo, mais de 700 desempregados de longa duração vão poder beneficiar de formação modular e formação prática em contexto de trabalho no âmbito da Medida Vida Ativa.

As ações de formação deverão arrancar em dezembro, abrangendo um total de 775 desempregados de 12 concelhos do distrito de Portalegre.

O objetivo da Medida Vida Ativa é o de formar os desempregados de longa duração em áreas de atividade distintas daquelas que estavam a exercer, para que tenham perspetivas acrescidas de um novo emprego.

Os acordos de cooperação foram celebrados com a Associação de Desenvolvimento Integrado Terras do Condestável, Centro Tecnológico da Pedra Natural (CEVALOR), e Associação Formação Tecnológica do Setor das Rochas Ornamentais (ESTER).