O recentemente lançado Herdade das Servas Reserva tinto 2011 acaba de ser eleito um dos melhores tintos do Encontro com o Vinho e Sabores 2014, evento organizado pelo 15.º ano pela Revista de Vinhos e que este ano decorreu de 7 a 10 de Novembro e recebeu quase 19 mil visitantes. Em paralelo teve lugar mais uma edição do Concurso de Vinhos A Escolha da Imprensa, no qual um diversificado painel de 25 jornalistas e representantes da imprensa elegeu os seus espumantes, brancos, rosés, tintos e fortificados preferidos. O reserva da família Serrano Mira foi um deles e já levou para o Alentejo mais propriamente para Estremoz o seu Prémio A Escolha da Imprensa.
O Herdade das Servas Reserva tinto 2011 foi lançado há cerca de dois meses, estando disponível em garrafeiras e lojas de vinhos selecionadas, para além da presença em vários restaurantes do país, incluindo o da Herdade das Servas. Pode ser adquirido em garrafas de 750ml, a solo ou em estojos de três ou quatro unidades, ideais para ofertas de Natal. Os preços de venda recomendados são, respectivamente, 18,16; 59,10 e 72,64.
O Reserva da Herdade das Servas é um vinho que só passa da adega para a mesa do consumidor quando alcançado o patamar de excelência e o perfil definidos pelo produtor: um tinto de cor ruby escuro, aroma a frutos pretos bem maduros, sugerindo compotas, integrados com chocolate negro. No paladar revela um sabor intenso, elegante, complexo e aveludado, com taninos redondos e robustos que lhe garantem uma boa longevidade.
Esta é apenas a quinta colheita lançada, à qual sucederam as de 2003, 2004, 2006 e 2008. Para a criação do Herdade das Servas Reserva tinto 2011, e à semelhança do que aconteceu com a edição de 2003, o lote foi composto pelas castas Alicante Bouschet, Touriga Nacional, Aragonez e Petit Verdot, provenientes de Vinhas Velhas e todas elas vinificadas em extreme, o que permitiu afinar o vinho em função do perfil idealizado.
O processo de vinificação é igual para todas as castas: maceração pré-fermentativa a 8-10.º, seguida de fermentação alcoólica em lagares de inox, com controlo de temperatura a 26-28.º e remontagens mecânicas feitas por robot pisador/imersor. No que toca ao envelhecimento, após o afinamento do lote durante 14 meses em barricas de carvalho francês (70%) e americano (30%), o vinho é engarrafado e estagia durante 16 meses na cave da Herdade das Servas.