Alpalhão: Formação em Medicina do Adolescente

SPPediatriaA 9ª Escola de Outono de Medicina do Adolescente inicou-se ontem, dia 6, e vai decorrer até amanhã, dia 8, em Alpalhão, no Hotel Monte Filipe, promovida pela Sociedade Portuguesa de Medicina do Adolescente, que integra a Sociedade Portuguesa de Pediatria.

Elisabete Santos, Presidente da Sociedade Portuguesa de Pediatria, esclarece que este evento é uma “preocupação de dar formação no âmbito da Medicina do Adolescente, desde há nove anos que fazemos anualmente esta Escola de Outono, que é dirigida a profissionais no âmbito da saúde, não só a pediatras, com o intuito de fazer formação nesta área”.

No primeiro dia “efetuamos sempre uma formação relativamente ao atendimento ao adolescente de forma global”, havendo também lugar a “simulações dessas mesmas entrevistas/consultas”.

Hoje vão ser abordados três temas específicos ao longo de todo o dia, são eles: Agitação Psicomotora e Distúrbios do Comportamento; Nutrição nos Adolescentes Saudáveis e nos Desportistas; e Como Trabalhar com Jovens com Consumo de Tabaco: como prevenir e como tratar esta situação.

No último dia desta Escola de Outono vai-se falar na Patalogia Reumatológica na Adolescência e dos Eventos Paroxísticos Não Epilépticos.