Doença de Alzheimer no Ponto de Vista desta semana

AlzheimerAna Paula, é cuidadora de um doente de Alzheimer há mais de 20 anos.

Na edição desta semana do Ponto de Vista, conta que “a função de um cuidador é muito difícil. No meu caso, exercemos esta função, eu, a minha mãe e a minha irmã e vamos dividindo o trabalho”.

“A primeira vez que notámos que algo estava erado foi quando o meu pai tentou escrever o número dois e a caneta não passava da primeira bolinha. Esta é uma imagem que não me sai da cabeça”, referiu a nossa convidada.

A Doença de Alzheimer trata-se da patologia neurodegenerativa mais comum na população idosa, sendo de particular importância a divulgação de informação que possa contribuir para uma melhor qualidade de vida destes doentes.

Agrupamento de Escolas de Campo Maior entregou diplomas

Entrega_Diplomas_Campo_MAiorO Agrupamento de Escolas de Campo Maior homenageou, no passado dia 3 de outubro os alunos e alunas que se distinguiram no ano letivo de 2013-14, numa cerimónia que contou com a presença do presidente Ricardo Pinheiro e dos vereadores Sérgio Bicho e Isabel Raminhas.

Num Centro Cultural completamente cheio de pais, familiares e amigos, os alunos subiram a palco para receberem os seus diplomas, como forma de reconhecimento pelo seu esforço e trabalho no passado ano letivo.

Destaque para os alunos distinguidos, Ricardo Alexandre Nora Mulano, o melhor aluno dos cursos profissionais, e Ricardo Brazão Veríssimo, o melhor aluno do ensino secundário regular, premiados com um cheque de mérito de 500€, doados pelo Município de Campo Maior, pela Caixa Geral de Depósitos e pela Delta Cafés.

Nesta cerimónia receberam ainda um diploma de participação os alunos que durante as Férias de Verão fizeram voluntariado nas várias instituições do concelho, através do projeto Campo Maior Vila Solidária da Europa, que se repetiu este ano depois do sucesso alcançado por esta mesma ação, no verão de 2013 e nas férias de Natal e Páscoa. Este ano foram mais de 100 os voluntários, a partir dos 12 anos, a aderir a esta iniciativa.

Ainda antes da entrega dos diplomas, teve lugar uma apresentação de Mafalda Minas, a responsável pela aplicação da metodologia EPIS (Empresários Pela Inclusão Social) em Campo Maior, uma das ações desenvolvidas no eixo da promoção do sucesso escolar do projeto Campo Maior Vila Solidária da Europa, e uma outra intervenção de Dora Velez, assistente social do Centro Distrital da Segurança Social de Portalegre, que reforçou a importância deste trabalho para os alunos e para as famílias, referindo ainda que apenas cerca de 20 concelho trabalham esta metodologia no país, sabendo que Campo Maior é o único concelho do distrito de Portalegre a aplicá-la.

Clube da Flor de Papel foi apresentado em Campo Maior

Clube_Papel_Campo_MaiorNo passado dia 2 de outubro, foi apresentado, na Escola Secundária de Campo Maior, o Clube da Flor de Papel, um projeto a ser desenvolvido pelos alunos e professores da escola, integrado no segundo eixo do projeto “Campo Maior Vila Solidária da Europa” que pretende promover o Emprego, Empreendedorismo e Desenvolvimento Comunitário.

Este clube tem ainda como fim promover o gosto e a aprendizagem dos jovens campomaiorenses pela arte centenária do nosso povo, a arte de trabalhar o papel.

Durante o ano letivo, os jovens vão aprender a fazer as mais diversas flores de papel, sendo que um dos objetivos finais será ajudar a preparar e “enramar” na próxima edição das Festas do Povo, em conjunto com os seus moradores, a envolvente da Escola Secundária de Campo Maior, nomeadamente a Rua D. João de Portugal.

Numa sessão que decorreu no Auditório da Escola Secundária de Campo Maior e que contou com a presença do presidente Ricardo Pinheiro, o professor Fernando Antunes apresentou a conferência “Escolas em Flor”, através da qual, duma forma eloquente, falou sobre os mais de 100 anos das Festas do Povo, explicou a importância do Clube da Flor de Papel, dos jovens aprenderem a arte de fazer flores e de participarem de forma ativa na preparação e organização do maior evento cultural do Alentejo.

Futebol distrital: Terrugem-Mosteirense é domingo à tarde

Bola_1A Juventude Desportiva da Terrugem recebe o Futebol Clube Mosteirense, no próximo domingo, dia 12, às 15 horas. A partida conta para a terceira jornada da primeira fase do campeonato distrital de seniores da Associação de Futebol de Portalegre. 

Esta ronda apenas tem um encontro antecipado, para sábado às três da tarde: em Fronteira, o Fronteirense recebe o Montargilense. No domingo, à mesma hora, há mais quatro jogos: Terrugem – Mosteirense, Crato – Monfortense, Estrela de Portalegre – Gafetense e Gavionenses – Sousel.

A Rádio Campo Maior faz a sua emissão especial, com transmissão desportiva em direto, na tarde de domingo dia 12, entre as 14 e as 18.30 horas, com destaque para a reportagem da partida a disputar no relvado sintético do campo de futebol da Terrugem.

Oito distritos em aviso laranja até quinta-feira

chuvaO Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou o aviso de riscos causados pelo mau tempo, devido a chuva forte e trovoada, em oito distritos, passando-o para laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro.

Os distritos afetados por este aviso laranja, de acordo com o IPMA, são Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga.

Nos distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga, o aviso laranja vigora até às 9 horas de quinta-feira, enquanto nos distritos de Viseu, Vila Real, Leiria, Aveiro e Coimbra vigora até às 12 horas do mesmo dia.

Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro e Coimbra estão ainda sob alerta amarelo devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com quatro a cinco metros até às 12 horas de quinta-feira.

Bragança, Guarda, Santarém e Castelo Branco estão sob aviso amarelo, estando para Bragança até às 9 horas de quinta-feira e na Guarda, Santarém e Castelo Branco até às 12 horas também do mesmo dia.

Até às 15 horas de hoje está o distrito de Lisboa em alerta amarelo, bem como o de Portalegre, até às 18 horas.

 

Euromilhões: Jackpot de 128 milhões na próxima 6ª feira

Euromilhoes2O sorteio do Euromilhões da próxima sexta-feira, vai contar com um ‘jackpot’ de 128 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem na combinação vencedora.

O 2.º prémio saiu a quatro apostadores, um dos quais em Portugal, com um valor individual de 454.461,70 euros, sujeitos a tributação de 20% no nosso país. O 3.º prémio saiu a 13 jogadores, nenhum em território nacional, pertencendo a cada um deles 46.611,42 euros.

Dez portugueses acertaram no 4.º prémio e irão receber 4.522 euros que, ficando abaixo dos 5 mil, não serão taxados pelo Estado.

A chave do sorteio de hoje é composta pelos números: 9, 21, 28, 30, 38 e pelas estrelas 1 e 8.