O Estabelecimento Prisional de Elvas inaugurou esta sexta-feira, dia 3, hoje um espaço de Biblioteca/Sala de Convívio para os reclusos.
Rui de Sá Gomes, director Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, referiu que neste estabelecimento vê-se autenticidade ( ) Isso significa que existe uma cultura de envolvimento das pessoas pois os estabelecimentos prisionais não são meros depósitos de homens. A pena serve para dar segunda oportunidade e instrumentos para preparar a pessoa para a liberdade.
O diretor geral garante que a cadeia é formação, valores, o reconhecimento do mal cometido, a segunda oportunidade para a vida e o mundo novo que os espera lá fora.
Ana Rosa Reis, diretora do estabelecimento prisional de Elvas, garante que este espaço que foi re – inaugurado pretende incentivar à leitura. Os trabalhos resultaram de uma parceria entre o coração Delta e os reclusos e contou também com a entrega de livros, tanto por parte do Comendador Rui Nabeiro como de quatro editoras portuguesas.
Atualmente, sete reclusos trabalham no interior do estabelecimento para a Tecnidelta a reparar máquinas de café. Ana Rosa Reis garante que o seu trabalho está a correr muito bem e já foram reparadas mais de 300 máquinas.
O comendador Rui Nabeiro garante que este trabalho é desenvolvido em várias cadeias do pais e dá gozo animar estas pessoas.