Elvas: Instalações da Segurança Social em risco de encerrar

seguranca_socialO Governo vai juntar nas mesmas instalações centros de emprego e Segurança Social. Numa primeira fase, a partilha do espaço ocorrerá em 15 localidades, mas a intenção é alargar este projeto-piloto a outras cidades do país e, numa segunda fase, vir a integrar totalmente o atendimento dos dois serviços.

Segundo fonte da Rádio ELVAS, esta situação está para breve na cidade de Elvas passando os serviços de Segurança Social a funcionar nas instalações do Centro de Emprego.

No entanto, João Laranjo, diretor do centro distrital de Portalegre da Segurança Social, garante que “esta informação não passa de um boato”. “Aquilo que o Governo está a fazer é, nos locais onde há espaços no IEFP ou na Segurança Social, em vez de estarmos a pagar rendas juntamos os dois serviços. No distrito o que temos estado a fazer é uma parceria com as câmaras, como aconteceu em Sousel, Castelo de Vide e Fronteira, para que a Segurança Social passe para um espaço da autarquia”, informou.

“Em Elvas isto não vai acontecer, para já, porque o edifício onde funciona a Segurança Social ainda reúne todas as condições por isso vai manter-se tudo como está”, garantiu João Laranjo.IEFP

Em Estremoz e Sacavém esta situação já se verifica desde o dia 26 de Maio. Já em Vila Real de Santo António, a situação vai acontecer ao contrário, a partir de Julho, o atendimento do centro de emprego vai ser deslocado para as instalações – mais recentes e com melhores condições – da Segurança Social.

Entre os critérios que presidem à decisão de juntar os dois atendimentos estão a poupança de recursos e a disponibilidade de instalações.

O IEFP tem 52 centros de emprego e centros de emprego e formação profissional no Continente (que agregam ao todo 82 pontos de atendimento), que se concentram sobretudo na região Norte e de Lisboa e Vale do Tejo, enquanto o ISS tem mais de 300 centros de atendimento.