Feira da Cortiça de Coruche chegou ontem ao fim

FICOREncerrou ontem a 6ª Edição da FICOR, que teve lugar de 29 de maio a 1 de junho no Parque do Sorraia e no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, em Coruche.

A organização faz um balanço positivo do evento, com destaque para o I Congresso da Fileira do Sobreiro e da Cortiça organizado pela FILCORK, que lotou e reuniu associações, empresários, produtores florestais e investigadores deste setor. Foi assinalado um acordo de cooperação para o futuro Centro de Competências do Sobreiro e da Cortiça com a presença da Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, centro este, que virá a estar sediado no Observatório do Sobreiro e da Cortiça.

As diversas atividades que constavam do programa decorreram com uma muita participação, não só no dia da inauguração, cujo o governo se fez representar institucionalmente pelo Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Francisco Gomes da Silva, como por todos aqueles que quiseram descobrir o novo espaço físico da FICOR, na antiga central de camionagem de Coruche.

O programa da FICOR destinado ao público em geral, teve a melhor recetividade por parte do público, nomeadamente o Coruche Fashion Cork na noite de sexta-feira, reuniu nomes de grandes criadores da moda portuguesa como Katty Xiomara, Elsa Barreto e Anabela Baldaque. O concerto com o Berg fez vibrar a plateia da praça de Água, que esteve em grande sintonia com este músico que declarou ter ficado fã de Coruche.

No domingo, Dia Nacional do Sobreiro e Dia Mundial da Criança, Coruche e a FICOR contaram com seis horas de emissão do “Portugal em Festa”, da SIC, num novo formato conduzido por João Baião e que encheu o novo espaço do certame e de todo o Parque do Sorraia.

Em termos desportivos a Corrida das Pontes que comemorou no dia 1 de junho o seu 10º aniversário teve mais de 400 corredores inscritos.