O 1º Simpósio do café, Saúde e Sociedade arrancou esta sexta-feira, no Centro de Ciência do Café, em Campo Maior.
O comendador Rui Nabeiro, administrador do Grupo Nabeiro Delta Cafés, considerou que este é dos primeiros grandes eventos realizados neste novo local, no âmbito da importância do café e da sua relevância para a saúde. Queremos que a população saiba beber e seja aconselhada. A ciência do Centro presta, desta forma, o seu papel ao homem e à sociedade.
O ministro da Saúde, Paulo Macedo, inaugurou este simpósio e efetuou uma visita ao Centro de Ciência do Café. No final salientou que o centro de ciência vai possibilitar um conjunto de estudos e ainda há muito a fazer na relação do café com a saúde, como são as doenças degenerativas ou diabetes. Em Campo Maior temos um conjunto de sinergias em volta do café, desde a sua torrefação, comercialização e agora juntamos a vertente da ciência. É muito importante, finalizou.
Ricardo Pinheiro, presidente do município de Campo Maior, sublinhou a importância para a vila e sua comunidade na aposta da valorização do centro, através da vertente lúdica e científica.
Este sábado, dia 24 maio, o Simpósio prossegue com a abordagem sobre o tema dos Efeitos do Consumo do Café, nas áreas dos benefícios do café, mito e crenças; o café a nutrição e a cafeína a nível cardíaco.
O segundo painel tem como tema central O café na Sociedade, no qual serão discutidos o café memória; código do café. O consumidor como centro e as rotas do café. Sociedade e Linguística.




Decorrem nos próximos dias 31 de maio e 1 de junho as corridas da feira de Cáceres (Espanha). Os abonados do Campo Pequeno beneficiam de um desconto de 25 por cento nos bilhetes para estas corridas.
A Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos do Colégio Luso-Britânico de Elvas (APELBE), vai organizar este sábado, dia 24, o Dia da Família.
Terminam hoje, 23 de maio, as inscrições para o I Triatlo Jovem de Portalegre.
O cavaleiro tauromáquico João Moura encontra-se hospitalizado depois de uma queda, quando montava a cavalo, sofrida na Quinta de Santo António, em Monforte, ao final da tarde desta quinta feira, dia 22.
A Semana Gastronómica das Sopas Alentejanas decorre em Elvas a partir de hoje, sexta-feira dia 23, e prolonga-se até 1 de junho (domingo).
As Festas da cidade de Portalegre estão a decorrer na capital de distrito. Adelaide Teixeira, presidente daquele município, revela-se satisfeita com a programação deste ano.