“Ser Espiritual” apresentado hoje no Centro de Ciência do Café

1CCCLivroPortelaFoi apresentada esta tarde, no Centro de Ciência do Café, em Campo Maior, a obra “Ser Espiritual – da Evidência à Ciência”, de Luís Portela.

O autor explica que este livro parte de uma perspetiva sua, “espiritual”, “desenvolvida ao longo dos anos”. Luís Portela garante que este é o resultado final de um trabalho de “alguém que gosta dos caminhos da ciência e que acha que cabe à ciência e ao rigor do método científico desbravar terreno também na área da espiritualidade”.

Cecília Oliveira, diretora do Centro de Ciência do Café, assegura que este livro foi apresentado neste espaço, dado que o Centro quer ser “conhecido pela divulgação da cultura, da ciência e do conhecimento em várias”. A iniciativa foi organizada em conjunto com a Delta Saúde, “na pessoa da doutora Fátima Ferreira”, explica Cecília.

Coube a Mário Simões fazer a apresentação deste livro. O médico alega que esta é uma obra “acessível a todos” e que traz uma “perspetiva diferente” daquilo que é a espiritualidade.

Acidente causa cinco mortos em Badajoz

AcidenteBadajozCinco rapazes, com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos morreram ontem à noite num acidente, na autoestrada que liga Castuera  e Puerto Hurraco, em Badajoz, Espanha.

O Mini Bus em que seguiam embateu numa máquina agrícola e causou ainda 13 feridos sem gravidade, na sua maioria menores de idade. Todos eles pertenciam a uma equipa de futebol de salão de Monterrubio de la Serena.

Cerimónia de Homeganem este sábado

A cerimónia fúnebre tem lugar este sábado, dia 10 de maio, pelas 11 horas (hora espanhola), no polidesportivo de Monterrubio de la Serena

O acidente ocorreu pelas 21:22 (hora espanhola) ao quilómetro 3,5 da BA-051, ao longo de uma reta. As causas do acidente estão já a ser investigadas.

3 Dias de Luto

Germán López Iglesias, Delegado do governo da Extremadura, referiu que as famílias estão a “ser muito fortes” nesta hora de dor.  O Governo da Extremadura decretou três dias de luto em memórias das vítimas.

Elvas: Secundária recebe encontro regional eTwinning

Encontro_Regional_eTwinningDezenas de professores estão em Elvas, hoje e amanhã, para o Encontro Regional eTwinning.

Herlander Mira, chefe da equipa multidisciplinar da Direção- geral dos estabelecimentos escolares da Região Alentejo, garante que “estes encontros são bastante enriquecedores para a região pois permitem mostrar aos alunos as ofertas que existem lá fora”.

Rita Zurrapa, coordenadora do projeto a nível nacional, referiu que “o eTwinning é uma comunidade escolar assente numa plataforma virtual onde é possível desenvolver projetos com professores de vários países”. As mais-valias são “principalmente para os alunos por podem entrar em contacto com outros alunos e assim conhecerem várias culturas”.

Elisabete Fiel, embaixadora para a região do Alentejo do eTwinning, salientou o facto de “este projecto permitir o trabalho entre alunos e professores de vários pontos do mundo”.

Fátima Pinto, directora da Escola Secundária de Elvas, mostrou-se “satisfeita por este encontro de realizar no estabelecimento de ensino”.

Vila Viçosa: Vereador da Oposição em protesto

Inacio1O vereador da oposição na Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança, está a esta hora numa ação de protesto junto às piscinas municipais daquela vila alentejana.

Inácio Esperança é vereador eleito pelo Movimento Unidade do Concelho (MUC), num executivo liderado por Manuel Condenado, da CDU.

Atendimento ao público feito na Praça Pública

À Rádio Campo Maior, Inácio Esperança, relatou em direto do local, os motivos da ação de protesto. “O senhor presidente informou-me na última quarta-feira, dia de reunião camarária no executivo, que porque eu não cumpri o horário estabelecido no atendimento aos municípes (15 às 16 horas) me era retirada a sala de atendimento ao público, porque a mesma era necessária para outros fins. O que não se verifica porque a sala está vazia. Eu ultrapassei o tempor em cerca de 10 a 15 minutos”, justificou. 

“Vila Viçosa precisa de democracia” – Esperança

O atendimento aos munícipes está a ser feito em plena via pública, junto às piscinas municipais de Vila Viçosa, pelo vereador da oposição Inácio Esperança (MUC), como protesto ao executivo liderado por Manuel Condenado. “As pessoas perguntam-se o que se passa e eu informo. O 25 de abril foi há 40 anos, mas em Vila Viçosa precisamos de um novo 25 de abril. Precisa-se de democracia”.

A Rádio Campo Maior já contatou Manuel Condenado, presidente da câmara Municipal de Vila Viçosa, para se pronunciar sobre esta notícia, mas o autarca encontra-se incontactável.

“À Conversa Com” Pedro Zuna

PedroZunaRCMPedro Zuna (na foto) é o proprietário da loja Elvas Zoo, situada na Boa-Fé, em Elvas, e está na edição de hoje do “À Conversa Com”, para dar a conhecer este espaço comercial dedicado aos animais.

Nesta loja, de acordo com Pedro, pode-se encontrar uma larga variedade de animais: peixes de água fria e de água quente, todo o tipo de pássaros, hamsters, coelhos anões, tartarugas, cães e gatos. Também a alimentação e todo o tipo de acessórios para estes animais podem ser encontrados e adquiridos na Elvas Zoo.

Para ter esta loja aberta, Pedro lembra que teve de “ter o parecer da veterinária municipal, da delegada de saúde e a licença no ICNF em Lisboa”.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Exposição de Artesanato e Doçaria começa hoje em S. Vicente

artesanatoedocariaSaoVicenteArranca hoje a primeira exposição de Artesanato e Doçaria em São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas, pelas 19 horas.

Luís Grilo, presidente da Junta de Freguesia de São Vicente, explica que este evento é o culminar de “um desafio que já tinha sido feito aos artesãos da freguesia no ano passado”. Na altura não foi possível avançar com a iniciativa e, este ano, o presidente voltou a desafiar os artesãos e pasteleiros daquela localidade.

Ao todo, vão estar 16 stands montados no Pavilhão Multiusos de São Vicente. A animação está a cargo de Jorge Guerreiro, amanhã, sábado, dia 10 de maio, e do Grupo de Cantares de São Vicente e Ventosa, no domingo, 11 de maio.

 

Petição em Defesa do Hospital de Elvas entregue na AR

1A Comissão em defesa do Hospital de Santa Luzia foi recebida ontem, dia 8 maio,  na Assembleia da República (AR), onde entregou a petição pelo direito dos doentes aos serviços de saúde.

“Luta não termina aqui” – Rondão

O Comendador Rondão Almeida, vereador da Câmara de Elvas, e em representação desta comissão, assegurou que saiu da Assembleia da República satisfeito, pelo facto dos parlamentares perceberam a preocupação da população.

Rondão Almeida lembrou, no entanto, que a luta pela defesa do hospital de Santa Luzia não pode terminar com a entrega da petição.

Pedro Marques, deputado do Partido Socialista, garantiu que esta petição obriga o parlamento a tomar uma posição política.2

Integraram a comitiva, para além de Rondão Almeida e a vice-presidente da Câmara de Elvas, Elsa Grilo; António Anselmo (presidente Borba) e Ricardo Pinheiro (presidente de Campo Maior).

Estes elementos foram recebidos pelo vice-presidente da Assembleia da República, Guilherme Silva, que recebeu das mãos do comendador a petição com as mais de 11 mil assinaturas.

A comitiva reuniu igualmente com a presidente da Comissão Parlamentar para a área da saúde do Partido Socialista, Maria Antónia Almeida Santos.

 

Livro de Luís Portela apresentado hoje no Centro de Ciência do Café

LivroLuisPortelaÉ apresentado hoje, no Centro de Ciência do Café, em Campo Maior, pelas 18h30, o livro “Ser espiritual – Da Evidência à Ciência”, de Luís Portela.

Luís Portela é fundador e presidente da Fundação Bial, médico, professor universitário e distinguido pela investigação na área da neurociência.

Para além de “Ser Espiritual – Da Evidência à Ciência”, Luís Portela já publicou mais quatro obras.

Badajoz: Acidente mata cinco jovens

acidente1Cinco rapazes, com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos morreram ontem à noite num acidente, na autoestrada que liga Castuera  e Puerto Hurraco, em Badajoz, Espanha.

O autocarro em que seguiam embateu numa máquina agrícola e causou ainda 13 feridos sem gravidade, na sua maioria menores de idade. Todos eles pertenciam a uma equipa de futebol de salão de Monterrubio de la Serena.

O acidente ocorreu pelas 21:22 horas locais (hora espanhola) ao quilómetro 3,5 da BA-051, ao longo de uma reta. As causas do acidente estão já a ser investigadas.

Associação de Estudantes da Agrária promove Festa Ibérica

AgrariaFestaIbericaA Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária de Elvas promove esta sexta-feira uma Festa Ibérica.

De acordo com o presidente da Associação, Luís Pereira, a festa decorre no Museu Militar de Elvas, “junto aos claustros do museu, no picadeiro, onde o curso de Equinicultura tem aulas de Equitação”. Para além de “uma demonstração de equitação”, vai haver “um espetáculo de sevilhanas”.

A Festa Ibérica da Associação de Estudantes da Agrária de Elvas tem início às 20h30, sendo que às 21h30 há churrasco e música com o DJ Kiko Rasquilho, a partir das 23h30.