ALANDROAL: FURTO DE COBRE IMPEDE REGA

lucefecitA estação elevatória da Barragem de Lucefécit, no concelho de Alandroal, foi assaltada na madrugada do passado domingo, dia 27 de abril.

Os larápios furtaram cobre e baterias existentes no Posto de Transformação de Energia Elétrica existentes na referida estação.

De acordo com o Major Rogério Copeto, do Comando Territorial de Évora, da GNR, em declarações à Rádio Campo Maior, o prejuízo deste assalto ascende a “25 mil euros”. O mesmo responsável adverte ainda que “para além do furto de materiais não preciosos há a lamentar o prejuízo para todos os agricultores”, uma vez que os mesmos estão privados do fornecimento de água em altura de campanha para concretizarem as regas das culturas.

A GNR informa ainda que se “encontra empenhada” em encontrar os responsáveis pelo furto e apresenta-los à justiça, bem como recuperar o material furtado.

CE ACOMPANHA ESTRATÉGIA DE REGIONAL PARA O ALENTEJO

CE28abrilA elaboração da Estratégia Regional de Especialização Inteligente (EREI), que a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo tem vindo a promover, em articulação com a preparação do próximo Programa Operacional Regional do Alentejo 2014/2020, é um dos elementos centrais do processo de preparação do novo ciclo de fundos comunitários para o período 2014/2020.

A EREI visa fundamentalmente identificar e valorizar os domínios em que a Região apresenta vantagens estratégicas, efetivas ou potenciais, em termos de especialização científica, tecnológica e económica, capazes de melhorar a sua competitividade e internacionalização, promovendo uma maior articulação entre os processos de investigação e as necessidades das empresas, constituindo-se assim como o referencial para o apoio dos fundos comunitários em matéria de I&D às entidades do Sistema Cientifico e Tecnológico e às empresas durante o próximo período 2014/2020.

No âmbito destes trabalhos foram já identificadas como domínios prioritários de intervenção: o Complexo Agroalimentar e Florestal; o Património e a Cultura; o Ambiente e os Recursos Naturais; as Energias Renováveis; a Mobilidade, a Aeronáutica e as Tecnologias de Informação Comunicação e Eletrónica; e a Economia Social.

A Comissão Europeia/DG REGIO promove e acompanha tecnicamente a elaboração desta estratégia regional, pelo que esteve em Évora nos passados dias 21, 22 e 23 o Dr. Jacek Walendowski como perito responsável por essa função. Durante estes três dias realizaram-se diversas reuniões de trabalho com a participação da Comissão de Coordenação e dos parceiros regionais mais relevantes sobre esta matéria, designadamente a Universidade de Évora, os Institutos Politécnicos de Beja, Portalegre e Santarém, os centros de investigação e representantes de entidades do tecido económico regional.

Este processo culminará com a aprovação por parte da Comissão Europeia, durante o mês de Julho, deste importante referencial para o desenvolvimento do Alentejo e para a alocação de significativos recursos financeiros em prole da competitividade regional.

“ALENTEJO, TEMPO PARA SER FELIZ” GALARDOADO NO “TOURFILM-RIGA 2014”

alentejofilmeO filme promocional “Alentejo, tempo para ser feliz” – lançado pela Entidade Regional de Turismo em 2013 – conquistou o terceiro prémio da categoria “Ecoturismo”, da sétima edição do “Tourfilm-Riga 2014”, o festival que, anualmente, premeia filmes promocionais de produtos, cidades, países ou regiões turísticas.

Recorde-se que o spot turístico agora premiado na capital da Letónia revela – num registo efabulado – as multiplicas emoções que os turistas podem vivenciar no território e, à semelhança de uma curta-metragem, transporta o público para momentos de acção, aventura, alegria ou beleza, revelando um Alentejo singular, genuíno e marcado por fortes traços identitários.

Para a Turismo do Alentejo, o galardão conquistado em Riga vem reforçar, mais uma vez, a excelência do vídeo, mas também o potencial e a capacidade da região promover a multiplicidade da sua oferta turística de forma inovadora, disruptiva e diferenciadora.

Refira-se que o filme promocional “Alentejo, tempo para ser feliz” conquistou, em Outubro de 2013, o Golfinho de Prata da categoria “Filmes de Turismo”, do Cannes Corporate Media & TV Awards.

Ao Festival Internacional de Turismo “Tourfilm-Riga 2014” concorreram, este ano, cerca de 150 projectos, oriundos de dezenas de países, como por exemplo Itália, Espanha, Alemanha, França ou Reino Unido. Os premiados foram revelados sábado, 26 de Abril, numa cerimónia realizada no emblemático cinema “Splendid Palace”.

Domingos Santos surpreende na Ervideira

DomingosSantosO piloto de Campo Maior, Domingos Santos atual Campeão Nacional Classe TT1 levou a sua pequena 250 ao segundo lugar da geral na segunda prova do Campeonato Nacional e á primeira vitória na Classe TT1.

Com este resultado o piloto alentejano está em primeiro da classe TT1 igual de pontos com o segundo classificado e segundo do Campeonato Nacional absoluto.

“A segunda prova do Campeonato não poderia ter corrido melhor, mas fui para esta prova um pouco condicionado pois á quinze dias tive um lesão muscular, da qual ainda não tinha recuperado, não sabendo qual seria o ritmo de prova que iria manter. Na primeira etapa de 75km inseri um ritmo constante, sem ariscar e sempre muito concentrado pois esta prova contém algumas zonas perigosas. No final da primeira etapa fiquei com alguma vantagem sobre os meus adversários diretos, o que me levou a ir para a segunda etapa de 154km mais calmo, tentando gerir o esforço físico e poupar um pouco a mota. A vinte km do fim fiquei sem travão da frente mas com a experiencia que vou tendo deu para levar a mota até ao final sem stress”, garantiu o piloto.