40 Anos do 25 de Abril assinalados na Rádio Campo Maior

25abrilestudioRádio Campo Maior, em parceria com o Museu Militar de Elvas, realizaram esta tarde uma debate sobre os “40 anos do 25 de Abril”.

Entre as presenças contaram-se a do General Pena Madeira (na foto à esquerda), um dos capitães de Abril, que teve um papel decisivo no sucesso das operações na noite de 24 de abril de 1974, uma vez que estava encarregue das transmissões e escutas, que entre outras revelações confirmou a ida de Marcelo Caetano para o Carmo e a sua posterior rendição a Salgueiro Maia.

Entre as reflexões feitas pelos convidados foi possível concluir que a Guerra Colonial, o descontentamento da classe militar e o apoio do povo foram marcos essenciais para  a Revolução dos Cravos.

De salientar ainda que o material envolvido de transmissões da Operação do 25 de abril está patente no Museu Militar de Elvas.25abrilestudiosB

Ali podem ser apreciados excertos dos manuscritos resultantes das escutas; a lista de códigos e frequências e ainda o emissor/recetor RACAL TR 28, considerado o equipamento móvel na altura, que permitia a comunicação entre as forças no terreno e o Posto de Comando (PC) das operações.

Morreu Tito Vilanova

Tito_VilanovaO ex-treinador do Barcelona Tito Vilanova (na foto) morreu esta sexta-feira, dia 25 de Abril, aos 45 anos, vítima de cancro na glândula parótida.

Vilanova estava internado no Centro Hospitalar de Barcelona, onde ontem havia sido operado de urgência, devido a complicações gástricas.

O anúncio da morte de Tito Vilanova foi feito por familiares.

Tito Vilanova foi treinador do Barcelona uma época e meia, substituindo Pepe Guardiola.

5º Encontro de Música Popular hoje em São Vicente (Elvas)

EncontroGruposSVicenteA Associação Grupo de Cantares de São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas, realiza hoje, dia 25 de Abril, pelas 21.30 horas o 5º Encontro de Música Popular Portuguesa.

Os grupos convidados, na edição deste ano, são o Grupo de Cantares Terras de Quidintesta, de Belver (concelho de Gavião) e o Grupo das Harmónicas de Campo Maior, aos que se junta o conjunto da casa: Grupo de Cantares de São Vicente e Ventosa.

No final do 5º Encontro, por volta da meia-noite, há after party com o DJ Matiax, de Portalegre. As entradas são livres.

Prosseguem hoje em Campo Maior as celebrações do 25 de Abril

25AbrilCravosCampoMaiorProsseguem hoje, em Campo Maior, as celebrações dos 40 anos do 25 de Abril. Esta manhã houve hastear da Bandeira Nacional em várias instituições do concelho com arruada da Banda 1ª de Dezembro.

Ontem à noite, a Praça da República recebeu um espetáculo promovido pela Câmara Municipal, com as presenças do Rancho Folclórico e Etnográfico de Campo Maior, dos Amigos das Harmónicas e do Grupo Despertar Alentejano.

À meia-noite, a Bandeira Nacional foi hasteada, ao som do Hino Nacional e dos tradicionais 25 morteiros de abril. A noite terminou com a distribuição de cravos pela população.

Hoje, pelas 17 horas, no Centro Polivalente de Degolados, há animação musical com o Grupo de Vozes da Nossa Terra, Musical União de Degolados e as Ceifeiras de Degolados. Às 21 horas há Sessão Solene da Assembleia Municipal de Campo Maior, comemorativa dos 40 anos do 25 de Abril e, uma hora mais tarde, decorre o concerto “Cantar Abril”, pelo Coro da Academia Sénior de Campo Maior.

Ver aqui Foto Reportagem

Carros de 2 Cavalos vão passear pelo Alentejo

Clube2CVO Clube 2CV de Portalegre organiza, em parceria com o Clube 2CV do Porto, um passeio ao Alto Alentejo, entre hoje e domingo.

O passeio inclui visitas ao centro histórico de Castelo de Vide, castelo de Marvão, Serra de São Mamede, Portalegre e Arronches.

Ao todo vão participar neste evento cerca de 100 pessoas e cerca de 50 viaturas.

 

CELEBRAÇÕES DOS 40 ANOS DO 25 DE ABRIL

25abrilHoje é dia 25 de Abril. Assinalam-se os 40 anos da Revolução dos Cravos em 1974.

Neste sentido, a rádio Campo Maior e o Museu Militar de Elvas realizam uma mesa redonda sobre o 25 de Abril e os 40 anos passados desta revolução. A transmissão tem lugar entre as 15 e as 17 horas no museu militar de Elvas.

Em Campo Maior, as celebrações arrancaram ontem à noite com animação musical, na Praça da República, que culminou com o hastear das bandeiras, ao som dos 25 morteiros de abril e do hino nacional, interpretado pela Banda 1º de Dezembro.

O Rancho Folclórico e Etnográfico de Campo Maior foi um dos grupos que animou a noite, a par dos Amigos das Harmónicas e do Grupo Despertar Alentejano.

O presidente da Câmara de Campo Maior, Ricardo Pinheiro, assegurou que celebrar o 25 de abril “é continuar a relembrar a forma como Portugal viveu até então”.

Também ontem, durante a tarde, foi inaugurada uma exposição, a propósito deste momento histórico em Portugal, na biblioteca municipal João Dubraz, em Campo Maior.

A exposição, constuída, sobretudo, por cartazes e boletins informativos sobre o 25 de abril de 1974, foi doada pelo Partido Comunista Português e pela Associação 25 de Abril.

Na cidade de Elvas esta sexta-feira há hastear das bandeiras e torneio da malha, na Praça da República da cidade.

Em Arronches, o dia da liberdade é igualmente celebrado, com uma solta de pombos, hastear de bandeiras e promoção de outras atividades, como jogo de futebol.

Em Monforte têm lugar as cerimónias protocolares, os almoços nas freguesias e à noite, nos Prazeres, concerto com “Os Filhos da Madrugada”.

Os 40 anos do 25 de Abril vão ser assinalados, em Portalegre, com uma sessão solene, hastear das bandeiras e uma encenação musicada, subordinada ao tema “As escolas e os 40 anos de Abril” e que conta com a participação de alunos de várias escolas.

Em Évora também vai ter lugar um conjunto de iniciativas evocativas dos 40 anos da revolução dos cravos, com o almoço “Associação Povo Alentejano”, haverá sessão solene ao ar livre.

Os 40 anos do 25 de abril vão ser assinalados também em Coruche, com o içar das bandeiras, condecoração a coletividades do concelho, através da atribuição de uma medalha.