Rádio Campo Maior, em parceria com o Museu Militar de Elvas, realizaram esta tarde uma debate sobre os 40 anos do 25 de Abril.
Entre as presenças contaram-se a do General Pena Madeira (na foto à esquerda), um dos capitães de Abril, que teve um papel decisivo no sucesso das operações na noite de 24 de abril de 1974, uma vez que estava encarregue das transmissões e escutas, que entre outras revelações confirmou a ida de Marcelo Caetano para o Carmo e a sua posterior rendição a Salgueiro Maia.
Entre as reflexões feitas pelos convidados foi possível concluir que a Guerra Colonial, o descontentamento da classe militar e o apoio do povo foram marcos essenciais para a Revolução dos Cravos.
De salientar ainda que o material envolvido de transmissões da Operação do 25 de abril está patente no Museu Militar de Elvas.
Ali podem ser apreciados excertos dos manuscritos resultantes das escutas; a lista de códigos e frequências e ainda o emissor/recetor RACAL TR 28, considerado o equipamento móvel na altura, que permitia a comunicação entre as forças no terreno e o Posto de Comando (PC) das operações.


O ex-treinador do Barcelona Tito Vilanova (na foto) morreu esta sexta-feira, dia 25 de Abril, aos 45 anos, vítima de cancro na glândula parótida.
A Associação Grupo de Cantares de São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas, realiza hoje, dia 25 de Abril, pelas 21.30 horas o 5º Encontro de Música Popular Portuguesa.
Prosseguem hoje, em Campo Maior, as celebrações dos 40 anos do 25 de Abril. Esta manhã houve hastear da Bandeira Nacional em várias instituições do concelho com arruada da Banda 1ª de Dezembro.
O Clube 2CV de Portalegre organiza, em parceria com o Clube 2CV do Porto, um passeio ao Alto Alentejo, entre hoje e domingo.
