Corrida de Touros à Portuguesa em Estremoz a 2 de maio

CorridaToirosESTREMOZA Praça de Touros de Estremoz recebe no próximo dia 2 de maio uma Corrida de Touros à Portuguesa, pelas 22 horas.

Em praça vão estar os cavaleiros Joaquim bastinhas, João Moura Jr. e João Maria Branco, sendo que pegam os Forcados Amadores de Portalegre, Monforte e Redondo.

Nesta corrida vai ser lidado um curro da ganadaria Passanha.

 

Semana Cultural já decorre em Badajoz

AyuntamientoBadajozJá arrancou em Badajoz a II Semana Cultural organizada pela Câmara Municipal de Badajoz. Teatro, música, cinema infantil e exposições são algumas da atividades que vão decorrer. A primeira exposição é composta por varios contos e pode ser visitada até quinta feira, na Biblioteca Cervantes. A segunda é composta pelas fotografías participantes no II Concurso Fotográfico ‘El cerdo ibérico’ e vai estar patente até sábado na Casa da Cultura.

Amanhã, quinta-feira, a Escola Municipal de Música vai realizar um recital de poesía na ala magna, apartir das 20 horas (hora española).

Sexta-feira, dia 25 de Abril, realiza-se a apresentação do libro ‘La noche del condenado’, da autoria da escritora Francisca Gata Amate, a partir das 20 horas, na Casa da Cultura.

Para sábado, está reservado o espectáculo musical da Escola de Canto de Badajoz.

Eleições Europeias foram tema de formação

FormaoEstremoz23AbrilO Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal promoveu esta quarta-feira, dia 23, uma ação de formação destinada a jornalistas de órgãos de comunicação locais, no âmbito das Eleições Europeias que se realizam a 25 de Maio

Teresa Coutinho do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, explicou que o “Parlamento é o único órgão da União Europeia eleito democraticamente e representa os 28 estados-membros”. “Atualmente é constituído por 766 eurodeputados, no entanto, depois das eleições de 25 de Maio, vão passar a ser 751 uma vez que estas são as primeiras eleições em que o Tratado de Lisboa vai estar vigor”. “Este tratado implica também uma redução no número de eurodeputados a representar Portugal, de 22 para 21”, garantiu Teresa Coutinho.

Ana Cabo, do gabinete da Comissão Europeia em Portugal, explica que “a Comissão é uma espécie de Governo da União Europeia pois é o órgão que apresenta as propostas de legislação que depois irão ser aprovadas pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da União Europeia”. “Este ano, o presidente da Comissão Europeia vai ser eleito através do voto da população”, algo que até aqui não se verificava.

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) também esteve representada nesta formação por Domingos Farinho que nos explicou que esta entidade “tem como função acompanhar todos os atos eleitorais e referendários”. O membro da Comissão Nacional de Eleições garante que “é o órgão de comunicação social que decide os critérios a ter em conta quando se acompanha uma campanha eleitoral”.

Ana Pereira, do Centro Europe Dirtect do Alto Alentejo, fez “balanço positivo desta sessão pois permitiu esclarecer e informar o jornalistas”.

A sessão de formação decorreu no Posto de Turismo de Estremoz.

“RECURSOS PEDAGÓGICOS” NO “ESPAÇO EUROPA”

AnaPereiraO programa Espaço Europa emitido na Rádio Campo Maior apresentou esta semana uma plataforma on line para a comunidade escolar, nomeadamente dos docentes, com o objetivo de promover a educação do consumidor. O programa europeu de divulgação e partilha de informação intiula-se de “Consumer ClassRoom”.

São vários os temas abordados nesta plataforma, como a educação nutricional, literacia financeira, protecção do consumidor, segurança rodoviária, educação cívica, estudo do consumo, hotelaria, entre outros.

Mais informação sobre o programa pode ser consultada aqui.

Este foi o tema para a edição deste semana do Programa “Espaço Europa” com Ana Pereira (na foto), do Centro Europe Direct do Alto Alentejo.

Ouvir aqui Programa

Vila Boim recebe prova de Boccia

BocciaO pavilhão desportivo de Vila Boim, no concelho de Elvas, recebeu hoje uma prova de Boccia – modalidade de desporto adaptado. Nesta prova marcaram presença alunos com necessidades especiais do Agrupamento de Escolas nº 1 de Elvas, de Vila Boim, de Marvão, de Nisa, de Portalegre, e ainda utentes da APPACDM de Elvas.

Paulo Rodrigues, professor de Educação Física no Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas, explica que, para além da competição de Boccia, também se desenvolveram outras modalidades de desporto adaptado, como GoalBall e Slalom. De acordo com o professor, estas modalidades permitem aos cidadãos com algum tipo de limitação física ou mental “o desenvolvimento cognitivo, permitem criar estratégias, permitem jogar em equipa e individualmente”.

Alguns alunos sem qualquer tipo de limitação também experimentaram algumas das modalidades de desporto adaptado disponíveis e revelaram à nossa reportagem ser “complicado” lidar com as dificuldades encontradas, como jogar com uma venda nos olhos ou contornar obstáculos numa cadeira de rodas.

“À Conversa Com” Elsa Guerra

ElsaGuerraA Associação Grupo de Cantares de São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas, realiza no próximo dia 25 de abril, sexta-feira, o 5º Encontro de Música Popular Portuguesa. A presidente da associação, Elsa Guerra (na foto), está na edição de hoje do “À Conversa Com”, para dar a conhecer o evento.

Elsa Guerra explica que o Encontro de Grupos acontece a 25 de abril, uma vez que o grupo assinala, nesse dia, o seu sexto aniversário.

Os grupos convidados, na edição deste ano, são o Grupo de Cantares Terras de Quidintesta, de Belver (concelho de Gavião) e o Grupo das Harmónicas de Campo Maior, aos que se junta o conjunto da casa: Grupo de Cantares de São Vicente e Ventosa.

No final do 5º Encontro, por volta da meia-noite, há after party com o DJ Matiax, de Portalegre. As entradas são livres.

Ouvir aqui “À Conversa Com” 

Campo Maior: Comemorações dos 40 anos do 25 de Abril arrancam amanhã

25AbrilCampoMaiorDão início amanhã, em Campo Maior, as comemorações dos 40 anos do 25 de Abril.

Amanhã, quinta-feira, 24 de abril, é inaugurada uma exposição comemorativa do 40º aniversário do 25 de Abril de 1974, pelas 17 horas, na Biblioteca Municipal João Dubraz. Pelas 21h30, na Praça da República, há animação musical com os Amigos das Harmónicas, o Grupo Despertar Alentejano e o Rancho Foclórico e Etnográfico de Campo Maior. À meia-noite realiza-se o hastear da Bandeira Nacional ao som do hino, interpretado pela Banda 1º de Dezembro.

Na sexta-feira, 25 de abril, pelas 9h30, realiza-se o hastear da Bandeira Nacional em várias instituições do concelho, com arruada da Banda 1º de Dezembro. No Centro Polivalente de Degolados, a partir das 17 horas, há animação musical com o Grupo de Vozes da Nossa Terra, Musical União de Degolados e Ceifeiras de Degolados. No Centro Cultural de Campo Maior, pelas 21 horas, decorre uma sessão solene da Assembleia Municipal de Campo Maior, comemorativa dos 40 anos do 25 de Abril e, uma hora depois, há concerto “Cantar Abril”, pelo Coro da Academia Sénior da vila.

As comemorações encerram no domingo, 27 de abril, com o 1º Torneio Internacional de Petanca da Casa do Benfica de Campo Maior e com uma Caminhada pela Liberdade.  O Torneio de Petanca decorre no Estádio Capitão César Correia, a partir das 9 horas, e a caminhada arranca do Centro Comunitário às 9h30.

Seminário dos 40 anos do 25 de Abril hoje na ESEP

AbrilRevolucaoSeminarioESEPA Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre (ESEP) realiza ao longo do dia de hoje um seminário comemorativo dos 40 anos do 25 de abril denominado “Abril… (Re)evoluções”.

O objetivo deste colóquio passa por “traçar algumas linhas de reflexão, em áreas estratégicas do país, e que estão em consonância e em articulação direta com domínios científicos da Escola Superior de Educação, de modo a que se olhe para este trajeto de 40 anos e se faça uma análise sobre questões sobre a sociedade, a demografia, turismo, media, educação, cultura e ciência”, explica o presidente da ESEP, Luís Cardoso.

Entre os temas selecionados para este seminário estão: “25 de Abril: Mais que um dia de Liberdade”; “Os Media e os 40 do 25 de Abril – da censura aos desafios da Liberdade” ; e “A Ciência em Portugal durante o Estado Novo e perspetivas de evolução após o 25 de Abril”.

O seminário é aberto a toda a comunidade e decorre no auditório da ESEP.