As comemorações do 490º aniversário da Santa Casa da Misericórdia de Borba arrancaram ontem.
Rui Bacalhau, vice provedor da Santa Casa, garantiu que estas comemorações pretendem promover todo o trabalho desenvolvido nos últimos anos. O vice-provedor referiu que a Santa Casa da Misericórdia tem uma boa saúde financeira apesar dos responsáveis quererem sempre fazer mais.
Sónia Ramos, diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Évora, garantiu o papel importante desta instituição que consegue dar resposta a todas as vertentes da sociedade.
Manuel Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas, referiu que esta é uma instituição notável que faz um trabalho anónimo, de enorme qualidade, independentemente da sua cor, escolha politica ou condições financeiras.
Para José Palma Rita, delegado regional do Alentejo do Instituto de Emprego e Formação Profissional, a Santa Casa não só é importante na criação de postos de trabalho mas também na manutenção dos existentes.
António Anselmo, presidente da Câmara Municipal de Borba, revelou-se orgulhoso com o trabalho da instituição
As comemorações do aniversário da Santa Casa da Misericórdia de Borba prosseguem ao longo do ano.
O programa comemorativo incluiu a tomada de posse da comissão de honra, constituída por Pedro Mota Soares (Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social), Manuel de Lemos (Presidente da União das Misericórdias Portuguesas), António Costa Dieb (Presidente da CCDR Alentejo), Sónia Ramos (Directora Regional da Segurança Social), José Robalo (Director Regional da ARS Alentejo), José Palma Rita (Director Regional do IEFP), Ana Paula Amendoeira (Directora Regional da Cultura), António Anselmo (Presidente do Municipio de Borba), Luiz Santos Bimbo (Presidente da Assembleia Municipal de Borba), Marcelino Caldeira (Pároco das Paróquias de Borba), Manuel António Galante (Secretariado Regional da UMP), Caetano Gazimba (Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Borba), Diogo Sapatinha (Presidente da Assembleia-geral da SCM Borba), Joaquim Delfino (Antigo Mesário da SCM Borba), João Luis Cruz (Antigo Mesário da SCM Borba)e João Ramalho (Antigo Mesário da SCM Borba).