Portalegre: Mais de 2000 idosos vivem sozinhos no distrito

Censos_seniorsiteA Guarda Nacional Republicana desenvolveu, entre 15 de janeiro e 15 de fevereiro, a “Operação Censos Sénior 2014”, uma operação de dimensão nacional, que teve como objetivos a atualização do registo dos idosos que vivem sozinhos e/ou isolados e a identificação de novas situações, informando as entidades competentes das situações de potencial perigo.

No distrito de Portalegre foram sinalizados 2869 idosos dos quais 2116 vivem sozinhos e/ou em situação de isolamento e 753 necessitaram de acompanhamento por parte de instituições de apoio social locais. Comparativamente a 2013 identificaram-se mais 774 casos.

Dos 2116 idosos referenciados, 1741 vivem sozinhos, mais 36 do que no ano transato, 246 vivem isolados e 129 vivem sozinhos e isolados.

A par da “Operação Censos Sénior” foram também desenvolvidas ações no âmbito do “Programa Residência Segura”. Um dos objetivos deste programa é a georreferenciação de residências isoladas, para uma melhor localização em caso de ocorrência e/ou emergência. O processo de sinalização dos idosos foi feito através do preenchimento de uma “ficha de residência”, que permitiu a recolha dos elementos necessários para elaboração do mapa da região, com a localização georreferenciada de todas as residências aderentes ao projeto, visando a posterior realização de um patrulhamento orientado para aquela população específica. Aderiram a este programa proprietários de 1250 residências, mais 200 do que no ano anterior.

Durante a operação, foi ainda possível promover ações de sensibilização para que a população idosa adote comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes, bem como aplicar o policiamento de proximidade e segurança comunitária como modelo de policiamento, para que esta faixa da população consiga identificar cada um dos militares responsáveis pelo programa, possibilitando uma melhor troca de informações e consequentemente aumentar o seu sentimento de segurança.