Esta Caminhada, a 1ª de um conjunto de oito integradas na iniciativa Um Concelho a Caminhar, organizadas, anualmente, pelo Município de Avis, Freguesias e Coletividades do Concelho e apoiadas pela Associação Humanitária de Apoio aos Diabéticos do Concelho de Avis, pela Associação de Solidariedade de Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho de Avis, pela Sociedade Recreativa Benavilense e pela Farmácia Nova de Aviz, vai ter lugar, no próximo dia 23 do corrente mês, em Maranhão.
A iniciativa, objetivada na divulgação do património natural local, destina-se a todos quantos queiram calcorrear os trilhos daquela que foi uma das mais pequenas freguesias do Concelho de Avis, atualmente agregada à Freguesia de Alcórrego, e onde, entre tanta Natureza, há um elemento distintivo a albufeira a que deu o nome.
A caminhada tem Concentração agendada para as 9h00, junto ao Miradouro, edificado aquando da construção da Barragem. Enquanto espera o início deste percurso, de baixa dificuldade, permita-se desfrutar da vista sobre a área envolvente, um local de rara beleza. Aproveite e contemple a magnífica paisagem. Olhe à sua volta e respire fundo. As vistas impressionam!
Daqui, seguimos por um caminho em direção ao Poço do Canal. Passo a passo vamos chegando até ao povoado, sede de uma antiga exploração agrícola e que remonta a um período longínquo, como atesta o conjunto megalítico da Ordem, classificado como Monumento Nacional. Aqui poderá apreciar algum do Património da Freguesia, como o Conjunto Habitacional do Maranhão (conjunto de construções outrora parte da Herdade de Camões), a Antiga Escola Primária, a Fonte Nova e Lavadouros, a Fonte do Mergulho, o Edifício da Junta de Freguesia, o Posto Médico, o Forno Comunitário e o Polidesportivo.
Segue-se a localidade de Camões. É para lá que caminhamos, agora para fazermos uma pausa de convívio e confraternização, junto à ponte, ao mesmo tempo que admiramos as fabulosas vistas que daqui se alcançam.
Depois, ponha pés a caminho e retome os trilhos do regresso a casa.
Em Março, dia 23, a Caminhada será em Valongo e, no mês seguinte, a 6, é a vez de Alcórrego.
Avançando um pouco no calendário, nos meses de Maio, Junho e Julho, estão previstas caminhadas nas Freguesias de Figueira e Barros, Ervedal e Benavila, respetivamente.
As inscrições para se aventurar neste Programa Anual de Caminhadas Um Concelho a Caminhar, deverão ser previamente formalizadas na Divisão de Desenvolvimento Sociocultural e Turismo do Município de Avis ou junto das diversas entidades organizadoras, até à quinta-feira anterior à data da Caminhada.


Mais de uma centena de atletas participaram este sábado, dia 22, no Meeting Internacional João Manuel Nabeiro, no Complexo de Piscinas na Fonte Nova, em Campo Maior.


O Posto Territorial do Gavião, juntamente com o Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Nisa, constituiu arguido um indivíduo suspeito de vários furtos e apreenderam diverso material furtado.
Baden-Powell, ou B.P. como é carinhosamente chamado por todos os escuteiros, nasceu a 22 de fevereiro de 1857, em Londres, e foi ele quem criou o movimento escutista, que conta hoje com cerca de 40 milhões de escuteiros em todo o mundo. Baden-Powell criou o Escutismo em 1907, a partir de um acampamento experimental, que foi um êxito absoluto. Em 1908 escreveu em fascículos o manual “Escutismo para Rapazes”, que disseminou o movimento. Ainda hoje é o livro-base do escutismo em todo o mundo.
A Nabeirauto, em Elvas, promove a iniciativa Portas Abertas.


Assinala-se hoje, dia 22 de Fevereiro, o Dia Europeu da Vítima de Crime
Decorre hoje, no Complexo de Piscinas da Fonte Nova, em Campo Maior, o Meeting Internacional João Manuel Nabeiro, de forma a divulgar a prática desportiva e a modalidade da natação.