Leroy Merlin abre em junho em Badajoz

leroyMerlinBadajoz vai contar com mais uma grande superfície comercial: a Leroy Merlin.

A Leroy Merlin é uma rede de lojas de materiais de construção, decoração, jardinagem e bricolagem e vai abrir portas no mês de junho, de acordo com Francisco Javier Fragoso, alcaide de Badajoz.

A superfície comercial vai ficar à saída da auto-estrada para o Polígono Industrial El Nevero, junto à gasolineira Las Flores.

João Moura Júnior apoderado em Portugal por Rui Bento

JooMouraJuniorJoão Moura Júnior será apoderado em Portugal, a partir da presente temporada, pelo gestor taurino do Campo Pequeno, Rui Bento, que promete uma gestão de carreira “coerente com o estatuto de figura que este cavaleiro indiscutivelmente possui”.

Para Rui Bento, a decisão de apoderar João Moura Júnior visa a consagração da imagem do cavaleiro, a nível nacional, e culmina um processo de várias tentativas efectuadas em temporadas anteriores e hoje concluído.

“João Moura Júnior centrará a sua actividade profissional de 2014 em Portugal, pois pretendo que ele tenha no seu país o mesmo reconhecimento profissional e dimensão de que já desfruta por todo o mundo taurino”, disse Rui Bento.

“O João irá integrar cartéis da máxima categoria e em praças do maior prestigio, de modo a fazer valer no seu país o seu notável curriculum, do qual destaco o facto de ter sido o primeiro do “escalafón” espanhol em 2012”, acrescentou. “O João Moura Júnior foi o último cavaleiro português a abrir a porta grande da Monumental de Madrid, há duas temporadas”, recordou Rui Bento.

O Campo Pequeno tem igualmente sido marcante na carreira de João Moura Júnior que ali tomou a alternativa a 3 de Maio de 2007, apadrinhado por seu pai, João Moura e com o testemunho do rojoneador espanhol Pablo Hermoso de Mendoza. Foi o cavaleiro que mais vezes abriu a Porta Grande da Monumental de Lisboa, antes de a mesma ter sido suspensa.

De particular relevância na carreira de Moura Júnior foi o mano-a-mano no Campo Pequeno, na apresentação do rojoneador luso-espanhol Diego Ventura, a 1 de Julho de 2010, bem como a corrida da comemoração dos 30 anos de alternativa de seu pai em que a família Moura se exibiu em plano triunfal. É neste momento o único cavaleiro que se encerrou com seis toiros em Lisboa, após a reinauguração do Campo Pequeno.

João Moura Júnior inicia a sua temporada de 2014 em Espanha, a 28 de Fevereiro em Aguilar de la Frontera e em Portugal a 15 de Março, em Vila Viçosa, no festival da Rádio Campanário.

“À Conversa Com” Luís Simão

Lus_simoMORAMora recebe este mês duas iniciativas que têm em vista a promoção do concelho.

Na edição de hoje do “À Conversa Com”, Luís Simão (na foto), presidente da Câmara Municipal de Mora, apresenta a iniciativa “Mês das Migas”, que pretende dar a conhecer aos visitantes uma iguaria da gastronomia tradicional.

“O que nós pretendemos é valorizar a gastronomia de Mora”, sendo que os restaurantes do concelho servem Migas “todos os dias”, durante este mês, explica o autarca.

Luís Simão apresenta ainda, neste espaço de entrevista, a XII edição da Mora Pesca, que irá decorrer nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Elvas: Demolição de construções ilegais no Bairro das Pias

demolicao1Desde as primeiras horas desta sexta-feira que mais de meia centena de militares da GNR e funcionários da Câmara Municipal de Elvas estão no Bairro das Pias para procederem à demolição de barracas ilegais.

No local estão dois pelotões da Unidade de Intervenção da GNR, com 40 militares, do Destacamento Territorial de Elvas da GNR estão no terreno 30 militares e ainda seis cães binómios. De acordo com o Tenente Godinho, da GNR de Elvas, “ao longo de todo o dia vão ser demolidas treze construções ilegais que foram construidas na zona envolvente do bairro”. No decorrer desta operação o SEPNA, da GNR, encontrou ainda “quatro animais sem documentação, um deles de raça considerada perigosa”.

A população residente no Bairro das Pias mostrou-se indignada com esta demolição uma vez que não “tem onde passar a noite”.

Já Nuno Mocinha, presidente na Câmara Municiapal de Elvas, garante que “esta é uma ação normal quando são detatadas construções que não correspondem às regras exigidas por lei”.

Para a concretização das demolições, os 15 funcionários da Câmara contam com três retroescavadoras. A nossa reportagem no local constatou que os trabalhos decorrerem “sem sobressaltos de maior”.

Portalegre: Eleições Europeias em sessão de esclarecimento

enamorateEsta sexta-feira tem lugar uma sessão de esclarecimento sobre as eleições europeias, na escola secundária de São Lourenço, em Portalegre. É orador o especialista em assuntos europeus, Carlos Mendes.

A iniciativa pertence ao Centro Europe Direct do Alto Alentejo do Instituto Politécnico de Portalegre em colaboração com os gabinetes em Portugal do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia. Mais informações em esaelvas.pt/europedirect.

A entrada do público é livre. As eleições europeias, em Portugal, estão marcadas para 25 de maio (domingo).

Hoje é Dia Internacional do Livro Doado

diaLivroDoadoHoje, para além de ser o Dia dos Namorados, é também o Dia Internacional do Livro Doado.

A efeméride é assinalada no agrupamento de escolas nº 3 de Elvas, que inclui a escola de Vila Boim e a Secundária D. Sancho II. A iniciativa consiste em dar livros.  Ao longo de todo o ano podem ser doados livros para, posteriormente, serem dados a famílias mais carenciadas ou a instituições de solidariedade social.

Assinala-se hoje o Dia de São Valentim

AmorNamoradosAssinala-se hoje o Dia dos Namorados (ou de São Valentim).

Este dia é conhecido por ser o dia mais romântico do ano, no qual os casais trocam mensagens, cartas, presentes e outras ofertas, de forma a mostrar e comemorar o amor que sentem um pelo outro.

A reportagem da Rádio Campo Maior saiu à rua para saber o que as pessoas têm a dizer à sua cara-metade.

“Gosto muito de ti, estou muito feliz dos anos todos que temos passado juntos e espero seguir assim”, é a mensagem de Paula Miranda para o seu marido. Já Maria de Jesus Trindade pede para que “as pessoas não se mostrem juntas e amigas só na rua, mas também em casa”.

A história do Dia de São Valentim remonta ao século III. O Imperador Romano Claudius II proibiu os casamentos, para assim angariar mais soldados para as suas tropas. Um sacerdote da época, de nome Valentim, desrespeitou este decreto imperial e realizava casamentos. O segredo foi descoberto e Valentim foi preso, torturado e condenado à morte.