Dança Terapia para portadoras de esclerose múltipla na quinta-feira em Campo Maior

SPEMA Delegação Distrital de Portalegre da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla vai realizar uma sessão de Dança Terapia para senhoras portadoras desta doença, no próximo dia 13 de Fevereiro, no Centro Cultural de Campo Maior.

A aula destina-se apenas a senhoras, e será conduzida pela professora de dança Letícia Garcia, socióloga e mestre especialista nas questões da dança e da inclusão social, com uma vasta experiência desenvolvida com grupos.

Esta terapia tem como benefícios melhorar e aumentar a consciência corporal e a auto-estima. 

Governo prepara reorganização judiciária

TribunalElvasO Governo anunciou que vai fechar 20 tribunais e converter 27 em secções de proximidade, de acordo com o diploma regulamentar da Reorganização Judiciária aprovado em Conselho de Ministros.

No Alentejo, são extintos três tribunais – Castelo de Vide, Portel e Sines.

António Pita, presidente da câmara municipal de Castelo de Vide, garante que “o desenvolvimento do interior nunca poderá passar pelo encerramento de serviços públicos”. O autarca admite “a hipótese de entrega de uma providência cautelar contra este encerramento”.

José Manuel Clemente Grilo, presidente da câmara de Portel diz que “não pode aceitar” este encerramento, e sublinha que esta decisão é “mais uma machadada no interior do país”.

Os tribunais de Nisa, Avis, Arraiolos, Alcácer do Sal e Mértola são convertidos em secções de proximidade. 

Lisália Madeira, funcionária no Tribunal de Avis, revela que “não foi com surpresa que receberam esta notícia pois já há 2 anos que não se fazem diligências naquele tribunal”.

Para José Manuel Pinto, responsável do gabinete de comunicação da câmara municipal de Arraiolos, “esta é uma forma de, indiretamente, fechar o tribunal”. O responsável refere que “esta é uma ideia centralizada, onde não há coesão territorial e leva ao despovoamento e desertificação do interior do país”.

“Em Mértola, a proposta inicial apontava para o encerramento do tribunal”, garante Jorge Rosa, presidente da Câmara Municipal. “Depois de reuniões com o Governo, foi conseguida a designação de secção de proximidade mas com as competências dos restantes tribunais”. O autarca garante que “esta despromoção não agrada a ninguém e que vão ser feitos todos os possíveis para que a situação se mantenha como até ao momento”.

Rui Colaço, escrivão auxiliar no Tribunal de Mértola, refere que “a conversão do tribunal em secção de proximidade não se justifica e adianta que, desta forma, o tribunal mais próximo é o de Beja”.

Assim, no Alentejo, ganham importância os tribunais de Portalegre, Évora e Beja, havendo para os restantes (Elvas é um dos casos) um esvaziamento das suas atuais capacidades, sendo de admitir uma redução do número de funcionários.

Nuno Mocinha, Presidente da Câmara Municipal de Elvas, revela-se “indignado com esta situação” considerando que esta reorganização judiciária “prejudica o interior do país” e admitindo “a possibilidade de recorrer judicialmente”.

Presentemente, o país tem 331 tribunais mas, segundo a nova versão da Lei de Organização do Sistema Judiciário, vai ficar dividido em 23 comarcas, a que correspondem 23 Grandes Tribunais judiciais distribuídos pelas 18 capitais de distrito.

 

Leilões de Gado regressam a Évora

LeilesOvelhasDepois de quatro anos de interregno, os leilões de gado regressam a Évora, todas as terças-feiras, pelas 15h30, no Parque de Leilões de Évora (antigo Iroma).

Além de ser um importante canal de escoamento de bovinos, o leilão é por si só um polo de agro-negócio, pois ali se fazem paralelamente ao leilão negócios de rações, de adubos de máquinas agrícolas, e de tudo o que tem a ver com a agricultura e a pecuária.

Manuel da Silveira, Diretor do Leilão de Évora, será orador convidado nas Jornadas Veterinárias o Hospital Veterinário Muralha Évora dos dia 21 e 22 de Fevereiro, e explica que “os leilões contribuem para regular o preço dos bovinos, pois todos os produtores antes de fazerem um negócio de gado em suas casas,  consultam as cotações de leilões recentes. Se não existissem leilões, deixaria de haver uma referência. Para além do que é muito diferente ter um comprador a olhar para o gado ou 20 a disputá-lo”. Desde o início têm sido leiloados uma média de 250 cabeças semanais. “É muito importante que haja uma concentração de oferta, pois ao conferirmos escala ao negócio, há uma redução e uma racionalização de custos aos compradores, fazendo que os preços possam ser melhores tanto para compradores como para vendedores”, acrescenta. 

Manuel da Silveira irá dar uma palestra nas jornadas veterinárias, intitulada “Bolsas de Gado: Futuro e expectativas”. Esta palestra revela-se de uma grande importância, não só porque dá enfase à reabertura do leilão, mas também porque dará aos produtores uma ideia de como podem valorizar os seus animais e aproximar o produto por eles apresentado às exigências e preferências dos engordadores. Este é um tema que se relaciona com a palestra de Jerónimo Pinto, Presidente da Associação Nacional de Engordadores  de Bovinos, sobre “Comercialização de Bezerros: o bezerro ideal para a engorda”.

Colisão entre automóvel e animal provoca dos feridos graves

acidenteA colisão entre um veículo ligeiro e uma vaca provocou dois feridos graves, ao início da noite de ontem, dia 10.

O acidente ocorreu por volta das 20 horas, na estrada nacional (EN) 254, que liga Bencatel, concelho de Vila Viçosa, à vila de Redondo. Ao que tudo indica, o animal encontrava-se à solta e acabou por provocar o despiste do automóvel.

No local esteve um veículo de desencarceramento, dos Bombeiros de Vila Viçosa, duas ambulâncias da corporação calipolense, a viatura de Suporte Imediato de Vida (INEM) e elementos da Guarda Nacional Republicana.

As vítimas foram encaminhadas para o Hospital de Évora.