Mau tempo provoca estragos no Alentejo

mau_tempoO mau tempo que assolou hoje o distrito de Portalegre, com chuva e vento forte, provocou 11 quedas de árvores em vários concelhos, uma pequena inundação numa via e o deslizamento de um muro.

“Todas estas situações ocorreram entre as 09:00 e as 10:00 horas”, altura em que “choveu muito e havia vento forte”, revelou o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre.

As quedas de árvores foram registadas em diversos concelhos, com Gavião a ser o mais afetado (três árvores), seguindo-se os de Castelo de Vide, Nisa e Crato, com duas em cada.

Os bombeiros foram mobilizados também para resolver uma queda de árvore em Campo Maior e outra em Marvão.

A pequena inundação aconteceu numa rua em Fortios, no concelho de Portalegre, enquanto o deslizamento de um muro verificou-se em Alter do Chão.

Em média, para cada uma destas ocorrências no distrito de Portalegre, foram mobilizados cinco bombeiros, apoiados por uma ambulância.

Também no Alentejo, mas no distrito de Évora, por volta das 9h30, foi registada uma queda de árvore em Montemor-o-Novo, junto à Estrada Regional 2, entre aquela cidade e Escoural.

Na região de Évora, até às 16h00, segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro, caíram 12 árvores e três estruturas (um placard publicitário, um poste de comunicações e placas de metal que delimitavam uma obra), acontecendo também 11 pequenas inundações.

Janeiras cantam-se amanhã em Barbacena

cantar-janeirasUm grupo de homens, trajados a rigor, com capote alentejano e boina, canta as janeiras, amanhã, domingo, dia 5 de janeiro, na freguesia de Barbacena, no concelho de Elvas.

Há missa ao meio-dia, com cânticos do Coral Públia Hortênsia de Castro e as atividades prosseguem ao longo do dia.

O presidente da Junta de freguesia de Barbacena, Nuno Madeira, revela que “durante a tarde e a noite, o grupo das janeiras canta pelas ruas de Barbacena”.

Esta é já “uma tradição de muitos anos e cada vez vão entrando pessoas novas para o grupo”, acrescenta Nuno Madeira.

 

GNR revela cuidados a ter com animais na rodovia

animal-na-estrada1Depois do acidente que envolveu um cavalo no dia de Natal, nos arredores de Évora, e que vitimou 4 pessoas, a GNR relançou o apelo aos condutores para os cuidados a ter com a circulação de animais na via pública e para as coimas a que os proprietários dos animais estão sujeitos.

Segundo o Major Rogério Copeto, do comando de Évora da GNR, no caso dos animais domésticos, “os proprietários incorrem numa coima de 30 a 150 euros, por permitir que o animal vagueie pela via pública colocando em perigo quem por lá circula”.

No caso dos animais selvagens, “não existe qualquer sanção, em virtude de não serem propriedade de ninguém”.

Em caso de acidente, a GNR aconselha que seja contactado o serviço de Protecção da Natureza da Guarda para que sejam recolhidos os animais, estejam mortos ou feridos.

Intermarché de Elvas entrega prendas às crianças d'”Os Cucos”

CucosPrendasIntermarcheO Intermarché de Elvas entregou ontem prendas e cabazes às crianças do Centro de Acolhimento “Os Cucos”.

Tânia Cuco, proprietária do Intermarché de Elvas, revela que “as prendas são brinquedos para cada uma das crianças consoante as idades; os cabazes trazem produtos como bacalhau, bolo-rei, abacaxi, enchidos, queijos”. Esta iniciativa pretendeu mostrar às crianças “que há alguém que se preocupa com elas”, adianta Tânia Cuco.

Maria Ana Godinho, Diretora Técnica da Instituição “Os Cucos”, mostra-se satisfeita com esta iniciativa: “é mais que merecido, é uma forma de dar às crianças algum mimo”. Na hora de receber as prendas, “é uma loucura porque não é só o produto material mas também o significado de que alguém se lembrou deles”, acrescenta Maria Ana Godinho.

Acidente em Vila Fernando faz ferido ligeiro

acidenteUm ferido ligeiro é o resultado de um acidente, que ocorreu esta manhã, por volta das 7h50 na estrada nacional que liga Elvas a Vila Fernando.

De acordo com o comandante dos Bombeiros de Elvas, Tiago Bugio, “aparentemente o veículo desviou-se de um obstáculo que se encontrava na estrada, entrou em despiste e capotou”.

No veículo seguia um homem, que apenas sofreu uma fratura do membro superior esquerdo. No local esteve, para além dos bombeiros, com a ambulância do INEM e a viatura de desencarceramento, a GNR de Elvas.

 

Hoje há Hockey no Gelo no Coliseu de Elvas

hoquei_geloO Coliseu Comendador Rondão Almeida recebe hoje duas sessões de Hockey no Gelo.

As iniciativas decorrem das 13.30 às 14.30 horas e das 21 às 22 horas, na Pista de Gelo instalada no Coliseu elvense.

Os interessados em participar, ou simplesmente assistir, podem estar presentes nas horas mencionadas no Coliseu Comendador Rondão Almeida.

Chave do Euromilhões do sorteio de sexta-feira

euromilhoesA chave completa do sorteio de ontem, sexta-feira, 3 de janeiro, do Euromilhões é composta pelos números 3 – 27 – 31 – 38 e 44 e pelas estrelas 3 e 8.

Uma vez que nenhum apostador acertou na totalidade da chave, para o próximo sorteio, que decorre na terça-feira, há um primeiro prémio com “jackpot” de 127 milhões de euros.

O segundo prémio, no valor de 326.662,09 euros, foi atribuído a sete jogadores, nenhum com aposta registada em Portugal.

O terceiro prémio, de 84.690,17 euros, saiu a nove apostadores, incluindo três com boletim entregue em Portugal.