Operação “Colheita da Azeitona 2013” no terreno

Azeitona1Está no terreno a Operação “Colheita da Azeitona 2013”. Mais de 100 trabalhadores de explorações agrícolas, onde se realizam as campanhas de apanha de azeitona, foram fiscalizados na zona de Elvas e Campo Maior, numa ação conjunta da GNR com a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), a Segurança Social e a Polícia do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Gabriela Ferreira, sargento da GNR de Elvas, assegura que o ACT, nestas fiscalizações, procura “verificar a existência de mão-de-obra clandestina”. À Segurança Social cabe verificar se “os descontos em Portugal estão a ser efetuados da melhor maneira” e ao SEF fazer o levantamento do número de trabalhadores estrangeiros, para verificar os respetivos vistos. A GNR, como salienta Gabriela Ferreira, só acompanha as outras três entidades nesta operação para “manter a segurança”. 

Azeitona2

Os trabalhadores concordam com este tipo de operações. Dora Alferes assegura que, desta forma, “está tudo mais legal”. Já José Amiguinho considera que estas fiscalizações são “normais” e que são “boas” tanto para os trabalhadores como para as entidades empregadoras.

A operação “Colheita da Azeitona 2013” vai estar no terreno até dia 31 de janeiro.