A Cáritas de Portalegre e Castelo Branco, em conjunto com algumas Cáritas espanholas, apresentou um novo projeto que procura dar resposta a problemas como o desemprego: a Rede de Apoio Mútuo da Cáritas Diocesanas da Raia.
O presidente da Cáritas de Portalegre, Elicídio Bilé, justifica a criação deste projeto transfronteiriço pelo facto da realidade do desemprego ser comum aos dois lados da fronteira. Para fazer face a este flagelo, com explica Elicídio Bilé, procurou-se criar uma plataforma informática onde pudessem ser alojadas não só ofertas de emprego, de formação profissional disponíveis, mas também recursos que possibilitem a mobilidade das pessoas nesta zona da Raia.
Elicídio Bilé confirma que muitas instituições públicas e privadas já entraram em contacto, desde a apresentação do projeto, para integrarem esta plataforma.
A Rede de Apoio Mútuo da Cáritas Diocesanas da Raia conta com o apoio do Instituto de Emprego e Formação Profissional e apresenta como princípios fundamentais a oportunidade, cooperação, apoio mútuo, recursos e desenvolvimentos e transferência de conhecimentos.