Corporações de Bombeiros contra reencaminhamento de chamadas

CODUDesde o início de Agosto que as corporações estão obrigadas a reencaminhar os pedidos de socorro para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM, que depois decide quais os meios a disponibilizar.

Em Campo Maior esta medida não é aceite pois “a proximidade com Espanha faz com que ao se ligar o 112 essa chamada seja encaminhada para o número espanhol o que pode dificultar o socorro”, justificou Miguel Carvalho, comandante na corporação local.

Uma medida que “pode atrasar o socorro às populações”, segundo Tiago Bugio, comandante na corporação de Elvas. Na cidade de Elvas os bombeiros optaram por agir de outra forma. De acordo com Tiago Bugio “os bombeiros voluntários de Elvas, quando recebem a chamada, encaminham logo um meio e só depois é feita a triagem no CODU que toma como suficiente, ou não, a viatura enviada”.

A triagem das chamadas de emergência médica pelo CODU não é nova, estando prevista na lei desde 1997, mas o novo procedimento do INEM não está a ser bem recebido por algumas corporações.