Reguengos: Exposição “Simbiose” é hoje inaugurada

manolete_o_mito“Simbiose” é o título da exposição de pintura que Patico vai apresentar, a partir de hoje, dia 10 de agosto e até dia 29 de setembro na Torre de Menagem do castelo da vila medieval de Monsaraz. Esta mostra está integrada no ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto e poderá ser visitada de terça-feira a domingo entre as 10h e as 12h30 e das 14h às 17h30.

Patico é um autor autodidata natural de Monforte que desde cedo revelou vocação para o desenho, pintura e poesia e iniciou-se na pintura a pastel e a óleo quando estudava no ensino secundário. Nessa altura movido por influências impressionistas de pintores como Van Gogh e Monet, Patico seguiu depois artistas expressionistas como Munch e Chagal, mas também mestres portugueses como Bual, Júlio Pomar e Graça Morais.

Ver aqui Foto-Reportagem

Estas influências levaram-no a criar o seu percurso artístico com base numa disciplinada espontaneidade de autodidata que o libertou de estilos e teorias. A sua expressão recorre tanto ao figurativo como ao abstrato, numa síntese equilibrada, com o objetivo de traduzir as suas emoções. O Alentejo, a tauromaquia, as tradições, as paisagens, o Jazz e o abstrato são, normalmente, os temas recorrentes da sua pintura.

Patico começou a expor os seus trabalhos em 1998 e conta, atualmente, com mais de quatro dezenas de exposições individuais e coletivas em Portugal e Espanha. O ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto é organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz.