GNR RECUPERA MATERIAL FURTADO

Apreensao_GNR_10_JulhoO Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Nisa, efetuou duas buscas domiciliárias na localidade de Santo António das Areias – Concelho de Marvão, Portalegre, das quais resultou a apreensão e recuperação de diverso material furtado nas imediações daquela localidade.

No total foram apreendidos os seguintes materiais/objetos: seis motosserras, uma moto-roçadora, uma bomba de água, um capacete de proteção, uma balança romana, 22 chocalhos, um balde plástico contendo 23 peças metálicas, uma espada-sabre e 7 cartuchos de calibre proibido (vulgo zagalote).

Um individuo de sexo masculino, com 25 anos de idade e natural da referida localidade, era o principal suspeito da prática dos furtos de onde provinha o material apreendido, tendo sido constituído arguido e sujeito à medida de coação de Termo de Identidade e Residência. As demais diligências de investigação estão a ser desenvolvidas por parte da GNR para posterior envio ao Tribunal Judicial da Comarca de Castelo de Vide.

TERRUGEM: INCÊNDIO CONSUMIU MAIS DE 100 HECTARES DE PASTO

IncndioTerrugemUm incêndio de grandes dimensões deflagrou ao início desta tarde de quarta-feira, dia 10 julho, no concelho de Elvas, mais precisamente junto à Estrada Nacional (EN)4, na herdade da Estalagem, nas proximidades da freguesia da Terrugem.

Onze corporações do distrito de Portalegre e Évora acorreram no combate às chamas, nomeadamante “Elvas, Campo Maior, Crato, Portalegre, Monforte, Alter do Chão, Fronteira, Sousel, Borba, Vila Viçosa e Alandroal, num total de 87 elementos”, segundo Miguel Carvalho, comandante dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior. Também os populares ajudaram recorrendo a máquinas agrícolas. O fogo “não chegou a ameaçar” as habitações daquela localidade rural do concelho de Elvas. De acordo com as primeiras previsões a área ardida será “superior a 100 hectares”, avançou Joaquim Santos, presidente da Junta de Freguesia.

O incêndio que galgou a estrada consumiu pasto em várias herdades circundantes.

Trânsito normalizado na EN4

Devido ao avançar das chamas, a GNR chegou a cortar a circulação automóvel na EN4, nomeadamente no sentido entre Elvas -Terrugem, junto ao nó de acesso à A6 de Varche, nas proximidades do restaurante “O Carrascal”. Porém, a situação já está normalizada.

Manuel Fria no “Ponto de Vista”

ManuelFriaRCMO artista elvense Manuel Fria, com 69 anos, tem um novo trabalho discográfico. Fria conta já com 45 anos de carreira e 15 álbuns editados. “Reencontro – Os meus fados” assim se chama o novo CD.

No próximo sábado, dia 13, Manuel Fria, canta na Praça da República, em Elvas, no âmbito da iniciativa “Noites de Verão”.

Manuel Fria é o convidado para a edição desta semana do “Ponto de Vista” na Rádio Campo Maior. Para ouvir amanhã quinta-feira, dia 11, às 21 horas.

BADASOM REGRESSA HOJE A BADAJOZ

CartazBadasom2013BADASOM, o Festival de Flamenco e Fado, tem inicio hoje e decorre até 13 de julho, depois de um ano de ausência, regressa mais uma vez à cidade vizinha de Badajoz.

Entre 10 e 13 de Julho o Auditório Ricardo Carapeto de Badajoz recebe algumas das sonoridades mais marcantes da cultura espanhola e portuguesa que voltam a juntar-se nesta cidade transfronteiriça.

A noite de hoje é marcada pela atução do guitarrista Paco de Lucía,  e pela artista espanhola, María Berasarte, que se apaixonou há alguns anos pelo Fado e interpreta fado cantado em castelhano.

A 11 de Julho é a vez do grande fadista Carlos do Carmo e da actuação de Extremadura, Territorio Flamenco, que reúne jovens artistas extremenhos de flamenco de diversos estilos.

Na sexta-feira, dia 12 de Julho, será a jovem lisboeta Carminho quem sobe ao palco. Partilhará esta mágica noite com outra grande artista espanhola, Diana Navarro, cuja música está inspirada nos ares do sul da Andaluzia.

Mas este ano, e como novidade, além de poder apreciar o fado com maiúsculas, BADASOM abre as portas a outras músicas, e decidiu contar com um dos grupos portugueses com mais repercussão a nível internacional, os Buraka Som Sistema, cuja actuação está prevista para o último dia do festival, a 13 de Julho. Os Buraka Som Sistema partilham a noite com Macaco, grupo espanhol de grande actualidade cuja música é um exercício de imaginação, qualidade, mestiçagem, energia e universalidade.

Este Festival, organizado pelo Governo da Extremadura e pela Câmara Municipal de Badajoz, com o patrocínio de Cafés Delta, pretende mostrar duas músicas e dois sentimentos, dois selos de identidade e o melhor no panorama musical de Espanha e Portugal nas noites estivais de Badajoz.

BADASOM E PORTUGAL

Num encontro como este, BADASOM volta a estar ligado, como não podia ser de outra forma, ao país vizinho, Portugal, que esteve presente desde a primeira edição do Festival. A proximidade entre ambos os territórios favorece e enriquece o amplo leque cultural que oferecem as grandes músicas e de esta forma a possibilidade de poder apreciá-las em consonância e harmonia.

Os sons de ambos lados da “raia” caracterizam-se pela paixão e os grandes sentimentos que transmitem, pelas suas letras e a sua mensagem, pelo seu apego às tradições e, por tanto, a sua união não podia deixar de estar presente uma vez mais em BADASOM.

No futuro, a programação de BADASOM continuará estreitamente ligada a Portugal, mas abrir-se-á a outros estilos, outras músicas e culturas como o Brasil, Cabo Verde, Guiné-bissau, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Macau.