ESTG: “Escola de Verão” tem ínicio hoje

ESTG_Escola_de_VeroA escola de Verão do Instituto Politécnico de Portalegre tem hoje ínicio na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre.

Uma iniciativa que surege na sequência de outros eventos, no âmbito do Programa Erasmus sobre  Optimização e Sistemas de Apoio à Decisão para Cadeias Logísticas (Optimization and Decision Support Systems for Supply Chains,  http:// tiny.cc/odss4sc) de 8 a 21 de Julho de 2012, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), em colaboração com vários especialistas nacionais e Europeus, bem como com apoio computacional da IBM/ILOG.

Este Programa Intensivo consiste numa Escola de Verão que reúne estudantes de vários países europeus e docentes com grande conhecimento da especialidade.

O corpo docente possui larga experiência pedagógica, científica e profissional em Cadeias Logísticas e Sistemas de Apoio à Decisão, pelo que teremos em Portalegre a oportunidade de adquirir uma melhor visão destes temas, dos recentes avanços e futuros desenvolvimentos.

As sessões técnicas iniciam-se na segunda-feira (08Julho), na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), com um seminário de caráter introdutório, visando aspectos da gestão e sustentabilidade das Cadeias Logísticas. Estas sessões finalizamse com um workshop calendarizado para sexta-feira (19 de Julho), o qual é dedicado à gestão e desenvolvimento de projectos em Cadeias Logísticas, bem como às respeitantes ferramentas.

Os temas das sessões enquadram uma estratégia pull, a qual se inicia pela fase de distribuição e vendas para finalizar com a temática da seleção de fornecedores.

As sessões intermédias contemplam aspetos logísticos da indústria petroquímica,farmacêutica, manufatura, bem como da logística inversa. Além do suporte da IBM/ILOG para cálculo de optimização, prevê-se também visitas técnicas em ambiente Industrial.

Embora este Programa Intensivo seja mais propício para estudantes de Mestrado e Doutoramento, o interesse geral pelas Cadeias Logísticas e Sistemas de Apoio à Decisão, bem como a oportunidade de partilhar ideias com docentes e estudantes de vários países europeus, recomendam que outros docentes, profissionais, ou o público em geral também possam estar participar nalgumas sessões.