A Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo emitiu um comunicado no qual adeverte que a região está sob alerta vermelho, o mais grave, devido ao calor.
O alerta é válido para o dia de hoje, segunda-feira, dia 8, no âmbito do Plano de Contingência para temperaturas extremas Aadversas.
O alerta é extensivel à área geográfica do distrito de Portalegre, Évora, Beja e concelhos de Alcácer do Sal, Grândola , Santiago do Cacém e concelho de Sines.
Este organismo definiu como critérios o facto de há vários dias consecutivos de registarem temperaturas acima dos 38º. Os efeitos para saúde pública são altos, assim como para a ocorrência de incêndios.
Por isso, a ARS recomenda o aumento de ingestão de água ou sumos de fruta naturais,sem açúcar; evitar consumo de bebidas alcoólicas; nos períodos de maior calor procurar permanecer em ambientes frescos; utilizar óculos de sol com filtro UV, chapéu, roupa solta e clara, e protetor solar com fator igual ou superior a 30; moderar a exposição direta ao sol entre as 11:00 e as 17:00 horas; evitar a exposição diretade crianças ao sol; reforçar a vigilância a idosos e doentes crónicos, nomeadamente dos que vivem sozinhos; moderar as actividades ao ar livre que exijam esforços físicos, especialmente desportivas e de lazer; os trabalhadores no exterior devem proteger-se com vestuário adequado e fazer uma boa hidratação. Mais informação em www.arsalentejo.min-saude.pt Especial Verão.