Pena de 6 anos e meio no caso da morte de Pedro Chinita

Tribunal_ElvasNo Tribunal Judicial de Elvas foi lida a sentença do caso da morte do DJ Pedro Chinita, ocorrida em dezembro passado.

O arguido Pedro Miguel Farropo Sim Sim estava acusado pelo Ministério Público de “homicídio qualificado” na forma tentada.

O Tribunal não aceitou que os actos tenham sido praticados em legitima defesa e o arguido respondia perante uma acusação de homicídio simples, numa pena que pode ir dos 8 aos 16 anos.

No entanto, o Tribunal de Elvas decidiu atenuar a pena pois “ficou provado que o arguido não agiu por dolo directo e não quis tirar a vida à vitima” e Pedro Sim Sim foi condenado a seis anos e seis meses de prisão.

Recorde-se que Pedro Chinita, de 44 anos, morreu a 22 de Dezembro de 2012 durante uma rixa ocorrida num estabelecimento de diversão noturna de Elvas.

A vítima mortal sofreu vários ferimentos na cabeça e peito, sendo a causa da morte perfuração pulmonar.

“À Conversa Com” João Paulo Pepe da A.O.E

AOE_1A A.O.E – Associação Ornitológica de Elvas promove nos próximos dias 28, 28 e 30 de Junho a Feira D’Aves.

A iniciativa vai decorrer na rua da Aboboreira, nº1, onde fica situada a sede desta associação.

Vão estar presentes “no mínimo 250 aves”, segundo João Paulo Pepe, presidente da associação e nosso convidado de hoje de “À Conversa Com”.

Esta é uma iniciativa que vem decorrendo ano após ano desde a criação desta associação que junta sócios de vários concelhos alentejanos e também da zona de Lisboa.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Semana de Desporto Adaptado decorreu em Évora

Semana_desporot_adaptadoCerca de noventa atletas participaram na 2ª Semana de Desporto Adaptado promovida pela Associação de Paralisia Cerebral de Évora contando com o apoio da CCDR Alentejo / GIT EUROACE.

Este evento teve a participação de Instituições do Distrito de Évora nos diferentes torneios que foram organizados, contando com a estreita colaboração da Instituição congénere da Extremadura, a ASPACEBA, de Badajoz.

Os atletas presentes participaram nos inúmeros torneios / festivais organizados resultando num forte entrosamento desportivo e social. Muitas das actividades decorreram em espaços abertos onde qualquer cidadão poderia participar, nomeadamente no remo indoor, que decorreu em pleno centro histórico da cidade de Évora, na Praça de Geraldo.

A semana encerrou as suas actividades com uma Conferência sobre o Desporto Adaptado, no Salão Nobre da Câmara Municipal, na qual esta temática foi abordada sob perspectivas diferenciadas.

Museu da Alfaia Agrícola de Estremoz reabre ao público

Museu_Alfaia_EstremozAs “Reservas Visitáveis” do Núcleo Museológico da Alfaia Agrícola abrem hoje ao público num pavilhão junto aos antigos Silos da EPAC, em Estremoz.

Há cerca de nove anos que o Núcleo Museológico da Alfaia Agrícola, encerrou por motivos de segurança. Após um vasto programa de intervenção, com uma conservação curativa, restauro e limpeza profunda, o acervo vai abrir novamente, para que os Estremocenses e demais visitantes possam fruir de uma das mais interessantes e relevantes coleções do antigo mundo rural existentes no nosso País.

A dimensão do acervo do Núcleo Museológico da Alfaia Agrícola e a exiguidade do espaço atual, exigiram uma nova abordagem metodológica de apresentação das coleções existentes.

Na impossibilidade de recriar ambientes de trabalho agrícola, que seria a solução ideal, optou-se por concretizar a ideia de uma “Reserva Visitável”.

Assim, o espaço foi ocupado pelas peças de uma forma sistemática, por tipologias organizadas em categorias e subcategorias, com as respetivas denominações. Este princípio de apresentação, além de uma melhor arrumação, permite essencialmente observar as diferenças entre peças da mesma categoria, subcategoria, denominação e função, ajudando igualmente a compreender a sua evolução técnica e histórica.

O acervo ainda não se encontra totalmente recuperado, havendo ainda muito trabalho a ser desenvolvido, mas este será efetuado ao longo dos próximos meses, dando-se, assim, continuidade ao estudo e catalogação das peças.

As visitas poderão realizar-se de terça a sábado, com entrada gratuita, das 09h00/12h30 e das 14h00/17h30.

A partir de setembro, com o início do novo ano escolar, será possível realizar visitas guiadas, com marcação prévia nos Serviços Educativos do Museu Municipal

Sousel já dispõe de Piscina Descoberta

Piscinas_SouselA inauguração das piscinas descobertas de Sousel ficou  assinalada com a atuação da fanfarra dos bombeiros voluntários de Sousel e do grupo de dança “Crazy Dance”, para além de demonstrações de classes de natação.

As piscinas descobertas de Sousel, eram desde há muito tempo, uma aspiração dos Souselenses. Foi mais uma obra realizada no Concelho, cujo objetivo, além de ser uma área de Lazer, pretende ser também uma resposta à ocupação e fixação de pessoas no Verão, criando assim um local de divertimento, aprazível para quem dele usufrui.

Ver aqui Foto-Reportagem

O projeto apresenta uma área de intervenção de 4.455m2 e contempla duas piscinas, uma para adultos e outra para crianças, num total de 442m2 de espelho de água, envolvidos por áreas relvadas com sombreamento.

Largas dezenas de pessoas marcaram presença na inauguração, que aproveitaram um dos dias mais quentes, deste começo de verão, para se refrescarem.

O Presidente Armando Varela, também ele não fugiu à regra e inaugurou a piscina com um mergulho inesperado, que causou muito boa disposição ao autarca, bem como a todos os que assistiam.

Sousel é assim o último dos 15 Concelhos do Alto Alentejo, a proporcionar aos seus munícipes, um espaço mais fresco para os dias cálidos que marcam o verão Alentejano.

Veículo de mercadorias a arder no Caia

Camio_Arder_Caia_25JunhoUm veículo pesado de transporte de carvão está a arder no Caia, em Elvas.

No local estão 3 viaturas dos Bombeiros Voluntários de Elvas e uma viatura de Campo Maior, num total de 18 elementos.

O alerta foi dado cerca das 6.52horas.

Sentença final da morte do DJ Chinita é lida hoje

Tribunal_ElvasA leitura da sentença do caso da morte do dj Pedro Chinita é lida hoje no Tribunal Judicial de Elvas.

Pedro Chinita, de 44 anos, morreu a 22 de Dezembro de 2012 durante uma rixa ocorrida num estabelecimento de diversão noturna de Elvas.

A vítima mortal sofreu vários ferimentos na cabeça e peito, sendo a causa da morte perfuração pulmonar.

O arguido Pedro Miguel Farropo Sim Sim estava acusado pelo Ministério Público de “homicídio qualificado” na forma tentada.

O julgamento teve início na passada segunda-feira, dia 17. No total, foram ouvidas em Tribunal nove testemunhas e realizadas as alegações das partes, tendo o Ministério Publico reformulado a acusação para “homicídio não qualificado” e a defesa refutado a acusação, considerando o caso como “ofensas à integridade física”. A leitura da sentença está marcada para as 14 horas de hoje.