Marchas Populares em Avis

transferirJunho é mês de Marchas Populares em todo o Concelho de Avis. À semelhança dos anos anteriores, o Município de Avis vai voltar a promover o Desfile de Marchas Populares, este ano subordinas ao tema Costumes e Tradições do Concelho.

Este projecto, especialmente desenvolvido pelas Ludotecas Municipais, vai contabilizar um total de oito iniciativas em 8 Freguesias do Concelho com o objetivo de homenagear os Santos Populares, servindo também de pretexto para um melhor conhecimento e reconhecimento das tradições locais e regionais.

Neste mês, feito de dias e de festas que convidam à participação de toda a comunidade, as honras de abertura vão ficar a dever-se à Marcha da Ludoteca Municipal de Avis que, no dia 9, pelas 21h30, far-se-á acompanhar pela Marcha do Centro de Convívio e Apoio Social Engª João Antunes Tropa e também pela Marcha da Casa do Benfica, em Avis, num desfile pelo “Largo do Convento”.

Seguem-se, a 14, 15, 21, 22 e 30 os festejos nas Freguesias de Benavila, Alcórrego, Maranhão, Ervedal, Aldeia Velha e Figueira e Barros, respetivamente, onde não irão faltar, nos largos e nas praças, as marchas, os arraiais, as sardinhas e os bailes. Por isso, cante, dance e viva a festa! De arquinho e balão, venha festejar o Stº António, o S. Pedro e também o S. João!

Em Valongo, cruze a Festa dos Santos Populares com as Festas em Honra de S. Saturnino, que decorrem nos dias 20 e 21 de Julho, e venha assistir ao passar das marchas que terá lugar no palco de um evento feito de tradição e de celebração de uma pluralidade de sentidos, laicos e religiosos.