Exposição “Fios Cruzados, Magias Sonhadas” na Casa Monsaraz

Fios_Cruzados_Magias_Sonhadas_1A exposição “Fios Cruzados, Magias Sonhadas” de Sónia D’Assumpção, vai estar patente na Casa Monsaraz entre 13 de Abril e 26 de maio, uma mostra inserida no ciclo de exposições “Monsaraz Museu Aberto”.

Esta mostra de tapeçaria pode ser visitada de quinta-feira a sábado na Casa Monsaraz e pode ser apreciada das 10h às 12h30 e das 14h às 17h30.

Sónia D’Assumpção vai estar a trabalhar ao vivo durante esta exposição na vila medieval de Monsaraz. A tecelagem faz parte do património histórico de Reguengos de Monsaraz, nomeadamente as mantas alentejanas que continuam a ser produzidas na Fabrica Alentejana de Lanifícios de Mizette Nielsen.

Embora existam alguns legados datados do séc. IV a.C. e seja do conhecimento atual a sua existência na Mesopotâmia e no Médio Oriente, a origem da tecelagem é algo incerta. No entanto, pensa-se que o seu aparecimento surge com uma utilização prática, a proteção do frio, e depois se desenvolveu para as vertentes estética e cultural.