Reguengos: “Até à Lua Nova” é hoje apresentado

Luis_Filipe_MarcoO livro “Até à Lua Nova”, de Luís Filipe Marcão, vai ser apresentado hoje, dia 9 de Novembro, às 21 horas, no salão nobre nos Paços do Município de Reguengos de Monsaraz.

“Até à Lua Nova” é um conjunto de estórias que tem o Alentejo como cenário e que constitui a sua primeira publicação em prosa. O autor conta estórias como “O milagre de Natal”, “O piquenique de segunda?feira de festa”, “Os lenços de seda” e “O avô”, entre outras.

Um leque de narrativas em forma de contos onde surge com naturalidade e realismo um Alentejo povoado de personagens como o rico lavrador Jerónimo do Rosário Safão, o pequeno grande Ilídio, a revolucionária Carlota, o Ramiro, o Dr. Nava, o Luís, a Rosa, o Valentim e outros que cativam o leitor até à última página. O livro foi editado pelas Edições Ecopy e integra a coleção Prosadores Contemporâneos.

Natural de Reguengos de Monsaraz, Luís Filipe Marcão começou em 1972 a divulgar os seus primeiros versos em jornais regio­nais. O autor publicou quatro livros de poesia, nomeadamente “Poemas sem algemas” (1984), “Mísseis da paz” (1986), “Do silêncio ao biombo das palavras” (1993) e “Uma gaivota que debica a madrugada” (2001).

 

Luís Filipe Marcão alcançou alguns prémios em iniciativas culturais, como em 1984 quando recebeu três menções honrosas nos “Encontros de Poesia de Vila Viçosa”. Os trabalhos “Varanda do Alqueva”, “Hino ao Alentejo” e, mais recentemente, “Ao Cair da Tarde”, são canta­dos e foram editados em CD pelo Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz.