Páscoa na Enxara

enxara1Na Páscoa, a tradição cumpre-se mais uma vez junto ás margens do rio Xévora, em Campo Maior. É no campo que o convivio familiar é feito com centenas de grupos acampados na Enxara. Apesar das condições metereologicas adversas, os campistas não se deixam afectar pelo frio que se faz sentir. 

As celebrações religiosas de Nossa Senhora da Enxara falam mais alto para os devotos. Mas o convivio é também um aspecto que leva a que muito se juntem durante vários dias na Enxara. 

Para Umblina, natural de Campo Maior, o convivio e as novas amizades são extremamente importantes. O ensopado nao falta no acampamento familiar que decorre até 2ª feira.

_DSC6226

Francisco Alves, a residir em Barbacena, aproveita o aglomerado de pessoas que se junta na Enxara para tentar lucrar com o seu comércio. Aproveita também os momentos de lazer para jogar às cartas com amigos e conhecidos. 

Um colchão de borracha, as mantas e uma tenda são alguns dos equipamentos que António Almeida tem consigo na Enxara para os vários dias de acampamento.O Sr. Galvao de Campo Maior começou a acampar na Enxara ainda solteiro e hoje em dia continua com esta tradição acompanhado pela esposa, filhos e netos. 

“Nestes dias mesmo que haja trabalho fazemos greve” refere António Silveira, natural de Campo Maior que se desloca para a Enxara à cerca de 33 anos pela altura da Páscoa.

Ouvir aqui Reportagem

Ver aqui Foto-Reportagem