Alandroal: balões de ar quente descolam no sábado do Castelo de Terena

O castelo da vila histórica de Terena, no concelho de Alandroal, é palco, no próximo sábado, dia 15 de outubro, para a descolagem de balões de ar quente.

Trata-se de um encontro de balonismo que tem como finalidade divulgar e promover de uma forma diferenciada Terena e todo o concelho, uma “mais-valia para a qualificação e valorização turística” da região.

O evento foi projetado e organizado pela FlyDreams Alentejo, empresa de balonismo sediada em Terena, tendo a cooperação de outras três empresas do setor: Publibalão, Ao Sabor do Vento e Voar Sem Asas.

Com seis equipas de balões de ar quente, os lugares disponíveis para voar estão já todos esgotados.

Campo Maior: padel e capoeira no encerramento da Semana do Desporto

A iniciativa “Desporto em Campo Maior 2022” chegou ao fim no passado sábado, dia 8 de outubro, com duas atividades, que decorreram durante a manhã.

O Parque Desportivo da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação recebeu os jogos finais do torneio de Padel, organizado pela Casa do Benfica de Campo Maior.

Já o programa «Daqui pra ali, de lá pra cá», promovido pela Escola de Capoeira, que desenvolve a sua atividade no Complexo de Piscinas da Fonte Nova, terminou com uma animada roda no Jardim Municipal, que permitiu mostrar a modalidade a todos os que por ali passavam a sua manhã de sábado.

Verão de 2022 foi o mais quente desde que há registo na Europa

O verão de 2022 foi o mais quente desde que há registo na Europa, de acordo com o serviço sobre mudanças climáticas do programa europeu “Copernicus”, o Programa de Observação da Terra da União Europeia.

Na edição desta semana do programa “Ambiente em FM”, José Janela, da Quercus, revela que as temperaturas médias registadas este verão superaram, em 0,4ºC, as de 2021, que “já eram o recorde anterior”. As temperaturas estiveram, neste verão, cerca de 1,34ºC acima da média de 1991-2020. No mês de agosto, foram “de longe as mais altas registadas, com 1,72°C acima da média de 1991-2020”.

José Janela dá ainda conta das implicações que elevadas temperaturas têm para o ambiente: “uma série intensa de ondas de calor em toda a Europa, juntamente com condições de seca invulgares, levou a um verão de extremos, com temperaturas recordes, secas e incêndios. As secas e incêndios em muitas partes da Europa afetaram a sociedade e a natureza de várias maneiras. Em Portugal tivemos grandes incêndios que foram difíceis de controlar, lembremos o incêndio da Serra da Estrela, que durou mais de uma semana, apesar de todos os meios envolvidos no combate ao fogo. A seca extrema também tem implicações na agricultura com muitas culturas afetadas”.

A qualidade do ar, com o aumento das temperaturas, também é afetada. O aumento da frequência e intensidade das ondas de calor, devido às alterações climáticas, “fará com que os incêndios se intensifiquem o que levará a um aumento da poluição atmosférica, por emissões de diversas partículas, e à deterioração da qualidade do ar no futuro. Quando há muito fumo no ar devemos evitar estar expostos, pois é prejudicial para a nossa saúde”, revela ainda.

O programa “Ambiente em FM” desta semana para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo:

Primeiro ano de mandato de Rondão Almeida com encargos “quase superados” e “grandes eventos”

Passado um ano de mandato, à frente dos destinos da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, no decorrer dos primeiros seis meses, não conseguiu colocar em prática os projetos e as intenções que tem para o concelho.

Isto, garante, porque os primeiros três, quatro meses foram de “diagnóstico”, comparando este primeiro ano de mandato, depois de oito anos de “uma administração e gestão públicas muito diferentes” das suas, ao primeiro ano do seu primeiro mandato à frente dos destinos da autarquia, há 20 anos.

“Nem sempre se vem a encontrar aquilo que nós deixámos e, queiramos ou não, e muita gente poderá dizer que estive 20 anos e que agora foi fácil retomar, mas não, porque houve dois mandatos, de oitos anos, de interregno”, recorda o autarca.

Encontrada a “receita adequada” para exercer as suas funções, estes últimos seis meses, adianta Rondão Almeida, já foram de “muitas novidades”, ao nível do plano de investimentos em grandes obras, depois de feito o levantamento, em termos territoriais, para se perceber para onde se pode alargar o parque empresarial, bem como para “resolver o problema da habitação”.

Quanto aos aos encargos que estavam assumidos, Rondão Almeida garante que foram equilibrados e que, neste momento, estão “praticamente superados”. Outro dos objetivos do presidente foi “arranjar uma forma de trabalhar para colher maior rentabilidade por parte das 600 pessoas que trabalham na Câmara Municipal de Elvas”. “Hoje, tenho a máquina praticamente em condições de poder dizer que vamos caminhar”, acrescenta.

Rondão Almeida, deste primeiro ano de mandato, destaca ainda os “grandes investimentos” na aquisição de prédios degradados, bem como a realização de “grandes eventos” nas áreas desportivas e culturais.

Rondão Almeida foi eleito presidente da Câmara, pelo Movimento Cívico por Elvas, a 26 de setembro do ano passado. Tomou posse, juntamente com o restante elenco camarário, a 8 de outubro.

PS com três concelhias de mulheres no distrito de Portalegre

As três primeiras concelhias das Mulheres Socialistas da Federação de Portalegre foram eleitas este fim-de-semana.

Em Portalegre foi eleita Lúcia Oliveira, em Elvas Vera Guelha e em Campo Maior Isabel Raminhas.

As mulheres socialistas agora eleitas vão exercer funções no biénio 2022/2024.

Hugo Hilário: Air Summit 2022 será “a maior de sempre”

A sexta edição da cimeira aeronáutica Portugal Air Summit, que vai decorrer em Ponte de Sor entre os dias 12 e 15 de outubro, tem como tema central “Flying for a World of Opportunities”.

Abrir espaço para a discussão de um pós-pandemia para todos os setores da maior cimeira ibérica sobre aviação e por outro lado, a abordagem a novas oportunidades relacionadas com a necessidade de perfis altamente qualificados, a sustentabilidade, a problemática da energia, a retoma do turismo, os avanços tecnológicos neste salto digital a que o mundo assistiu com a pandemia, entre muitas outras.

Hugo Hilário, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, considera que “os investimentos feitos no aeródromo da cidade, nos últimos anos, têm dado um reconhecimento muito grande, quer a nível nacional quer internacional. Partimos este ano para mais uma edição do Portugal Air Summit, com uma estimativa de números que duplicam em relação às últimas edições, o que é muito bom. No entanto, o mais importante é continuarmos a posicionar-nos como um território e uma localização privilegiada para o investimento”.

A primeira edição da Air Summit, em 2017, assumiu-se como “uma iniciativa lúdica, com espetáculos aéreos e com o intuito de mostrar à população as infraestruturas que a cidade já tinha” referiu Hugo Hilário, acrescentando que “rapidamente passámos para uma cimeira de três dias onde reunimos as principais empresas e instituições do setor”.

Rogério Alves, vice-presidente no município de Ponte de Sor, garante que “este vai ser o maior evento de sempre. Se não fosse a pandemia, já tínhamos chegado antes a este nível e para nós é uma grande expetativa e um grande orgulho por termos conseguido esta notoriedade”.

Na edição deste ano, a grande novidade vai para a apresentação do primeiro avião totalmente feito em Portugal, “o Luz222, cuja fábrica vai ser construída no Aeródromo de Ponte Sor. No Portugal Air Summit vamos apresentar não só a maquete do avião, mas também a da fábrica que vai ser construída em Ponte Sor”, garantiu o vice-presidente.

A Tekever é uma das empresas instaladas no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor e que vai participar nesta edição do Air Summit. O CEO do grupo, Ricardo Mendes, revela “expetativas muito altas com o intuito de mostrar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na cidade, além dos nos projetos que vão ser apresentados”.

O Portugal Air Summit assume-se como a maior cimeira Aeronáutica da Península Ibérica, que reúne intervenientes internacionais e nacionais da indústria dos setores de Aeronáutica, Espacial e da Defesa, que regista um volume de negócios de 1,7 mil milhões de euros, dos quais 87% dizem respeito a exportações, e conta com mais de 18.500 profissionais em Portugal.

Hortas comunitárias da Belhó praticamente lotadas

As Hortas Comunitárias de Elvas, criadas em 2012, são espaços que surgiram para a prática da horticultura de lazer, para os munícipes de uma cidade.

As famílias podem inscrever-se e aí cultivar os seus produtos, além de promoverem o convívio entre todos.

Ainda recentemente, “mais dois lotes foram ocupados, pelo que cerca de 98 por cento do terreno se encontra ocupado, sobretudo por reformados que depois dos seus trabalhos agrícolas se juntam no centro de convívio opara um jogo de cartas ou apenas para conversar”, como nos referiu o presidente da câmara, Rondão Almeida.

A autarquia não cobra “qualquer tipo de aluguer aos agricultores. Pedimos apenas que tenham cuidado na gestão da água, devido à crise que ultrapassamos. E repare que há ali famílias que têm autênticas hortas que lhe permitem abastecer-se não só a sí como aos familiares”.

As Hortas Comunitárias estão instaladas na zona da Belhó-Raposeira, em terrenos da autarquia, e são disponibilizadas, aos munícipes, para a prática de horticultura.

Palestra com Álvaro Laborinho Lúcio na quarta-feira em Campo Maior

O auditório da Escola Secundária de Campo Maior será palco, na próxima quarta-feira, dia 12 de outubro, de uma palestra sobre “Educação, Arte e Cidadania”, com Álvaro Laborinho Lúcio.

Na iniciativa, que tem início marcado para as 15h30, participa também a diretora regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira.

Os interessados em participar devem proceder à inscrição através do seguinte link: https://bit.ly/3ecGvnY.

Cancro da Mama: caminhada de sensibilização este domingo em Évora

O grupo de apoio de Évora, da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), promove amanhã, dia 9 de outubro, uma caminhada solidária, com o intuito de sensibilizar para o rastreio do cancro da mama.

Eduarda Pécurto, responsável pelo grupo de Évora da Liga Portuguesa Contra o Cancro, refere que esta “é uma ação que decorre na Praça do Giraldo e que, por norma, mobiliza sempre muitas pessoas”.

A participação na caminhada carece de um donativo: “o donativo mínimo são cinco laços, em que a pessoa tem uma t-shirt, um seguro para fazer a caminhada e uma água. Depois temos o kit completo, no valor de seis laços que inclui ainda uma mochila, fruta e uma senha para o sorteio que iremos realizar”.

As verbas angariadas revertem para a Liga Portuguesa contra o cancro, sendo que, atualmente, “todos os doentes oncológicos de Évora, que comprovem dificuldades económicas, recebem gratuitamente os seus medicamentos, através de um protocolo que temos com uma farmácia da cidade”, referiu Eduarda Pécurto.

Caminhada do Grupo de Évora da Liga Portuguesa Contra o Cancro realiza-se amanhã. A concentração está marcada para as nove da manhã, na Praça do Giraldo.

CLDS 4G de Monforte promove ação “Corpo são, solidariedade em ação”

O CLDS Agir4GMonforte promove este sábado, dia 8, pelas 15 horas, na Piscina Municipal de Monforte a atividade “Corpo são, solidariedade em ação”.

Esta ação “assume uma vertente solidária, uma vez que as verbas angariadas revertem para a corporação dos bombeiros de Monforte”, de acordo com Carla Trindade, coordenadora do projeto.

A festa, intitulada color party, conta com um momento musical, com o lançamento de cores. Portanto, vai ser um momento de lazer que trará consigo uma ação de solidariedade para os bombeiros”.

Carla Trindade explica que os interessados em participar “adquirem um kit, no valor de cinco euros, que nós conseguimos fazer com o apoio dos patrocinadores e será essa verba que iremos entregar à corporação”.

Atividade “Corpo são, solidariedade em ação” conta com o patrocínio, entre outros, da câmara municipal e juntas de freguesia do concelho de Monforte.