João Crespo espera que este possa ser um natal de “esperança e paz”

Numa mensagem de “muita esperança e força”, dirigida à população de Arronches e dos ouvintes da Rádio Campo Maior, e lembrando o mau tempo que causou inúmeros estragos em vários concelhos da região, o presidente da Câmara de Arronches, João Crespo, assegura que este foi um “ano difícil”, devido também à pandemia, “que continua à assolar-nos, mas também às contingências que a guerra na Ucrânia nos provocou”.

Descrevendo 2022 como um ano difícil, tanto para as famílias,como para as autarquias, João Crespo lembra que os municípios “tiveram de se reinventar e criar mecanismos, para ajudar a população”.

Recordando também o dia 13 de dezembro, como um dia trágico para o Alto Alentejo, devido às cheias que “condicionaram muito a vida das pessoas”, o presidente dirige, a todos, neste natal, uma mensagem de “esperança e paz, neste mundo louco em que vivemos”, na esperança que 2023 seja “muito melhor” que 2022.

GNR alerta para cuidados a ter na estrada nas deslocações de Natal

A GNR está nas estradas, com a Operação Natal e Ano Novo, até dia 2 de janeiro, durante a qual procura intensificar o patrulhamento rodoviário nas vias de maior tráfego, de forma a garantir que as deslocações durante a época festiva decorrem em segurança, por todo o país.

Esperando-se sempre um aumento significativo do tráfego rodoviário, nesta altura do ano, segundo o comandante do Destacamento de Trânsito de Portalegre da GNR, capitão Diogo Vicente, com esta operação tenta-se, acima de tudo, “combater a sinistralidade rodoviária e regularizar o trânsito, apoiando os cidadãos na própria via”.

Durante estes dias, a Guarda está particularmente atenta aos comportamentos de risco nas estradas, como excesso de velocidade, manobras perigosas, utilização indevida do telemóvel, correta utilização do cinto de segurança e dos sistemas de retenção para crianças.

O capitão Diogo Vicente apresenta ainda alguns conselhos importantes às pessoas que, por estes dias, fazem longas viagens para o reencontro com a família: “fazer um planeamento cuidado das viagens, evitando períodos de maior tráfego se possível; descansar antes de sair de viagem; parar de, pelo menos, duas em duas horas ou sempre que sintas necessidade; adequar a velocidade às condições meteorológicas, ao estado da estrada e ao trânsito; evitar manobras perigosas ou que possam resultar em embaraços no trânsito; e adotar uma condução atenta, cautelosa e defensiva”.

O comandante aconselha uma condução “muito prudente, sobretudo à noite”, lembrando ainda que há várias estradas do distrito de Portalegre que sofreram estragos devido às cheias, “com muitos buracos”, sendo que algumas delas ainda se encontram, inclusive, encerradas ao trânsito: a Estrada Nacional (EN) 373, que liga Campo Maior a Elvas; a EN 243, que liga Monforte a Santa Eulália; a EN 243, que liga Monforte a Fronteira; e a EN 245, que liga Alter do Chão a Fronteira.

“Tenham cuidado convosco, tenham cuidado com as vossas famílias, para que tudo corra bem, para que não tenhamos números de sinistralidade a ocorrerem e para que todos possam passar um natal e uma passagem de ano juntos daqueles que mais gostam”, diz ainda o capitão.

Operação “Natal e Ano Novo” da GNR já regista sete vítimas mortais nas estradas

No âmbito da Operação “Natal e Ano Novo” a Guarda Nacional Republicana fiscalizou até às 7.30 horas deste domingo, 25 de dezembro, 22 858  condutores, dos quais, 189 conduziam com excesso de álcool e, destes, 94 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l. Foram ainda detidas 57 pessoas por conduzirem sem habilitação legal.

Das 4 806 contraordenações rodoviárias detetadas, destacam-se: 1 502 por excesso de velocidade; 362 por falta de inspeção periódica obrigatória; 175 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças; 102 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução; 132 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

Relativamente à sinistralidade rodoviária, a GNR registou 718 acidentes, dos quais há a registar 7 vítimas mortais, 11 feridos graves e 159 feridos leves.

Durante a operação, a GNR irá continuar a priorizar a fiscalização à condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas; excesso de velocidade; falta de inspeção periódica obrigatória; manobras perigosas; incorreta execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem; e utilização indevida do telemóvel.

Comandante dos Bombeiros de Campo Maior: que seja um Natal de “partilha e comunhão”

Numa mensagem de natal, direcionada à população de Campo Maior, o comandante da corporação de bombeiros da vila, Paulo Moreiras, espera que todos possam ter um excelente natal, “de partilha e comunhão”.

“Que todos os campomaiorenses tenham um excelente natal, junto daqueles que mais amam, porque esta é uma altura de união, de partilha e de comunhão com todos os nossos familiares e aqueles que nos são mais próximos”, diz Paulo Moreiras, em nome do quadro ativo e administrativo da corporação.

A mensagem de “fé e esperança” de José Sádio neste Natal

Apesar do momento que se vive ser preocupante, depois das cheias, no país, e da guerra, na Ucrânia, o presidente da Câmara de Estremoz, José Sádio, deixa, neste natal, uma mensagem “de fé e esperança” a todos.

“Bem sabemos que o momento e o contexto global, que já existia, são preocupantes. Estamos a assistir diariamente a uma guerra que nos despedaça o coração e na nossa região também vivemos um momento difícil e para várias famílias em particular”, comenta o autarca.

José Sádio espera que essas famílias, que acabaram por perder todos os seus bens, levados pelas cheias, consigam criar as condições para que se reúnam em torno do natal, para que “haja alegria, partilha, luz e esperança de que o próximo ano nos traga melhores notícias”.

Inácio Esperança convida à visita a Vila Viçosa neste Natal

O presidente da Câmara de Vila Viçosa, Inácio Esperança, deseja a todos os munícipes um feliz e santo natal, bem como a todos os residentes dos concelhos da região.

O autarca convida à visita de Vila Viçosa, nesta quadra festiva: “temos muitas coisas para visitar, muitos museus, muita história, muito património e uma boa gastronomia”.

“Apelo que passem, neste natal, pelo menos um dia em Vila Viçosa”, remata.

Rondão Almeida deseja a todos um Natal “em família, com alegria, saúde e união”

“Já é natal e as nossas ruas enfeitam-se e o ambiente que nos rodeia convida à partilha, à união e à partilha”, começa por dizer o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, numa mensagem destinada a todos os elvenses.

Lembrando que esta é “uma época em que reunimos a família e os amigos”, o autarca recorda também que é nesta altura em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo, “seja através das nossas ações, no nosso dia a dia ou nas nossas palavras”.

Após dois anos “de afastamento”, Rondão Almeida deixa uma mensagem de “paz, amor e solidariedade, em especial aos mais vulneráveis”.

A Câmara de Elvas, através das palavras do seu presidente, “deseja a todos os elvenses e a todos os visitantes que esta quadra festiva seja passada em família, com muita alegria, saúde e união”.

Madre Maria dos Anjos espera que esta possa ser uma “noite santa”

Fazendo votos de um “natal feliz”, a madre Maria dos Anjos, abadessa da Comunidade de Monjas Concepcionistas de Campo Maior, espera que esta possa também ser uma “noite santa”.

Esta noite, a madre espera que as famílias recordem “o nascimento, o grande mistério de Jesus, que vem até nós, que Deus Pai envia o seu Filho para nos salvar”.

Considerando bonita que esta seja a festa da família, a irmã espera que todos a possam celebrar “com toda a alegria”, mas sem esquecer “a presença espiritual”. “Que não seja só a comida e a bebida”, diz ainda.

“Tudo faremos para ajudar” quem viveu “infortúnio” das cheias, diz João Cirilo

Por ocasião deste natal, o presidente da Junta de Freguesia de Degolados, João Cirilo, deixa uma “mensagem de esperança”, a todos aqueles que, em Campo Maior, perderam os seus bens, nas cheias do passado dia 13.

“Que todos tenham a certeza que, quer os executivos das juntas de freguesia, quer o executivo da Câmara Municipal, tudo farão para ajudar essas pessoas. Logicamente que nada será igual como antes, mas tudo faremos para que as coisas, no futuro, sorriam um pouco a essas pessoas que tiveram esse infortúnio tão grande”, acrescenta.

Para todos os ouvintes da Rádio Campo Maior e os degoladenses, em especial, João Cirilo deseja um “feliz natal e um próspero ano novo”.