DECO exige ao Governo a criação de um Fundo de Catástrofe

A DECO tem vindo a exigir ao Governo a criação de um Fundo de Catástrofe, que proteja os consumidores na ocorrência de fenómenos climáticos extremos, como as ondas de calor e os incêndios, no verão, e as cheias, que recentemente afetaram fortemente distritos como os de Portalegre e Évora.

Ana Sofia Rosa, jurista na delegação do Alentejo da DECO, questiona-se quando é que o Governo pretende criar a este fundo, quando os consumidores, como aqueles que perderam quase todos os bens, nas inundações, se “encontram totalmente desprotegidos e a terem de suportar elevados prejuízos sozinhos”.

Os danos sofridos com as cheias são muito elevados, sendo, por isso, necessário, para quem os tem, acionar os seguros. Ana Sofia Rosa explica de que forma os consumidores devem proceder, nesse caso: “caso tenha contratado uma cobertura que o proteja contra as consequências de fenómenos naturais, como tempestades, inundações, aluimento de terras e demolição e remoção de escombros, reúna fotografias dos danos sofridos e contacte a sua seguradora dando conta do que aconteceu”.

“Tem dificuldade em interpretar a apólice e as condições contratuais? Já participou o sinistro e tarda em chegar a resposta da Companhia de Seguros? Contacte os serviços da DECO e o Gabinete de Apoio ao Consumidor vai analisar a situação que nos expôs e irá entrar em contacto consigo”, adianta a jurista.

A verdade é que a grande maioria dos consumidores pertence à franja da população que não tem seguro ou cobertura para estes casos relacionados com os fenómenos climáticos extremos, daí a necessidade da criação deste fundo exigido ao Governo pela DECO.

“A grande maioria de consumidores não subscreveu um seguro, seja porque desconhecia que podia fazê-lo, seja porque não tem capacidade económica para contratar mais esta cobertura”, assegura Ana Sofia Rosa. Ciente desta realidade, a DECO tem defendido, nos últimos anos, junto do Governo, “que reconheça a situação de fragilidade em que muitos consumidores e os seus bens se encontram face a fenómenos climáticos extremos, incluindo também os incêndios que destes decorram, e crie um Fundo de Catástrofe que proteja os cidadãos que sejam vítimas destes eventos”.

A edição desta semana da rubrica da DECO para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo:

Prova mundial de trail running pode ser em Portalegre

Portalegre pode vir a acolher uma prova mundial de trail running. A informação é avançada pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Portalegre, António Casa Nova.

Para além de lembrar que a região tem “propriedades propícias” à realização de grandes competições da modalidade, António Casa Nova revela que a autarquia esteve, recentemente, reunida com uma marca mundial, que esteve a fazer uma “breve prospecção” à Serra de São Mamede, com vista à organização dessa prova de âmbito mundial.

Sem desvendar muito sobre o assunto, António Casa Nova assegura que, a seu tempo, a marca em questão fará a divulgação desse “grande evento mundial” na capital de distrito.

O vice-presidente da Câmara de Portalegre lembra ainda que o trail running é uma modalidade que tem tido “um grande desenvolvimento” em todo o distrito, com provas em localidades como Portalegre, Elvas, Avis, Marvão, Castelo de Vide, Alter do Chão e Arronches, sendo que o Atletismo Clube de Portalegre já foi campeão nacional, estando, novamente, e depois da pandemia, “a desenvolver agora uma grande atividade”, a nível deste desporto.

De recordar que Portalegre conta com duas competições importantes, a nível nacional, no que diz respeito ao trail running: o Ultra Trail da Serra de São Mamede e os Trilhos dos Reis.

Barbacena canta aos Reis esta noite

O Grupo de Cantares Santos Rezes de Barbacena, no concelho de Elvas, vai, nesta noite de 5 de janeiro, cantar aos Reis, como manda a tradição.

Hugo Tiago, membro do grupo, refere que “este é um regresso sem restrições e em que o mais importante é manter a tradição. Infelizmente já perdemos alguns membros do grupo e, para que esta tradição não se perca, contamos já com jovens a participar”.

O cantar aos Reis, em Barbacena, tem início marcado para as 21 horas, na Praça do Pelourinho.

“Avatar – O Caminho da Água” sábado em Campo Maior

“Avatar – O Caminho da Água” é o filme em exibição no sábado, 7 de janeiro, no Centro Cultural de Campo Maior, pelas 21h30.

O filme de James Cameron, que conta com Sam Worthington, Zoe Saldaña e Sigourney Weaver nos principais papéis, é para maiores de 12 anos. Os bilhetes têm o custo de 3,5 euros (podem ser adquiridos aqui).

Sinopse: “decorre uma década após os acontecimentos do primeiro filme e conta a história da família Sully (Jake, Neytiri e os seus filhos), os seus problemas, as longas distâncias que vão percorrer para se manterem a salvo, as batalhas que lutam para se manterem vivos, e as tragédias que suportam”.

Ano Europeu das Competências em destaque no “Espaço Europa”

O Ano europeu das competências foi anunciado pela presidente da Comissão Europeia, em setembro de 2022 e surgiu de uma análise do que se tem passado na Europa nos últimos anos, em termos das competências dos seus cidadãos.

Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, explica que cada vez mais “a dimensão digital assume um papel principal no quotidiano, sendo objetivo que esta transição digital chegue a todos, de igual forma, dotando as pessoas para estas competência, não só para o trabalho, mas também para a sua vida pessoal”.

Alguns estudos que foram feitos a empresas revelam que “o número de adultos que fazem formação regular é de 37%, sendo objetivo da União Europeia chegar aos 60%”, adianta Ana Pereira, acrescentando que, mais de ¾ das empresas da União Europeia têm já dificuldades em encontrar trabalhadores com competências necessárias para área digital, e o número de adultos que fazem formação regular é muito baixo”.

 Ana Pereira acrescenta que “2023 servirá para, principalmente desenvolver diversas ações, como campanhas de sensibilização, angariação de parceiros para atividades específicas e candidaturas para financiamento, para que as intuições trabalhem nesta área da formação”.

O Ano Europeu das Competências é o tema em destaque, esta semana, no programa “Espaço Europa”, que pode ouvir no podcast abaixo:

Reis Magos chegam esta quinta-feira a Badajoz

Os Reis Magos chegam esta quinta-feira, dia 5, a Badajoz para o tradicional encontro com as crianças no passeio de San Francisco.

A chegada dos Reis Magos à estação ferroviária de Badajoz está marcada para as 15.30 horas. Por volta das 16.15 horas tem início o desfile que, este ano, conta com 29 grupos e 14 carros.

Arronches é exemplo nacional na área da educação

O concelho de Arronches, segundo os Anuários Estatísticos Regionais, publicados no passado dia 19 de dezembro, pelo Instituto Nacional de Estatística, foi, em 2021, um exemplo nacional na área da educação.

Arronches encontra-se, ex aequo, em primeiro lugar na tabela da Taxa de Retenção e Desistência no Ensino Básico com 0% e, igualmente, ex aequo, em primeiro lugar na Taxa de Transição/Conclusão no Ensino Secundário, sendo o único concelho do país que consegue conciliar o resultado máximo em ambas as categorias.

“Foi com enorme satisfação que a Câmara Municipal de Arronches teve conhecimento destes resultados, que evidenciam que a forte aposta da autarquia no apoio à educação se justifica plenamente, aproveitando o Município para felicitar o Agrupamento de Escolas de Arronches, quer a sua Direção, pessoal docente e pessoal não docente pelo excelente trabalho desenvolvido e, sobretudo, os alunos, eles que são os grandes responsáveis por este feito”, revela o Município de Arronches.

Balanço Natal e Ano Novo: mais acidentes, mais mortes e menos feridos

No período de Natal e do fim de ano, entre 19 de dezembro de 2022 e 2 de janeiro de 2023, registaram-se nas estradas de Portugal 22 vítimas mortais, mais 6 do que em igual período do ano passado.

No mesmo período, registaram-se 5.745 acidentes, mais 797 que no período homólogo, dos quais resultaram 81 feridos graves (menos 2 que no ano anterior) e 1.316 feridos leves (menos 62).

O aumento da sinistralidade no Natal e Ano Novo de 2022/2023, traduziu-se num crescimento, face ao período homólogo de 2021, no número de vítimas mortais de 22,3%, no número de acidentes de 16,1% e, numa diminuição de 3,9% no número de vítimas totais.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

As 22 vítimas mortais entre os dias 19 de dezembro de 2022 e 2 de janeiro de 2023 foram provenientes de 21 acidentes nos distritos de Porto (5), Lisboa (4), Faro (3), Aveiro (2), Setúbal (2), Beja (1), Coimbra (1), Leiria (1) e Santarém (1), e bem como nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, com uma vítima mortal em cada.

Nos restantes 9 distritos do país – Braga, Bragança, Castelo Branco, Évora, Guarda, Portalegre, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu o objetivo de zero mortos nas estradas portuguesas foi atingido.

Cerca de 68% das vítimas mortais ocorreram em arruamentos (9 Vítimas Mortais (VM), 41% do total) e estradas nacionais (6 VM, 27 % do total) e cerca de 32% ocorreram em autoestradas (3 VM, 14% do total), no Itinerário Complementar n. º2 (2 VM, 9% do total), e noutras outras vias (2 VM, 9% do total).

Nos acidentes com vítimas mortais, predominaram as colisões que originaram 11 vítimas mortais (cerca de 50% do total), envolvendo 22 veículos ligeiros, 1 motociclo e 2 trotinetas. Os acidentes por despiste, originaram 7 mortos (32% do total), por parte de 4 veículos ligeiros, 1 veículo pesado, 1 motociclo e 1 ciclomotor. As restantes 4 vítimas mortais (18% do total), foram originadas em acidentes com atropelamentos com 3 veículos ligeiros e 1 veículo pesado (de recolha de resíduos sólidos urbanos).

As 22 vítimas mortais, 19 do sexo masculino, tinham idades entre 20 e 86 anos.

Cerca 5,6 milhões de veículos fiscalizados

No período de 19 de dezembro de 2022 a 2 de janeiro de 2023, foram fiscalizados cerca de 5,6 milhões de veículos, quer presencialmente, pela Guarda Nacional Republicana (GNR) e pela Polícia de Segurança Pública (PSP), quer através de controlo por radar, pela GNR, pela PSP e pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

Do total dos veículos fiscalizados, foram registadas 51,4 mil infrações, distribuídas conforme quadro abaixo, resultando numa taxa de infração (n.º total de infrações/n.º total de veículos fiscalizados) de 0,92% (0,86% no período homólogo anterior).

Relativamente à velocidade, foram fiscalizados 5,4 milhões de veículos, dos quais 4,8 milhões pelo SINCRO – Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (89,3% do total), da responsabilidade da ANSR.

Dos veículos fiscalizados por radar de velocidade, 23,1 mil circulavam com excesso de velocidade, dos quais 9 mil foram detetados pelos radares da GNR e da PSP e 14 mil pelos da ANSR, resultando numa taxa de infração (n.º total de infrações/n.º total de veículos fiscalizados) de 0,43% (0,44% no período homólogo anterior).

No que diz respeito à condução sob o efeito do álcool, foram submetidos ao teste de pesquisa de álcool 114,7 mil condutores, tendo 1,6 mil apresentado uma taxa de alcoolemia superior à máxima permitida, do que resultou um total de 811 detenções. A taxa de infração (n.º total de infrações/n.º total de testes de pesquisa de álcool realizados) foi de 1,42%, abaixo da taxa verificada no período homólogo anterior (1,76%).

[/shc_shortcode]

Euromilhões com jackpot de 40 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, na sexta-feira, vai contar com um jackpot de 40 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem.

O segundo prémio, de 260 mil euros, saiu a dois apostadores no estrangeiro. Já o terceiro prémio, de 24 mil euros, contemplou cinco apostadores, um com boletim registado em Portugal.

A chave sorteada no concurso de ontem do Euromilhões é composta pelos números 20, 21, 29, 45 e 46 e pelas estrelas 3 e 10.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

Évora recebe novo Data Center da Saúde

O novo Data Center da Saúde, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência vai instalar-se em Évora após conversações entre a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), o parceiro estratégico no âmbito do digital DECSIS e a SPMS, EPE (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde).

Segundo informação na página de facebook da ADRAL, “Évora foi o local escolhido por reunir um conjunto de requisitos favoráveis, nomeadamente devido à proximidade de Lisboa e Espanha, por beneficiar de boas condições estruturais de abastecimento de energia e comunicações”.

O anúncio foi feito na passada semana, no debate “Um Data Center para a Saúde”, que decorreu em Évora, onde João Grilo, presidente da ADRAL, defendeu o “papel estruturante da Agência na captação de investimentos e na articulação de infraestruturas críticas de serviços coletivos onde se insere o digital” e demonstrou “satisfação” pela escolha do local ter recaído sobre Évora.

João Grilo lembrou também que a ADRAL tem a seu cargo a “definição da Agenda Digital do Alentejo, sublinhando os pilares Capacitação e competências, Modernização da Administração Pública no domínio da interoperabilidade, na transformação digital das empresas e no desenvolvimento de novas infraestruturas que promovam o acesso ao digital pelos cidadãos e empresas”.