Politécnico de Portalegre aposta na atração e fixação de talento

A partir do próximo ano letivo, o Politécnico de Politécnico vai atribuir novos apoios, com o objetivo de atrair e fixar jovens talentos. A par das bolsas concedidas no âmbito do programa Politécnico de Excelência, os novos incentivos têm como objetivo reconhecer o mérito académico.

Aos estudantes de licenciatura colocados pelo Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), que escolham o Politécnico de Portalegre em 1ª opção e que, em simultâneo, tenham nota de candidatura igual ou superior a 16 valores, será atribuída uma bolsa de estudos anual, no valor da propina e uma bolsa para alojamento em residência de estudantes do Politécnico de Portalegre.

Para promover a atração e fixação de talento dos estudantes da região, as medidas de apoio para os residentes no distrito de Portalegre são idênticas – a bolsa de estudos no valor da propina e a bolsa de alojamento – para os alunos que tenham nota de candidatura igual ou superior a 15 valores, e escolham o Politécnico de Portalegre, em 1ª opção, no Concurso Nacional de Acesso.
Desta forma, o Politécnico de Portalegre contribui diretamente para a atração e fixação de jovens e de talento, reforçando a capacidade de desenvolvimento da região, e garantindo aos estudantes a possibilidade de viver na plenitude a experiência do ensino superior, vivendo numa residência e encurtando a distância entre a casa e a academia.

O Politécnico tem vindo a apostar no reforço e melhoria da sua oferta de alojamento com o objetivo de proporcionar as melhores condições aos seus estudantes. No ano letivo de 2026/2027, após a conclusão das novas residências universitárias, o Politécnico passará a contar com um total de 760 camas.

Área de Lazer da Enxara novamente vandalizada. Grelhador foi roubado

A área de lazer da Nossa Senhora da Enxara voltou a ser vandalizada, tendo sido furtado, pela segunda vez, o equipamento de churrasco recentemente instalado pela Junta de Freguesia de São João Baptista. A autarquia local já manifestou uma enorme tristeza e profunda indignação perante este ato de desrespeito, que deixa o espaço comunitário completamente inoperacional e destrói o investimento público que tinha sido feito para melhorar o bem-estar e o convívio de toda a população.

Esta situação gerou um forte sentimento de frustração no executivo da junta, que lamenta que a maioria dos cidadãos cumpridores acabe prejudicada pelos comportamentos incompreensíveis de uma minoria. Apesar do profundo desânimo com este repetido episódio de destruição do património comum, a Junta de Freguesia assegura que continuará a trabalhar em prol da comunidade, deixando um apelo urgente ao sentido cívico e à colaboração de todos os habitantes para a preservação e vigilância dos espaços públicos.

Biblioteca Municipal de Arronches disponibiliza novo serviço

Reforçando a oferta de recursos digitais e promovendo o acesso à informação e à leitura em múltiplos formatos, a Biblioteca Municipal de Arronches, à semelhança de todos os espaços culturais que integram a Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alto Alentejo, disponibiliza um novo serviço que permitirá, através do acesso à plataforma digital PressReader, consultar milhares de jornais e revistas de todo o mundo, exatamente como nas edições em papel, mas com as vantagens acrescidas do formato digital.

O acesso à referida plataforma é gratuito e poderá ser efetuado através de uma aplicação móvel ou online, mediante a utilização das credenciais de utilizador da biblioteca, tendo de estar inscrito numa das bibliotecas da Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alto Alentejo e de solicitar o acesso junto dos serviços bibliotecários.

Entre as funcionalidades disponíveis destacam-se a pesquisa por conteúdos, a tradução de artigos e a possibilidade de personalização da experiência de leitura.

Para mais informações, os interessados poderão entrar em contacto com a Biblioteca Municipal de Arronches, presencialmente, através do endereço eletrónico biblioteca@cm-arronches.pt ou através do número de telefone 245 580 082.

“EntrePalcos” aproxima crianças de Campo Maior da obra de Sophia de Mello Breyner

O Grupo de Teatro do Município de Campo Maior, “EntrePalcos”, liderado por Ana Diabinho, voltou ao palco do Centro Cultural da vila esta quarta-feira, 24 de junho, para apresentar a peça “A Menina do Mar”.

O espetáculo, baseado no livro infantil homónimo de Sophia de Mello Breyner Andresen, foi, desta vez, dirigido às crianças do ensino pré-escolar e de 1.º ciclo do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro.

A peça retrata a amizade de duas meninas, uma da terra e outra do mar, que apesar de pertencerem a mundos diferentes, aprendem a importância da descoberta, da saudade e da amizade.

Tudo pronto para a grande festa da UNESCO: Elvas celebra 14 anos de reconhecimento mundial com espetáculo inédito

Elvas assinala, este sábado, 27 de junho, o 14.º aniversário da sua classificação como Património Mundial da UNESCO com um espetáculo multidisciplinar que promete transformar a Praça da República num grande palco ao ar livre.

A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Elvas, tem início marcado para as 22 horas e reúne música, pirotecnia sincronizada, bailado aéreo e coreografias suspensas numa homenagem ao património elvense.

A direção artística e musical do evento está a cargo do elvense Luís Zagalo, que destaca a dimensão e o carácter único da produção. “É um espetáculo plural e que envolve o contributo de muitas pessoas. É uma produção que tem 272 pessoas associadas, que, à semelhança de outras iniciativas congéneres que têm sido desenvolvidas, pretende ter muito mais para oferecer ao público, em particular ao público elvense, do que música”, afirma.

O espetáculo integra a participação de várias entidades da comunidade local e regional, entre as quais a Academia de Música de Elvas, o Centro Educativo Alice Nabeiro e a Orquestra Ibérica. Em palco estará ainda uma formação musical alargada, composta por diversos instrumentistas, incluindo piano, teclados, bateria, percussão, baixo, guitarras e saxofone.

Um dos momentos altos da noite será a atuação de João Pedro Pais, acompanhado por quatro cantores internacionais: os britânicos Joe Dickens, Beth Fisher e Mel Field, e a italiana Victoria Ferrario.

Segundo Luís Zagalo, trata-se de um espetáculo concebido exclusivamente para esta celebração e impossível de reproduzir noutro contexto. “Tudo isto está envolvido num conjunto de adereços que trazem a espetacularidade a que Elvas já nos habituou, com pirotecnia sincronizada, música, arranjos originais feitos propositadamente para este evento, com um formato exclusivo e personalizado e, portanto, que não é possível replicar fora deste contexto”, assegura.

O responsável sublinha ainda que o evento representa “a tentativa máxima de honrar a confiança” depositada pelo município e pela comunidade nos profissionais envolvidos, considerando que o resultado final será “bastante mais do que a soma das partes”.

A celebração pretende recordar a classificação atribuída pela UNESCO a 30 de junho de 2012, distinção que projetou internacionalmente a cidade e o seu conjunto fortificado. Catorze anos depois, Elvas continua a afirmar-se como uma referência cultural, turística e patrimonial, valorizando o seu património monumental e as suas tradições, num percurso que será agora assinalado com um espetáculo de grande dimensão e forte envolvimento comunitário.

Campo Maior prepara-se para um fim de semana de festa, música e apoio à Seleção

A Casa do Benfica de Campo Maior promove esta sexta-feira e sábado, dias 26 e 27 de junho, a primeira edição do WEEKEN1D, um novo evento que alia música, gastronomia e animação à transmissão dos jogos no Mundial de futebol, no Parque Desportivo da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação.

Com a iniciativa, a coletividade pretende reunir a comunidade campomaiorense num ambiente de convívio e celebração. “Vamos organizar aqui um evento diferente, numa época em que decorre o Mundial de Futebol, numa época em que não há clubes e em que somos todos por Portugal”, afirma o presidente da Casa do Benfica nº 1, Miguel Minas, apelando à participação dos campomaiorenses e de todos aqueles que se queiram juntar à festa.

O evento arranca esta sexta-feira, às 18 horas, com animação musical, que se prolonga pela noite, contando com as atuações de Filipe Florêncio e DJ Fua. Já no sábado sobem ao palco, a partir das 18 horas, Davila, o grupo “Melhor Eu Ir” e o DJ Pekedy. O ponto alto está reservado para sábado à noite, a partir das 00h30, com a transmissão, em ecrã gigante, do encontro entre Portugal e Colômbia, referente à última jornada da fase de grupos do Mundial.

“A ideia é um bocadinho juntarmos todos os campomaiorenses num sítio, num local bastante agradável, desfrutar um bocadinho destas temperaturas extremas desta época, ver o jogo ao ar livre, apoiar a nossa seleção e confraternizarmos todos”, refere Miguel Minas.

Além da vertente musical e desportiva, o WEEKEN1D contará com várias áreas destinadas às famílias, uma vez que o recinto terá uma zona de fast food e ainda uma kids zone com insufláveis para os mais novos.

As pulseiras para o evento estarão disponíveis em pré-venda até ao final do dia de hoje, 25 de junho, com um custo de quatro euros para sócios da Casa do Benfica e cinco para o público em geral. No decorrer do evento, a entrada tem um custo diário de cinco euros. O preço do bilhete para os dois dias sobe para oito. Miguel Minas sublinha que se tratam de “valores simbólicos” e que o objetivo é “tentar equilibrar as contas”, tendo em conta os custos associados à organização de um evento desta dimensão.

O presidente da coletividade deixa ainda um convite à população para participar nesta primeira edição do WEEKEN1D, sublinhando que “o mais importante é a amizade”: “que apareçam, porque vamos ter muita diversão, algumas surpresas e, no fundo, o objetivo é confraternizar e estarmos todos unidos a apoiar a seleção e a desfrutar a vida”.

Condenado a oito anos e meio de prisão por violência doméstica e violação em Campo Maior

O Tribunal de Portalegre condenou um homem de 35 anos na pena única de oito anos e seis meses de prisão pelos crimes de violência doméstica agravada, violação e detenção de arma proibida. A decisão foi divulgada esta quarta-feira pela Procuradoria da República da Comarca de Portalegre.

Segundo o tribunal, o arguido manteve uma relação com a vítima desde 2022 e chegou a viver com ela durante cerca de cinco meses, em Campo Maior, no ano de 2024. Ficou provado que, ao longo do relacionamento, agrediu física e verbalmente a mulher e obrigou-a à prática de relações sexuais não consentidas. Além da pena de prisão, o homem, que se encontra em prisão preventiva, foi ainda condenado a pagar uma indemnização de 10 mil euros à vítima por danos não patrimoniais.

Monforte homenageia Maestro Armando Reigota com atribuição de nome a largo da vila

O Município de Monforte vai homenagear publicamente o Maestro Armando Reigota, perpetuando o seu nome na toponímia local. A cerimónia oficial de descerramento da placa toponímica do agora denominado “Largo Maestro Armando Reigota” terá lugar no próximo dia 27 de junho de 2026, às 19h30.

O evento decorrerá no Antigo Largo do Espírito Santo, local escolhido para esta justa distinção que visa reconhecer e celebrar o contributo e o legado do maestro para a cultura e a comunidade.

A autarquia convida toda a população, a comunicação social e os amigos do homenageado a associarem-se a este momento oficial de partilha e reconhecimento público.

OMTL arranca em Elvas com centenas de jovens distribuídos por serviços e associações

Cerca de meio milhar de jovens vão estar integrados, durante duas semanas, nos serviços da Câmara Municipal de Elvas, das juntas de freguesia e associações do concelho, no âmbito do programa de Ocupação Municipal de Tempos Livres (OMTL) de curta duração, que funciona nos meses de julho, agosto e setembro.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida, e o vereador Sérgio Ventura marcaram presença na habitual receção aos jovens, que teve lugar esta quarta-feira, dia 24 de junho, no Auditório São Mateus.

Rondão Almeida lembrou aos jovens que esta é uma oportunidade para colocar em prática aprendizagens e tomar conhecimento com a realidade do mercado de trabalho, para além de receberem uma ajuda financeira para o efeito.

O programa destina-se a jovens residentes no concelho, com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos e pretende que estes tenham quatro horas diárias ocupadas, mediante a atribuição de uma bolsa.

Os jovens vão desempenhar funções socialmente úteis, num projeto que pretende incentivar os jovens a realizar atividades profissionais, de equipa, e que contribuam para a sociedade em que estão inseridos, potenciando as capacidades individuais.

Arcebispo de Évora preside missa campal das Festas em Honra de São Joãozinho em Campo Maior

As tradicionais Festas em Honra de São Joãozinho, que se iniciaram no passado sábado, 20 de junho, em Campo Maior, tiveram o seu ponto alto esta terça-feira, dia 23.

A tarde, na Ermida de São Joãozinho, começou com uma missa campal, presidida pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho, numa cerimónia que ficou marcada pela instituição de acólito de João Dias. Seguiu-se a procissão de São Joãozinho que percorreu o espaço circundante à Ermida.

A noite foi animada pelo Duo Jorge & Célia, com o leilão das fogaças a encerrar da melhor forma a noite de festa.

O executivo da Câmara Municipal de Campo Maior acompanhou de perto os vários momentos deste dia de festa e celebração.