Conferência este sábado na Casa da História Judaica de Elvas

No âmbito das comemorações do Dia Nacional dos Centros Históricos, a Casa da História Judaica, em Elvas, recebe a conferência “A Presença Judaica em Elvas”, este sábado, dia 23 de março, pelas 16 horas.

A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Elvas, conta com duas comunicações: “Quotidianos e sociabilidades judaicas na Elvas medieval”, por Beatriz Felício (CHAIA-Universidade de Évora), e “Vigiar a Fé num território de fronteira: a presença da Inquisição em Elvas (séculos XVI-XIX)”, por Bruno Lopes (CIDEHUS-Universidade de Évora).

Nesta conferência podem participar todos os interessados, bastando para o efeito estar no local e hora indicado.

Carlos Cunha Produções apresenta “O último Fecha a Porta” no Centro Cultural

A peça de teatro “O Último fecha a Porta”, da companhia Carlos Cunha Produções é apresentada esta noite de sábado, 23 de março, no Centro Cultural de Campo Maior, no âmbito da iniciativa Mês do Teatro, promovida pelo município.

Este espetáculo, garante a produtora e atriz Érica Mota, “conta a história de dois amigos de longa data que decidem fazer exames e um deles descobre que está a morrer”. Nessa altura” faz uma lista de desejos insólitos e a peça reside à volta disso e tem arrancado muitas gargalhadas ao público”.

Érica Mota revela que esta peça tem tido “uma ótima recetividade por parte por público”, demonstrando-se “muito feliz” por apresentar este espetáculo em Campo Maior.

“O último” fecha a porta”, que conta com os atores Carlos Cunha, Nuno Pires e Érica Mota é apresentado hoje, pelas 21.30 horas, no Centro Cultural de Campo Maior. Os bilhetes, com um custo de três de euros, podem ser adquiridos no Centro Cultural ou em ticketline.pt.

Alunos de Campo Maior plantam árvores e mini-horta em Dia Mundial da Árvore

De forma a assinalar o Dia Mundial da Árvore e da Floresta, que se celebrou a 21 de março, o Município de Campo Maior ao longo da semana promoveu a plantação de árvores, floreiras, espécies autóctones e uma mini-horta com a ajuda dos alunos das escolas do concelho.

Neste sentido, esta iniciativa pretendeu sensibilizar para a importância das árvores e o seu contributo para um ambiente mais sustentável.

O Programa de Sustentabilidade de Vinhos do Alentejo, implementado pela Adega Mayor, que está ligado à germinação e plantação de árvores autóctones, associou-se também ao evento, em colaboração com o Centro Educativo Alice Nabeiro, o Agrupamento de Escolas e o Município, disponibilizando 90 sobreiros que foram plantados nas escolas.

Quarta etapa da Volta ao Alentejo parte este sábado de Monforte

A aproximar-se do fim, a Volta ao Alentejo Crédito Agrícola, percorre este sábado, 23 de março, parte do Alto Alentejo, num percurso entre Monforte e Castelo de Vide.

O pelotão parte de Monforte, pelas 11h30, para um percurso de quase 148 quilómetros. Esta quarta etapa inclui três metas volantes, em Arronches, Portalegre e Castelo de Vide, e prémios de montanha em Cabeço de Moura, Serra de São Mamede, Marvão e Serra de São Paulo.

Acompanhe a “Alentejana” até amanhã, domingo, dia 24, na Rádio Campo Maior.

Comunidades Intermunicipais vão gerir 441 milhões de euros do Alentejo 2030

Com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, foi assinado na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) os contratos para o Desenvolvimento e Coesão Territorial, entre a Autoridade de Gestão do Alentejo 2030 e as Comunidades Intermunicipais do Alto Alentejo, Alentejo Central, Baixo Alentejo, Alentejo Litoral e Lezíria do Tejo.

António Ceia da Silva, presidente da Comissão Diretiva da Autoridade de Gestão do Alentejo 2030, referiu, no decorrer da cerimónia, que “a assinatura dos contratos de Desenvolvimento e Coesão Territorial representa um compromisso renovado e reforçado com o futuro da nossa região”, adiantando que “o Alentejo é uma terra de riqueza inestimável, com uma história e uma identidade cultural profundamente enraizadas”, mas que no entanto enfrenta “desafios significativos, desde a desertificação de determinadas áreas rurais, à prevalência e acentuar de uma pirâmide etária invertida, até às disparidades socioeconómicas que persistem em algumas das nossas comunidades”.

Ceia da Silva destacou ainda que os contratos assinados “representam uma parceria sólida entre o Ministério da Coesão Territorial, a Autoridade de Gestão e as Comunidades Intermunicipais, mas também as autarquias e demais agentes locais, com o objetivo comum de impulsionar o progresso e o bem-estar em todo o Alentejo”, refletindo, segundo o presidente da Autoridade de Gestão do Alentejo 2030, “um intenso processo de negociação e articulação entre a autoridade de gestão e as comunidades intermunicipais. Este processo envolveu um diálogo contínuo e colaborativo, no qual se procuraram encontrar soluções que atendessem aos interesses e necessidades de todas as partes envolvidas”.

“Ao assinarmos estes contratos, comprometemo-nos a implementar medidas concretas e estratégias inovadoras para enfrentarmos os desafios que enfrentamos. Desde a promoção do empreendedorismo e da criação de emprego até à preservação do nosso património natural e cultural, cada ação delineada nestes contratos é um passo em direção a um Alentejo mais próspero e mais sustentável”, disse ainda Ceia da Silva.

Este conjunto de contratos representa a maior dotação de sempre para a região. Refira-se que o valor da dotação prevista para os Investimentos Territoriais Integrados das Comunidades Intermunicipais: 440,9 milhões de euros, sendo 415,1 milhões de euros FEDER e 25,8 milhões de euros FSE, que representam segundo António Ceia da Silva” um marco significativo no nosso compromisso com o desenvolvimento e a coesão territorial. Esta é a maior verba alguma vez atribuída às Comunidades Intermunicipais, correspondendo a cerca de 40% da totalidade da dotação financeira do Programa Alentejo 2030”.

Depois de assinados os contratos entre a autoridade de gestão do Alentejo 2030 e os presidentes das CIM’s, Hugo Hilário (CIMAA), Carlos Pinto de Sá (CIMAC), António Bota (CIMBAL), Vitor Proença (CIMAL) e Pedro Ribeiro (CIMLT), a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, num discurso carregado de emoção, agradeceu aos autarcas todo o trabalho realizado destacando que o futuro passa por uma cada vez maior descentralização de competências, levando a que as decisões sejam cada vez mais tomadas em proximidade com as populações.

Segundo prémio do Euromilhões sai em Portugal

O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot, no valor de 39 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, sexta-feira, 22 de março, na chave sorteada.

Para Portugal veio um segundo prémio, no valor de 54 mil euros, num total de 12 contemplados.

O terceiro prémio, de 5.400 euros, contemplou 28 apostadores, três deles com aposta registada em território nacional.

Já o quarto prémio, de 1.275 euros, saiu a 37 apostadores, dois deles em Portugal.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 08 – 11 – 23 – 32 – 44 e pelas estrelas 09 e 10.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

Secundária de Campo Maior promoveu 3º Mundialito de Futebol de 5

O III Mundialito de Futebol de 5 decorreu esta sexta-feira, 22 de março, no Pavilhão da Escola Secundária de Campo Maior.

No pontapé de saída da iniciativa marcou presença a vereadora São Silveirinha e o Diretor do Agrupamento de Escolas, Jaime Carmona.

Esta iniciativa, organizada pelos professores de Educação Física e pela Equipa de Projetos do Agrupamento de Escolas, contou com dez equipas de alunos.

Congresso das Açordas de Portel até 7 de abril com novo formato

Portel acolhe mais uma edição do Congresso das Açordas, entre esta sexta-feira, dia 22 de março e o dia 7 de abril. A iniciativa este ano assume-se como uma quinzena gastronómica.

Quem quiser degustar as maravilhosas açordas, consideradas um ex-líbris do concelho terá de se deslocar aos restaurantes aderentes.

Segundo José Manuel Grilo, presidente da Câmara de Portel “como havia dificuldade em que todos os restaurantes estivessem presentes na habitual tenda, este ano alterou-se o formato”.

Apesar desta alteração do formato do evento, “as iniciativas culturais vão continuar a marcar presença durante este período, como é o caso do Cante Alentejano que pode ser ouvido nos diversos restaurantes aderentes”, acrescenta o edil.

O autarca espera que o evento seja um novo impulso ao setor turístico, à economia local e à restauração.

A quinzena gastronómica de Portel, culmina com uma açorda no parque para toda a população e um espetáculo musical com Miguel Azevedo no Parque da Matriz, no último dia, 7 de abril.

A programação completa e os restaurantes aderentes que pode conhecer AQUI.

Daniel Babor vence terceira etapa da Alentejana e Iuri Leitão veste camisola Amarela

Iuri Leitão

Daniel Babor, da Caja Rural– Seguros RGA, é o vencedor da terceira etapa da Volta ao Alentejo, que uniu esta sexta-feira, 22 de março, Mourão a Reguengos de Monsaraz, numa distância de 168 quilómetros.

Iuri Leitão, também da Caja Rural– Seguros RGA, ficou em segundo lugar, no entanto é o novo camisola amarela. Já Cade Bickmore, da Project Echelon Racing, foi otreceiro classificado nesta etapa.

Amanhã, sábado, dia 23 de março, na quarta etapa da Alentejana, o pelotão parte de Monforte, pelas 11h30, para um percurso de quase 148 quilómetros. Esta quarta etapa inclui três metas volantes, em Arronches, Portalegre e Castelo de Vide, e prémios de montanha em Cabeço de Moura, Serra de São Mamede, Marvão e Serra de São Paulo.

Corrida e Caminhada de Ramos no domingo em Fronteira

Fronteira será palco, na manhã de domingo, 24 de março, de mais uma Corrida e Caminhada de Ramos.

Trata-se de uma iniciativa desportiva organizada pela Junta de Freguesia de Fronteira, com a colaboração técnica da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre.

Numa extensão de cerca de seis quilómetros, a prova, revela o presidente da Junta, António Luís Palrão, que tem como padrinho o atleta Paulo Guerra, contou já, no passado, com a participação de Aurora Cunha.

“A partida efetua-se da zona desportiva Cândido de Oliveira, junto ao Pavilhão Municipal de Fronteira, e o trajeto não é muito complicado, também para incentivar a participação de pessoas de várias idades”, explica ainda o presidente da junta.

A caminhada, no domingo, tem início pelas 9h55, começando as provas de corrida cinco minutos depois.