A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) assinalou, na passada quinta-feira, 18 de abril, os 50 anos do 25 de abril de 1974, através de uma simbólica homenagem aos eleitos para as Câmaras e Assembleias Municipais do distrito de Portalegre, nas primeiras eleições autárquicas pós-revolução. Na sua terra natal, Castelo de Vide, o tributo estendeu-se a uma das personalidades mais importantes da “Revolução dos Cravos”: Fernando José Salgueiro Maia, tendo sido depositada pelos presentes uma coroa de flores, junto ao busto deste ilustre castelovidense.
A comitiva, liderada por Albano Silva, Presidente da Assembleia Intermunicipal da CIMAA, Hugo Hilário, Presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAA e António Pita, Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, composta ainda pelos deputados intermunicipais, autarcas do Alto Alentejo e homenageados, teve ainda a oportunidade de realizar uma visita guiada à Casa da Cidadania Salgueiro Maia, localizada num local idílico do Alto Alentejo.
Após a visita, o auditório deste espaço museológico acolheu uma sessão de tributo ao poder local. Arménio do Pina Morais Almeida (AM de Nisa), António do Rosário Moura Rosa (AM de Gavião), Fernando Emílio Silva Soares (CM de Portalegre) e António José Falé Canoa (CM de Monforte), alguns dos autarcas que iniciaram este percurso democrático nas edilidades locais, foram homenageados através da entrega de “Jarras da Liberdade”, manufaturadas na conceituada Cerâmica da Torre do Sino, bem como o livro “25 de abril de 1974, quinta-feira”, do fotojornalista Alfredo Cunha.
O sentimento de gratidão de todos os presentes para com os homenageados, em virtude do serviço prestado à causa pública, levou os ex-autarcas a refletir sobre os desafios que encontraram no processo de transição que o país atravessava, mas também sobre os colegas autarcas – muitos já não se encontram entre nós – que deram o seu imprescindível contributo a cada um dos 15 concelhos do Alto Alentejo, bem como a este território como um todo.
Neste dia em que se celebrou a democracia, a comemoração terminou com a primeira Assembleia Intermunicipal da CIMAA deste ano, que se realizou no Convento de São Francisco, em Castelo de Vide.


Uma Formação Simplex Urbanístico decorreu esta manhã de segunda-feira, dia 22 de abril, nos Paços do Concelho de Campo Maior.
Celebra-se hoje, dia 22 de abril, o Dia Mundial da Terra, que foi instituído em 2009, em Assembleia-geral das Nações Unidas.
“Liberdade” é o nome da peça de teatro que a Associação Juvenil Arkus está a apresentar às cerca de mil crianças do ensino pré-escolar e 1º ciclo do concelho de Elvas, com o objetivo de lhes explicar a importância do 25 de Abril.
O União Futebol de Degolados (UFD) promoveu no passado sábado, 20 de abril, na sua sede, o I Torneio de Jogo do Burro, que contou com a participação de mais de 20 pessoas.
O poeta campomaiorense Fernando Fitas apresentou em Campo Maior, no passado sábado, 20 de abril, o seu mais recente trabalho: “Levar às Mãos o Lume”.
A Orquestra Ligeira do Exército (OLE) apresentou-se em concerto, na noite de sexta-feira, 19 de abril, em Campo Maior, num espetáculo integrado nas comemorações do 50.º Aniversário do 25 de abril de 1974.
Cerca de 300 crianças de Campo Maior participam, amanhã, terça-feira, dia 23 de abril, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, num encontro infantil de atletismo, pelas 10 horas, a ter lugar no Estádio Capitão César Correia.
O III Marrocos Palmo-a-Palmo 2024 – Destinos Delta Q teve o seu arranque oficial na passada sexta-feira, 19 de abril, no Jardim Municipal de Campo Maior.
Foi prorrogado, por mais um ano, o prazo para conclusão do procedimento de classificação de âmbito nacional do Megalitismo Alentejano, informa a Direção-Geral de Cultura do Alentejo.